A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vizzotto, Patrick Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10838
Resumo: É investigado se os cursos de formação de professores de Física possuem em seus currículos disciplinas que ensinem conceitos de neurociência aos futuros docentes. Através de uma pesquisa documental, analisou-se o conteúdo de 33 matrizes curriculares de licenciaturas de Física do Sul do Brasil. Como resultado, observou-se que a relação entre as duas áreas ainda não é realidade efetiva dentro da formação do professor de Física. Sugere-se para estudos futuros a ampliação da investigação à nível nacional, a fim de fornecer um panorama geral da realidade estudada, a fim de que discussões como estas possam sensibilizar pesquisadores e formadores de professores para a importância do trabalho interdisciplinar entre as áreas supracitadas, com o objetivo de formar um professor que compreenda de forma abrangente seus alunos, desde o que os move para aprender, até mesmo quais estratégias de ensino necessitam ser aplicadas e outras, revisadas, para uma aprendizagem de maior significado.
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