Conscientização sobre terminologias alimentares no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Aline Nogueira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Santos, Patrícia Natalina, Corrêa Vieira, Milena Cristina, Silva, Gabriel Siqueira, Carvalho, Naiara Barbosa, Torres Filho, Robledo de Almeida, da Silva, Vanelle Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12438
Resumo: Os hábitos alimentares do brasileiro têm sido constantemente redefinidos, devido às mudanças culturais e sociais recentes, bem como o surgimento de uma grande variedade de produtos alimentícios dificultando uma alimentação consciente e segura. Assim, o objetivo desse relato de experiência, foi apresentar o projeto de formação educacional sobre os termos alimentares diet, light, probiótico, prebiótico, transgênico e irradiado com 72 alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Florestal-MG. Inicialmente, um questionário estruturado foi aplicado aos alunos para avaliar o conhecimento sobre os termos. Em seguida, o conhecimento sobre esses termos foi transmitido por meio de palestras. Posteriormente, os alunos participaram da Feira de Ciências para disseminar o conhecimento obtido no projeto. Por fim, o mesmo questionário foi reaplicado aos alunos para comparar o conhecimento prévio com o aprendizado adquirido. Uma cartilha, elaborada por um dos discentes voluntários do projeto, foi disponibilizada para consulta dos alunos da escola estadual, caso necessário. A análise dos resultados dos questionários foi realizada por estatística descritiva e teste de Wilcoxon pareado (P≤0,05). No questionário inicial, 80,6% dos alunos acertaram até três questões, enquanto 63,3% dos alunos acertaram quatro ou mais questões no questionário final. A média de 2,6 acertos no questionário inicial aumentou para 3,8 acertos no questionário final, com maiores aumentos de acertos para irradiado e probiótico. Apenas light e diet obtiveram maioria de acertos no questionário inicial, enquanto que todos os termos obtiveram maioria de acertos no questionário final. A transmissão de conhecimento foi efetiva, considerando o aumento do total de acertos geral após as palestras. Os resultados indicam que a ação de extensão contribuiu para a conscientização dos alunos do ensino fundamental e da comunidade sobre os termos alimentares, bem como para o aprimoramento do conhecimento dos estudantes universitários. Palavras-chave: Alimentação Saudável; Rótulo; Termos Alimentícios; Projeto de Extensão; Ensino Fundamental   Awareness of food terminology in a state school Abstract: The eating habits of Brazilians have been constantly redefined due to recent cultural and social changes, as well as the emergence of a wide variety of food products, hindering conscious and safe eating. Thus, the objective of this experience report was to present the education training project on the food terms diet, light, probiotic, prebiotic, transgenic, and irradiated with 72 students from the eighth grade of elementary school at a public school in Florestal-MG. Initially, a structured questionnaire was provided to the students to assess their knowledge of the terms. Next, knowledge about these terms was conveyed through lectures. Afterward, the students participated in the Science Fair to spread their knowledge about the project. Finally, the same questionnaire was reapplied to the students to compare their previous knowledge with the acquired learning. A booklet, prepared by one of the school students of the project, was made available for consultation by state students, if necessary. An analysis of the results of the questionnaires was performed by descriptive statistics and paired Wilcoxon test (P≤0.05). In the initial questionnaire, 80.6% of the students got even question three right, while 63.3% of the students got all four or more questions right in the final questionnaire. The mean of 2.6 hits on the initial questionnaire increased to 3.8 hits on the final questionnaire, with more significant increases in hits for irradiated and probiotics. Only light and diet had a majority of correct answers in the initial questionnaire, while all terms had a majority of correct answers in the final questionnaire. The transmission of knowledge was effective considering the increase (P≤0.05) of the overall total hits after the lectures. The results indicated that the extension action contributed to the awareness of elementary school students and the community about food terms, as well as to the improvement of knowledge of university students. Keywords: Healthy Eating; Label; Food Terms; Extension Project; Elementary School
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Por fim, o mesmo questionário foi reaplicado aos alunos para comparar o conhecimento prévio com o aprendizado adquirido. Uma cartilha, elaborada por um dos discentes voluntários do projeto, foi disponibilizada para consulta dos alunos da escola estadual, caso necessário. A análise dos resultados dos questionários foi realizada por estatística descritiva e teste de Wilcoxon pareado (P≤0,05). No questionário inicial, 80,6% dos alunos acertaram até três questões, enquanto 63,3% dos alunos acertaram quatro ou mais questões no questionário final. A média de 2,6 acertos no questionário inicial aumentou para 3,8 acertos no questionário final, com maiores aumentos de acertos para irradiado e probiótico. Apenas light e diet obtiveram maioria de acertos no questionário inicial, enquanto que todos os termos obtiveram maioria de acertos no questionário final. A transmissão de conhecimento foi efetiva, considerando o aumento do total de acertos geral após as palestras. 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