"Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo (Niterói. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200002 |
Resumo: | Ao pôr em evidência a "Aula como texto" e seu autor, o professor de História, o artigo possibilita a compreensão das semelhanças e das diferenças entre aqueles que, ao contarem uma história, se tornam historiadores: os escritores da história e os professores de História. Sublinhando o valor do ato de diferentes leituras para a autoria daquela Aula, sublinha-se também a importância de um Texto diferente na formação de novos leitores, aos quais é oferecida, em circunstâncias e situações diversas, a possibilidade de se tornarem autores de novas identidades, construtores da cidadania e de ressignificar a memória. |
id |
UFF-3_f7b5976a9c3c7f355a908f36e2d6a974 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-77042006000200002 |
network_acronym_str |
UFF-3 |
network_name_str |
Tempo (Niterói. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de HistóriaAula como textoEnsino-aprendizagem de HistóriaRelação ensino e pesquisas históricasAo pôr em evidência a "Aula como texto" e seu autor, o professor de História, o artigo possibilita a compreensão das semelhanças e das diferenças entre aqueles que, ao contarem uma história, se tornam historiadores: os escritores da história e os professores de História. Sublinhando o valor do ato de diferentes leituras para a autoria daquela Aula, sublinha-se também a importância de um Texto diferente na formação de novos leitores, aos quais é oferecida, em circunstâncias e situações diversas, a possibilidade de se tornarem autores de novas identidades, construtores da cidadania e de ressignificar a memória.EdUFF - Editora da UFF2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200002Tempo v.11 n.21 2006reponame:Tempo (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF10.1590/S1413-77042006000200002info:eu-repo/semantics/openAccessMattos,Ilmar Rohloff depor2007-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-77042006000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/tem/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditor.tempo@historia.uff.br || tempouff2013@gmail.com1980-542X1413-7704opendoar:2022-11-22T16:32:20.648849Tempo (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História |
title |
"Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História |
spellingShingle |
"Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História Mattos,Ilmar Rohloff de Aula como texto Ensino-aprendizagem de História Relação ensino e pesquisas históricas |
title_short |
"Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História |
title_full |
"Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História |
title_fullStr |
"Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História |
title_full_unstemmed |
"Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História |
title_sort |
"Mas não somente assim!" Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História |
author |
Mattos,Ilmar Rohloff de |
author_facet |
Mattos,Ilmar Rohloff de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos,Ilmar Rohloff de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aula como texto Ensino-aprendizagem de História Relação ensino e pesquisas históricas |
topic |
Aula como texto Ensino-aprendizagem de História Relação ensino e pesquisas históricas |
description |
Ao pôr em evidência a "Aula como texto" e seu autor, o professor de História, o artigo possibilita a compreensão das semelhanças e das diferenças entre aqueles que, ao contarem uma história, se tornam historiadores: os escritores da história e os professores de História. Sublinhando o valor do ato de diferentes leituras para a autoria daquela Aula, sublinha-se também a importância de um Texto diferente na formação de novos leitores, aos quais é oferecida, em circunstâncias e situações diversas, a possibilidade de se tornarem autores de novas identidades, construtores da cidadania e de ressignificar a memória. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-77042006000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUFF - Editora da UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUFF - Editora da UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tempo v.11 n.21 2006 reponame:Tempo (Niterói. Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Tempo (Niterói. Online) |
collection |
Tempo (Niterói. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Tempo (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.tempo@historia.uff.br || tempouff2013@gmail.com |
_version_ |
1799875065160925185 |