A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10838 |
Resumo: | É investigado se os cursos de formação de professores de Física possuem em seus currículos disciplinas que ensinem conceitos de neurociência aos futuros docentes. Através de uma pesquisa documental, analisou-se o conteúdo de 33 matrizes curriculares de licenciaturas de Física do Sul do Brasil. Como resultado, observou-se que a relação entre as duas áreas ainda não é realidade efetiva dentro da formação do professor de Física. Sugere-se para estudos futuros a ampliação da investigação à nível nacional, a fim de fornecer um panorama geral da realidade estudada, a fim de que discussões como estas possam sensibilizar pesquisadores e formadores de professores para a importância do trabalho interdisciplinar entre as áreas supracitadas, com o objetivo de formar um professor que compreenda de forma abrangente seus alunos, desde o que os move para aprender, até mesmo quais estratégias de ensino necessitam ser aplicadas e outras, revisadas, para uma aprendizagem de maior significado. |
id |
UFFS-2_675c3bc372c3546046f62f2abdcefa71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10838 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do BrasilÉ investigado se os cursos de formação de professores de Física possuem em seus currículos disciplinas que ensinem conceitos de neurociência aos futuros docentes. Através de uma pesquisa documental, analisou-se o conteúdo de 33 matrizes curriculares de licenciaturas de Física do Sul do Brasil. Como resultado, observou-se que a relação entre as duas áreas ainda não é realidade efetiva dentro da formação do professor de Física. Sugere-se para estudos futuros a ampliação da investigação à nível nacional, a fim de fornecer um panorama geral da realidade estudada, a fim de que discussões como estas possam sensibilizar pesquisadores e formadores de professores para a importância do trabalho interdisciplinar entre as áreas supracitadas, com o objetivo de formar um professor que compreenda de forma abrangente seus alunos, desde o que os move para aprender, até mesmo quais estratégias de ensino necessitam ser aplicadas e outras, revisadas, para uma aprendizagem de maior significado.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1083810.36661/2595-4520.2019v2i2.10838Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 150-1652595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10838/7207Copyright (c) 2019 Patrick Alves Vizzottohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVizzotto, Patrick Alves2021-07-13T05:26:57Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10838Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:26:57Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do Brasil |
title |
A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do Brasil |
spellingShingle |
A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do Brasil Vizzotto, Patrick Alves |
title_short |
A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do Brasil |
title_full |
A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do Brasil |
title_fullStr |
A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do Brasil |
title_sort |
A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do Brasil |
author |
Vizzotto, Patrick Alves |
author_facet |
Vizzotto, Patrick Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vizzotto, Patrick Alves |
description |
É investigado se os cursos de formação de professores de Física possuem em seus currículos disciplinas que ensinem conceitos de neurociência aos futuros docentes. Através de uma pesquisa documental, analisou-se o conteúdo de 33 matrizes curriculares de licenciaturas de Física do Sul do Brasil. Como resultado, observou-se que a relação entre as duas áreas ainda não é realidade efetiva dentro da formação do professor de Física. Sugere-se para estudos futuros a ampliação da investigação à nível nacional, a fim de fornecer um panorama geral da realidade estudada, a fim de que discussões como estas possam sensibilizar pesquisadores e formadores de professores para a importância do trabalho interdisciplinar entre as áreas supracitadas, com o objetivo de formar um professor que compreenda de forma abrangente seus alunos, desde o que os move para aprender, até mesmo quais estratégias de ensino necessitam ser aplicadas e outras, revisadas, para uma aprendizagem de maior significado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10838 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10838 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10838 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i2.10838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10838/7207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Patrick Alves Vizzotto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Patrick Alves Vizzotto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 150-165 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611983601664 |