Previsão de demanda para produtos livres de venda de uma empresa do setor da beleza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24693 |
Resumo: | A previsão de demanda é um processo estratégico chave do Ciclo S&OP (Planejamento de Vendas e Operações), permitindo o alinhamento entre a estratégia do negócio e a capacidade operacional da cadeia de suprimentos de uma organização. Para sua execução, torna-se necessário estudo quantitativo para entendimento dos melhores métodos de previsão para produtos com diferentes características. Neste sentido, o presente estudo possui o objetivo de determinar os melhores métodos de previsão de demanda para a categoria de produtos livres de venda de uma empresa que atua no setor de Beleza no Brasil. Para isso, foi feita a avaliação sobre os diferentes produtos que compõe esta categoria junto ao entendimento sobre as particularidades de previsão que deveriam ser consideradas em cada produto através da análise de séries históricas mensais. A escolha dos produtos estudados se deu pela relevância para o negócio e representatividade destes dentro da empresa estudada, sendo escolhido um testador e três amostras para o estudo em questão. Foram testados diferentes modelos de previsão de demanda, avaliados através do critério de erro nas previsões para as séries históricas estudadas. Para a subcategoria dos testadores (provadores), foi evidenciada a necessidade de existência de um modelo causal, obtido através da previsão de vendas do produto final associado a ele, sendo o modelo mais adequado a aplicação de uma regressão linear múltipla. Em contrapartida, para a subcategoria das amostras, os modelos que encontraram melhores resultados dentre todos os testados foram aqueles que continham sazonalidade em sua aplicação, sendo estes o SARIMA e o modelo de Holt-Winters. A aplicação dos modelos permitiu entender o funcionamento das metodologias de previsão de demanda para cada uma das categorias de produtos estudadas, assim como os resultados obtidos para definição dos melhores modelos. |
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Previsão de demanda para produtos livres de venda de uma empresa do setor da belezaPrevisão de DemandaPlanejamento de Venda e OperaçõesCadeia de SuprimentosProdutos Livre de VendaPrevisão de DemandaCadeia de suprimentoEngenharia de produçãoDemand ForecastingSales and Operation PlanningSupply ChainFree SampleA previsão de demanda é um processo estratégico chave do Ciclo S&OP (Planejamento de Vendas e Operações), permitindo o alinhamento entre a estratégia do negócio e a capacidade operacional da cadeia de suprimentos de uma organização. Para sua execução, torna-se necessário estudo quantitativo para entendimento dos melhores métodos de previsão para produtos com diferentes características. Neste sentido, o presente estudo possui o objetivo de determinar os melhores métodos de previsão de demanda para a categoria de produtos livres de venda de uma empresa que atua no setor de Beleza no Brasil. Para isso, foi feita a avaliação sobre os diferentes produtos que compõe esta categoria junto ao entendimento sobre as particularidades de previsão que deveriam ser consideradas em cada produto através da análise de séries históricas mensais. A escolha dos produtos estudados se deu pela relevância para o negócio e representatividade destes dentro da empresa estudada, sendo escolhido um testador e três amostras para o estudo em questão. Foram testados diferentes modelos de previsão de demanda, avaliados através do critério de erro nas previsões para as séries históricas estudadas. Para a subcategoria dos testadores (provadores), foi evidenciada a necessidade de existência de um modelo causal, obtido através da previsão de vendas do produto final associado a ele, sendo o modelo mais adequado a aplicação de uma regressão linear múltipla. Em contrapartida, para a subcategoria das amostras, os modelos que encontraram melhores resultados dentre todos os testados foram aqueles que continham sazonalidade em sua aplicação, sendo estes o SARIMA e o modelo de Holt-Winters. A aplicação dos modelos permitiu entender o funcionamento das metodologias de previsão de demanda para cada uma das categorias de produtos estudadas, assim como os resultados obtidos para definição dos melhores modelos.Demand forecasting is a key strategic process of the S&OP Cycle, allowing the alignment between business strategy and the operational capability of an organization's supply chain. For its execution, a quantitative study is necessary to understand the best forecasting methods for products with different characteristics. In this matter, the main objective of the presente study is to define the best demand forecasting methods for the category of free sampling products of a Beauty company that operates in Brazil. For this, an evaluation of the different products that compose this category was made, as well as the understanding of the forecast particularities that should be considered in each product through the analysis of monthly historical series. The choice of the products studied was due to their relevance to the business and their representativeness within the company studied, being chosen a tester and three samples for the study in question. Different models of demand forecast were tested, and were evaluated through the criterion of error in the forecasts for the historical series studied. For the subcategory of testers, the need for a causal model was evidenced, so the demand was obtained through the sales forecast of the final product associated with it, the most appropriate model being the application of a multiple linear regression. On the other hand, for the subcategory of samples, the models that found better results among all those tested were those that contained seasonality factors in their application, being SARIMA and the Holt-Winters model the best ones. The application of the models allows the understanding of how each demand forecasting metodology works for each of the studied products as well as the results obtained to define the best models.78 f.NiteróiMonteiro, Marcelo MacielAraújo, Elaine AparecidaAndo, José KimioMonteiro, Marcelo MacielAraújo, Elaine AparecidaAndo, José KimioAraujo, Lucca Bastos Lopes de2022-03-07T13:37:32Z2022-03-07T13:37:32Z2022-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAUJO, Lucca Bastos Lopes de. Previsão de demanda para produtos livres de venda de uma empresa do setor da beleza. 2022. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022http://app.uff.br/riuff/handle/1/24693Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-07T13:37:36Zoai:app.uff.br:1/24693Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:13.217495Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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