Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Amanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maia, Mayara, Tinti, Douglas da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11228
Resumo: O presente relato de experiência apresenta uma intervenção pedagógica realizada em sala de aula de uma escola da Estadual de xxx, com o uso da Gamificação. A proposta emergiu das discussões realizadas em uma disciplina de xxxx de um Mestrado Profissional em Educação Matemática. Apresenta-se a estratégia da Gamificação por meio de um jogo de cartas com códigos QR (quick response). A utilização de elementos dos games, em uma ação didática, motiva os alunos à ação e à compreensão do conteúdo de forma lúdica. Desse modo, os resultados e discussões indicam que a proposta da Gamificação pode ser enriquecedora no contexto escolar por incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa.
id UFFS-2_247f1ef8513844d1936cf15fac35b0ed
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11228
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° anoO presente relato de experiência apresenta uma intervenção pedagógica realizada em sala de aula de uma escola da Estadual de xxx, com o uso da Gamificação. A proposta emergiu das discussões realizadas em uma disciplina de xxxx de um Mestrado Profissional em Educação Matemática. Apresenta-se a estratégia da Gamificação por meio de um jogo de cartas com códigos QR (quick response). A utilização de elementos dos games, em uma ação didática, motiva os alunos à ação e à compreensão do conteúdo de forma lúdica. Desse modo, os resultados e discussões indicam que a proposta da Gamificação pode ser enriquecedora no contexto escolar por incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1122810.36661/2595-4520.2020v3i1.11228Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 309-3212595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11228/7390Copyright (c) 2020 Amanda Martins, Mayara Maia, Douglas da Silva Tintihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, AmandaMaia, MayaraTinti, Douglas da Silva2021-07-13T05:24:11Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11228Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:24:11Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° ano
title Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° ano
spellingShingle Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° ano
Martins, Amanda
title_short Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° ano
title_full Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° ano
title_fullStr Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° ano
title_full_unstemmed Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° ano
title_sort Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° ano
author Martins, Amanda
author_facet Martins, Amanda
Maia, Mayara
Tinti, Douglas da Silva
author_role author
author2 Maia, Mayara
Tinti, Douglas da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Amanda
Maia, Mayara
Tinti, Douglas da Silva
description O presente relato de experiência apresenta uma intervenção pedagógica realizada em sala de aula de uma escola da Estadual de xxx, com o uso da Gamificação. A proposta emergiu das discussões realizadas em uma disciplina de xxxx de um Mestrado Profissional em Educação Matemática. Apresenta-se a estratégia da Gamificação por meio de um jogo de cartas com códigos QR (quick response). A utilização de elementos dos games, em uma ação didática, motiva os alunos à ação e à compreensão do conteúdo de forma lúdica. Desse modo, os resultados e discussões indicam que a proposta da Gamificação pode ser enriquecedora no contexto escolar por incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11228
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11228
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11228
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11228/7390
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Amanda Martins, Mayara Maia, Douglas da Silva Tinti
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Amanda Martins, Mayara Maia, Douglas da Silva Tinti
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 309-321
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612397789184