Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bruna Lugatti de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30683
Resumo: O presente estudo está ancorado na Linha de Pesquisa História, Política e Contato Linguístico, do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Neste trabalho, investiga-se o ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) para alunos da terceira idade a partir da análise da representação (Moscovici, 2015) do idoso nos manuais de FLE Alter Ego + e Défi. Para tanto, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa e o referencial teórico baseia-se em estudos da Linguística Aplicada, área que se destaca por sua transdisciplinaridade (Moita Lopes, 1988; Celani, 2013; Kleiman, 2013). A didática das línguas e seus estudos sobre a formação do professor e as diferentes abordagens também se fazem presentes a partir das contribuições de Leffa (1988), Puren (2012) e Almeida Filho (2015). Os resultados deste estudo revelam que os manuais de ensino de francês analisados apontam entre si mudanças significativas no que diz respeito à presença da figura idosa, entretanto, os aspectos estruturais e os recursos disponíveis não acompanham tais mudanças, não privilegiando, em muitos aspectos, os alunos da terceira idade.
id UFF-2_f3499be2cb27de76692f66d7153a2d85
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30683
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLEEnsino de línguas estrangeirasTerceira idadeFLEMaterial didáticoEnsino de língua estrangeiraIdosoMaterial didáticoTeaching foreing languageElderlyFrench as a foreign languageManualO presente estudo está ancorado na Linha de Pesquisa História, Política e Contato Linguístico, do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Neste trabalho, investiga-se o ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) para alunos da terceira idade a partir da análise da representação (Moscovici, 2015) do idoso nos manuais de FLE Alter Ego + e Défi. Para tanto, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa e o referencial teórico baseia-se em estudos da Linguística Aplicada, área que se destaca por sua transdisciplinaridade (Moita Lopes, 1988; Celani, 2013; Kleiman, 2013). A didática das línguas e seus estudos sobre a formação do professor e as diferentes abordagens também se fazem presentes a partir das contribuições de Leffa (1988), Puren (2012) e Almeida Filho (2015). Os resultados deste estudo revelam que os manuais de ensino de francês analisados apontam entre si mudanças significativas no que diz respeito à presença da figura idosa, entretanto, os aspectos estruturais e os recursos disponíveis não acompanham tais mudanças, não privilegiando, em muitos aspectos, os alunos da terceira idade.The present study is anchored in the recherch line History, Politics and Language Contact in language studies postgraduate program from Universidade Federal Fluminense of Institute of Letters. In this research, we investigate the teaching of French as a foreign language for seniors from the analysis of the representation (Moscovici, 2015) of the elderly in the manuals AlterEgo and Défi. For this, the methodology chosen is of a qualitative nature and the theoretical framework is based in the studies of Applied Linguistics, an area that stands out for this transdisciplinary nature (Moita Lopes, 1988; Celani, 2013; Kleiman, 2013). Language didactics and its studies on teacher education and the different approaches are also present from the contributions of Leffa (1988), Puren (2012) and Almeida Filho (2015). The results of this study show that the French teaching manuals analysed point to significant changes among themselves with regard to the presence of the elderly figure, however, the structural aspects and available resources do not accompany such changes, not privileging, in the many aspects, the seniors students.78 p.Pereira, Telma Cristina de Almeida SilvaGalli, Joice ArmaniSouza, Marina Mello de Menezes Felix deSouza, Bruna Lugatti de2023-10-02T14:02:04Z2023-10-02T14:02:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Bruna Lugatti de. Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30683CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-02T14:02:08Zoai:app.uff.br:1/30683Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:42.325102Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE
title Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE
spellingShingle Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE
Souza, Bruna Lugatti de
Ensino de línguas estrangeiras
Terceira idade
FLE
Material didático
Ensino de língua estrangeira
Idoso
Material didático
Teaching foreing language
Elderly
French as a foreign language
Manual
title_short Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE
title_full Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE
title_fullStr Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE
title_full_unstemmed Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE
title_sort Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE
author Souza, Bruna Lugatti de
author_facet Souza, Bruna Lugatti de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
Galli, Joice Armani
Souza, Marina Mello de Menezes Felix de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Bruna Lugatti de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas estrangeiras
Terceira idade
FLE
Material didático
Ensino de língua estrangeira
Idoso
Material didático
Teaching foreing language
Elderly
French as a foreign language
Manual
topic Ensino de línguas estrangeiras
Terceira idade
FLE
Material didático
Ensino de língua estrangeira
Idoso
Material didático
Teaching foreing language
Elderly
French as a foreign language
Manual
description O presente estudo está ancorado na Linha de Pesquisa História, Política e Contato Linguístico, do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Neste trabalho, investiga-se o ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) para alunos da terceira idade a partir da análise da representação (Moscovici, 2015) do idoso nos manuais de FLE Alter Ego + e Défi. Para tanto, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa e o referencial teórico baseia-se em estudos da Linguística Aplicada, área que se destaca por sua transdisciplinaridade (Moita Lopes, 1988; Celani, 2013; Kleiman, 2013). A didática das línguas e seus estudos sobre a formação do professor e as diferentes abordagens também se fazem presentes a partir das contribuições de Leffa (1988), Puren (2012) e Almeida Filho (2015). Os resultados deste estudo revelam que os manuais de ensino de francês analisados apontam entre si mudanças significativas no que diz respeito à presença da figura idosa, entretanto, os aspectos estruturais e os recursos disponíveis não acompanham tais mudanças, não privilegiando, em muitos aspectos, os alunos da terceira idade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-02T14:02:04Z
2023-10-02T14:02:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Bruna Lugatti de. Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30683
identifier_str_mv SOUZA, Bruna Lugatti de. Língua estrangeira para a terceira idade: uma reflexão sobre os manuais de ensino de FLE. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823719451983872