Vivências do ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Luiza Carneiro Mareti
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/23977
Resumo: Este trabalho buscou descrever e analisar o ensino remoto emergencial na Universidade Federal Fluminense do ponto de vista de três papéis sociais vividos pela autora durante o primeiro semestre letivo de 2020. Dessa forma, foi feita uma breve apresentação das mudanças institucionais necessárias à realização do Ensino Remoto e das iniciativas de treinamento tanto de alunos quanto de professores para uso das plataformas adotadas. Em seguida, são apresentadas e discutidas: as iniciativas de desenvolvimento docente para o ensino remoto empreendidas pelo Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC/PROGRAD) quando a autora atuou como gestora; as atividades desenvolvidas na disciplina de Economia Rural, para o curso de Medicina Veterinária quando a autora atuou como docente e; as atividades desenvolvidas enquanto discente de três disciplinas do curso de ciências sociais. Essas três vivências são analisadas focando-se em três itens do design didático de cada um delas: gestão do tempo, curadoria de conteúdos e avaliação. Ficou claro que algumas dificuldades que existiam no ensino presencial foram mantidas e outras facilitadas no ensino remoto emergencial e que, havia uma necessidade de acolhimento e escuta tanto dos discentes quanto dos docentes. Finalmente, a vivência nesses três papéis sociais, permitiu à autora abarcar, parcialmente, a complexidade do momento e revelar as possibilidades que a prática docente e o desenvolvimento docente no Ensino Remoto Emergencial possibilitam para as atividades presenciais no pós-pandemia.
id UFF-2_ee018cff84bf91a52846bdbbfbdf0602
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23977
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Vivências do ensino remoto emergencialEnsino remoto emergencialEducação onlineDesenvolvimento docenteEnsino superiorEnsino a distânciaPandemiaUniversidade Federal FluminenseEnsino superiorPrática de ensinoEmergency remote teachingOnline educationFaculty professional developmentHigher educationEste trabalho buscou descrever e analisar o ensino remoto emergencial na Universidade Federal Fluminense do ponto de vista de três papéis sociais vividos pela autora durante o primeiro semestre letivo de 2020. Dessa forma, foi feita uma breve apresentação das mudanças institucionais necessárias à realização do Ensino Remoto e das iniciativas de treinamento tanto de alunos quanto de professores para uso das plataformas adotadas. Em seguida, são apresentadas e discutidas: as iniciativas de desenvolvimento docente para o ensino remoto empreendidas pelo Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC/PROGRAD) quando a autora atuou como gestora; as atividades desenvolvidas na disciplina de Economia Rural, para o curso de Medicina Veterinária quando a autora atuou como docente e; as atividades desenvolvidas enquanto discente de três disciplinas do curso de ciências sociais. Essas três vivências são analisadas focando-se em três itens do design didático de cada um delas: gestão do tempo, curadoria de conteúdos e avaliação. Ficou claro que algumas dificuldades que existiam no ensino presencial foram mantidas e outras facilitadas no ensino remoto emergencial e que, havia uma necessidade de acolhimento e escuta tanto dos discentes quanto dos docentes. Finalmente, a vivência nesses três papéis sociais, permitiu à autora abarcar, parcialmente, a complexidade do momento e revelar as possibilidades que a prática docente e o desenvolvimento docente no Ensino Remoto Emergencial possibilitam para as atividades presenciais no pós-pandemia.This work aimed to describe and analyze emergency remote teaching at Universidade Federal Fluminense from the point of view of three social roles experienced by the author during the 2020 first semester. Brief presentations of the institutional changes to allow remote teaching and training initiatives for both students and teachers were made. Then, were presented and discussed: faculty development initiatives for remote teaching undertaken by Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC / PROGRAD) when the author acted as institutional manager; the activities developed for Rural Economics course, for the Veterinary Medicine undergraduation when the author acted as a teacher and; the activities developed as a student of three subjects in social sciences undergraduation. These three experiences were analyzed focusing on three items of instructional design: time management, content selection and evaluation. It was clear that some difficulties that existed in face-to-face teaching were maintained and others reduced in remote emergency teaching and that there was a need to care and listen to both students and teachers. Finally, the experience in these three social roles, allowed the author to partially embrace the complexity of the moment and reveal the possibilities that teaching practice and faculty development in Emergency Remote teaching made possible for face-to-face activities in the post-pandemic period.Universidade Federal FluminenseNiteróiSilva, Marcia Maria eFortuna, Denizart da SilvaCarnut, LeonardoValente, Luiza Carneiro Mareti2021-12-19T11:58:16Z2021-12-19T11:58:16Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/23977Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-19T11:58:20Zoai:app.uff.br:1/23977Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-19T11:58:20Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências do ensino remoto emergencial
title Vivências do ensino remoto emergencial
spellingShingle Vivências do ensino remoto emergencial
Valente, Luiza Carneiro Mareti
Ensino remoto emergencial
Educação online
Desenvolvimento docente
Ensino superior
Ensino a distância
Pandemia
Universidade Federal Fluminense
Ensino superior
Prática de ensino
Emergency remote teaching
Online education
Faculty professional development
Higher education
title_short Vivências do ensino remoto emergencial
title_full Vivências do ensino remoto emergencial
title_fullStr Vivências do ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed Vivências do ensino remoto emergencial
title_sort Vivências do ensino remoto emergencial
author Valente, Luiza Carneiro Mareti
author_facet Valente, Luiza Carneiro Mareti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcia Maria e
Fortuna, Denizart da Silva
Carnut, Leonardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Luiza Carneiro Mareti
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto emergencial
Educação online
Desenvolvimento docente
Ensino superior
Ensino a distância
Pandemia
Universidade Federal Fluminense
Ensino superior
Prática de ensino
Emergency remote teaching
Online education
Faculty professional development
Higher education
topic Ensino remoto emergencial
Educação online
Desenvolvimento docente
Ensino superior
Ensino a distância
Pandemia
Universidade Federal Fluminense
Ensino superior
Prática de ensino
Emergency remote teaching
Online education
Faculty professional development
Higher education
description Este trabalho buscou descrever e analisar o ensino remoto emergencial na Universidade Federal Fluminense do ponto de vista de três papéis sociais vividos pela autora durante o primeiro semestre letivo de 2020. Dessa forma, foi feita uma breve apresentação das mudanças institucionais necessárias à realização do Ensino Remoto e das iniciativas de treinamento tanto de alunos quanto de professores para uso das plataformas adotadas. Em seguida, são apresentadas e discutidas: as iniciativas de desenvolvimento docente para o ensino remoto empreendidas pelo Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC/PROGRAD) quando a autora atuou como gestora; as atividades desenvolvidas na disciplina de Economia Rural, para o curso de Medicina Veterinária quando a autora atuou como docente e; as atividades desenvolvidas enquanto discente de três disciplinas do curso de ciências sociais. Essas três vivências são analisadas focando-se em três itens do design didático de cada um delas: gestão do tempo, curadoria de conteúdos e avaliação. Ficou claro que algumas dificuldades que existiam no ensino presencial foram mantidas e outras facilitadas no ensino remoto emergencial e que, havia uma necessidade de acolhimento e escuta tanto dos discentes quanto dos docentes. Finalmente, a vivência nesses três papéis sociais, permitiu à autora abarcar, parcialmente, a complexidade do momento e revelar as possibilidades que a prática docente e o desenvolvimento docente no Ensino Remoto Emergencial possibilitam para as atividades presenciais no pós-pandemia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-19T11:58:16Z
2021-12-19T11:58:16Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/23977
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/23977
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135472438247424