Ensino por Investigação em Ciências: Concepção e Prática na Educação não formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11529 |
Resumo: | Neste artigo objetivamos estudar o ensino por investigação na educação não formal, tendo em vista sua manifestação em aulas de ciências. Para tanto, realizamos um estudo teórico sobre a temática com base nos registros de Sasseron (2015), Carvalho (2013), Carvalho et al. (2009), nos apoiando na Sequência de Ensino Investigativa proposta por estes últimos, como uma estratégia metodológica que valoriza na ação dos alunos: o levantamento de hipóteses, a busca pela resolução do problema e suas argumentações; comprometendo-se com o processo de (re)construção do conhecimento. Além destes, consideramos uma Atividade Experimental Investigativa denominada “O regador econômico”, realizada num Clube de Ciências, a qual fortalece a importância de ultrapassar as formas de ensino que valoriza a simples manipulação de materiais, impulsionando a ideia de que o saber fazer precisa estar acompanhado do compreender. Desta forma, concluímos que a prática neste espaço de educação não formal, confirma que o ensino por investigação também é possível ser concretizado fora dos espaços escolares, tendo em vista a aprendizagem baseada na autonomia do aluno. |
id |
UFFS-2_52e49a62d53e99c857f0fa11a9e5d0bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11529 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino por Investigação em Ciências: Concepção e Prática na Educação não formalNeste artigo objetivamos estudar o ensino por investigação na educação não formal, tendo em vista sua manifestação em aulas de ciências. Para tanto, realizamos um estudo teórico sobre a temática com base nos registros de Sasseron (2015), Carvalho (2013), Carvalho et al. (2009), nos apoiando na Sequência de Ensino Investigativa proposta por estes últimos, como uma estratégia metodológica que valoriza na ação dos alunos: o levantamento de hipóteses, a busca pela resolução do problema e suas argumentações; comprometendo-se com o processo de (re)construção do conhecimento. Além destes, consideramos uma Atividade Experimental Investigativa denominada “O regador econômico”, realizada num Clube de Ciências, a qual fortalece a importância de ultrapassar as formas de ensino que valoriza a simples manipulação de materiais, impulsionando a ideia de que o saber fazer precisa estar acompanhado do compreender. Desta forma, concluímos que a prática neste espaço de educação não formal, confirma que o ensino por investigação também é possível ser concretizado fora dos espaços escolares, tendo em vista a aprendizagem baseada na autonomia do aluno. Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1152910.36661/2595-4520.2021v4i1.11529Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 1 (2021): Revista Insignare Scientia; 25-412595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11529/7781Copyright (c) 2021 Daisy Flávia Souza Barbosa, Joana Menezes Corrêa Monteiro, Marinalva Soares de Araújo, João Manoel da Silva Malheirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Daisy Flávia SouzaMonteiro, Joana Menezes CorrêaAraújo, Marinalva Soares deMalheiro, João Manoel da Silva2021-07-13T05:21:20Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11529Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:20Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino por Investigação em Ciências: Concepção e Prática na Educação não formal |
title |
Ensino por Investigação em Ciências: Concepção e Prática na Educação não formal |
spellingShingle |
Ensino por Investigação em Ciências: Concepção e Prática na Educação não formal Barbosa, Daisy Flávia Souza |
title_short |
Ensino por Investigação em Ciências: Concepção e Prática na Educação não formal |
title_full |
Ensino por Investigação em Ciências: Concepção e Prática na Educação não formal |
title_fullStr |
Ensino por Investigação em Ciências: Concepção e Prática na Educação não formal |
title_full_unstemmed |
Ensino por Investigação em Ciências: Concepção e Prática na Educação não formal |
title_sort |
Ensino por Investigação em Ciências: Concepção e Prática na Educação não formal |
author |
Barbosa, Daisy Flávia Souza |
author_facet |
Barbosa, Daisy Flávia Souza Monteiro, Joana Menezes Corrêa Araújo, Marinalva Soares de Malheiro, João Manoel da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Joana Menezes Corrêa Araújo, Marinalva Soares de Malheiro, João Manoel da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Daisy Flávia Souza Monteiro, Joana Menezes Corrêa Araújo, Marinalva Soares de Malheiro, João Manoel da Silva |
description |
Neste artigo objetivamos estudar o ensino por investigação na educação não formal, tendo em vista sua manifestação em aulas de ciências. Para tanto, realizamos um estudo teórico sobre a temática com base nos registros de Sasseron (2015), Carvalho (2013), Carvalho et al. (2009), nos apoiando na Sequência de Ensino Investigativa proposta por estes últimos, como uma estratégia metodológica que valoriza na ação dos alunos: o levantamento de hipóteses, a busca pela resolução do problema e suas argumentações; comprometendo-se com o processo de (re)construção do conhecimento. Além destes, consideramos uma Atividade Experimental Investigativa denominada “O regador econômico”, realizada num Clube de Ciências, a qual fortalece a importância de ultrapassar as formas de ensino que valoriza a simples manipulação de materiais, impulsionando a ideia de que o saber fazer precisa estar acompanhado do compreender. Desta forma, concluímos que a prática neste espaço de educação não formal, confirma que o ensino por investigação também é possível ser concretizado fora dos espaços escolares, tendo em vista a aprendizagem baseada na autonomia do aluno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11529 10.36661/2595-4520.2021v4i1.11529 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11529 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i1.11529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11529/7781 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 1 (2021): Revista Insignare Scientia; 25-41 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612771082240 |