Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fractal : Revista de Psicologia |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5145 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar as concepções de pais e professores acerca da criança autista e do seu processo de inclusão escolar. Participaram seis professores de escolas regulares da cidade de João Pessoa-PB e oito pais de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Foram realizadas entrevistas, que foram gravadas e transcritas integralmente e os dados submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os pais demonstraram expectativas voltadas para a socialização e para aprendizagens acadêmicas, enquanto os professores mencionaram em suas estratégias a adoção de práticas mais voltadas à socialização. Destacou-se também que pais, à medida que acompanham o desenvolvimento de seus filhos, e professores, a partir do contato com crianças autistas, relataram ter expectativas mais positivas em relação a estas crianças. Conhecer as concepções de pais e professores é fundamental para promover a inclusão escolar de crianças autistas, que ocorre através da participação efetiva das duas partes. |
id |
UFF-7_9b2bf543de0d750e38fb36dc1f86434d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5145 |
network_acronym_str |
UFF-7 |
network_name_str |
Fractal : Revista de Psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistasinclusãoautismoconcepçõesPsicologia do Ensino e da AprendizagemEste estudo objetivou analisar as concepções de pais e professores acerca da criança autista e do seu processo de inclusão escolar. Participaram seis professores de escolas regulares da cidade de João Pessoa-PB e oito pais de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Foram realizadas entrevistas, que foram gravadas e transcritas integralmente e os dados submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os pais demonstraram expectativas voltadas para a socialização e para aprendizagens acadêmicas, enquanto os professores mencionaram em suas estratégias a adoção de práticas mais voltadas à socialização. Destacou-se também que pais, à medida que acompanham o desenvolvimento de seus filhos, e professores, a partir do contato com crianças autistas, relataram ter expectativas mais positivas em relação a estas crianças. Conhecer as concepções de pais e professores é fundamental para promover a inclusão escolar de crianças autistas, que ocorre através da participação efetiva das duas partes.ABEC2017-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5145Fractal: Journal of Psychology; Vol. 28 No. 3 (2016); 351-361Fractal: Revista de Psicologia; v. 28 n. 3 (2016); 351-3611984-0292reponame:Fractal : Revista de Psicologiainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5145/4999Copyright (c) 2018 Fractalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Emellyne Lima de Medeiros DiasSalomão, Nádia Maria RibeiroBraz Aquino, Fabiola de SousaAgripino-Ramos, Cibele Shírley2018-06-05T12:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5145Revistahttps://periodicos.uff.br/fractalPUBhttps://periodicos.uff.br/fractal/oai||anaclmonteiro@yahoo.com.br|| mlivianascimento@gmail.com1984-02921984-0292opendoar:2018-06-05T12:16:27Fractal : Revista de Psicologia - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas |
title |
Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas |
spellingShingle |
Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas Lemos, Emellyne Lima de Medeiros Dias inclusão autismo concepções Psicologia do Ensino e da Aprendizagem |
title_short |
Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas |
title_full |
Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas |
title_fullStr |
Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas |
title_full_unstemmed |
Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas |
title_sort |
Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas |
author |
Lemos, Emellyne Lima de Medeiros Dias |
author_facet |
Lemos, Emellyne Lima de Medeiros Dias Salomão, Nádia Maria Ribeiro Braz Aquino, Fabiola de Sousa Agripino-Ramos, Cibele Shírley |
author_role |
author |
author2 |
Salomão, Nádia Maria Ribeiro Braz Aquino, Fabiola de Sousa Agripino-Ramos, Cibele Shírley |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Emellyne Lima de Medeiros Dias Salomão, Nádia Maria Ribeiro Braz Aquino, Fabiola de Sousa Agripino-Ramos, Cibele Shírley |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão autismo concepções Psicologia do Ensino e da Aprendizagem |
topic |
inclusão autismo concepções Psicologia do Ensino e da Aprendizagem |
description |
Este estudo objetivou analisar as concepções de pais e professores acerca da criança autista e do seu processo de inclusão escolar. Participaram seis professores de escolas regulares da cidade de João Pessoa-PB e oito pais de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Foram realizadas entrevistas, que foram gravadas e transcritas integralmente e os dados submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os pais demonstraram expectativas voltadas para a socialização e para aprendizagens acadêmicas, enquanto os professores mencionaram em suas estratégias a adoção de práticas mais voltadas à socialização. Destacou-se também que pais, à medida que acompanham o desenvolvimento de seus filhos, e professores, a partir do contato com crianças autistas, relataram ter expectativas mais positivas em relação a estas crianças. Conhecer as concepções de pais e professores é fundamental para promover a inclusão escolar de crianças autistas, que ocorre através da participação efetiva das duas partes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5145 |
url |
https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5145/4999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Fractal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Fractal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fractal: Journal of Psychology; Vol. 28 No. 3 (2016); 351-361 Fractal: Revista de Psicologia; v. 28 n. 3 (2016); 351-361 1984-0292 reponame:Fractal : Revista de Psicologia instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Fractal : Revista de Psicologia |
collection |
Fractal : Revista de Psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Fractal : Revista de Psicologia - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||anaclmonteiro@yahoo.com.br|| mlivianascimento@gmail.com |
_version_ |
1799695291430993920 |