Vivências do ensino remoto emergencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/23977 |
Resumo: | Este trabalho buscou descrever e analisar o ensino remoto emergencial na Universidade Federal Fluminense do ponto de vista de três papéis sociais vividos pela autora durante o primeiro semestre letivo de 2020. Dessa forma, foi feita uma breve apresentação das mudanças institucionais necessárias à realização do Ensino Remoto e das iniciativas de treinamento tanto de alunos quanto de professores para uso das plataformas adotadas. Em seguida, são apresentadas e discutidas: as iniciativas de desenvolvimento docente para o ensino remoto empreendidas pelo Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC/PROGRAD) quando a autora atuou como gestora; as atividades desenvolvidas na disciplina de Economia Rural, para o curso de Medicina Veterinária quando a autora atuou como docente e; as atividades desenvolvidas enquanto discente de três disciplinas do curso de ciências sociais. Essas três vivências são analisadas focando-se em três itens do design didático de cada um delas: gestão do tempo, curadoria de conteúdos e avaliação. Ficou claro que algumas dificuldades que existiam no ensino presencial foram mantidas e outras facilitadas no ensino remoto emergencial e que, havia uma necessidade de acolhimento e escuta tanto dos discentes quanto dos docentes. Finalmente, a vivência nesses três papéis sociais, permitiu à autora abarcar, parcialmente, a complexidade do momento e revelar as possibilidades que a prática docente e o desenvolvimento docente no Ensino Remoto Emergencial possibilitam para as atividades presenciais no pós-pandemia. |
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