A Pesquisa em Física no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Angelo Donizete
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Menezes, Vivian Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11813
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar os impactos dos projetos de pesquisa na aprendizagem de Física dos estudantes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca dos projetos de pesquisa, contextualizando com a disciplina/ensino de Física. Posteriormente, foi realizada uma entrevista estruturada com os estudantes que participaram dos projetos de pesquisa vinculados ao curso de Educação do Campo, com o intuito de saber a opinião dos mesmos acerca da contribuição destes projetos no processo de aprendizagem de Física e também na sua formação profissional. De acordo com a pesquisa exploratória realizada, percebe-se que os projetos contribuem de forma positiva para os acadêmicos, tanto no viés da aprendizagem de Física quanto na formação profissional proposta pelo curso, pois eles representam uma maneira de associar a teoria à prática, possibilitando novas formas de ensino e aprendizado, por meio das atividades desenvolvidas.
id UFFS-2_6cc4ce137e22ac23e5a0fb7a66201602
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11813
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A Pesquisa em Física no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do CampoEste trabalho teve como objetivo analisar os impactos dos projetos de pesquisa na aprendizagem de Física dos estudantes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca dos projetos de pesquisa, contextualizando com a disciplina/ensino de Física. Posteriormente, foi realizada uma entrevista estruturada com os estudantes que participaram dos projetos de pesquisa vinculados ao curso de Educação do Campo, com o intuito de saber a opinião dos mesmos acerca da contribuição destes projetos no processo de aprendizagem de Física e também na sua formação profissional. De acordo com a pesquisa exploratória realizada, percebe-se que os projetos contribuem de forma positiva para os acadêmicos, tanto no viés da aprendizagem de Física quanto na formação profissional proposta pelo curso, pois eles representam uma maneira de associar a teoria à prática, possibilitando novas formas de ensino e aprendizado, por meio das atividades desenvolvidas.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1181310.36661/2595-4520.2020v3i4.11813Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 171-1902595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11813/7542Copyright (c) 2020 Angelo Donizete Ribeiro, Vivian Machado de Menezeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Angelo DonizeteMenezes, Vivian Machado de2021-07-13T05:22:25Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11813Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:25Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pesquisa em Física no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo
title A Pesquisa em Física no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo
spellingShingle A Pesquisa em Física no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo
Ribeiro, Angelo Donizete
title_short A Pesquisa em Física no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo
title_full A Pesquisa em Física no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo
title_fullStr A Pesquisa em Física no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo
title_full_unstemmed A Pesquisa em Física no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo
title_sort A Pesquisa em Física no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo
author Ribeiro, Angelo Donizete
author_facet Ribeiro, Angelo Donizete
Menezes, Vivian Machado de
author_role author
author2 Menezes, Vivian Machado de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Angelo Donizete
Menezes, Vivian Machado de
description Este trabalho teve como objetivo analisar os impactos dos projetos de pesquisa na aprendizagem de Física dos estudantes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca dos projetos de pesquisa, contextualizando com a disciplina/ensino de Física. Posteriormente, foi realizada uma entrevista estruturada com os estudantes que participaram dos projetos de pesquisa vinculados ao curso de Educação do Campo, com o intuito de saber a opinião dos mesmos acerca da contribuição destes projetos no processo de aprendizagem de Física e também na sua formação profissional. De acordo com a pesquisa exploratória realizada, percebe-se que os projetos contribuem de forma positiva para os acadêmicos, tanto no viés da aprendizagem de Física quanto na formação profissional proposta pelo curso, pois eles representam uma maneira de associar a teoria à prática, possibilitando novas formas de ensino e aprendizado, por meio das atividades desenvolvidas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11813
10.36661/2595-4520.2020v3i4.11813
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11813
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11813/7542
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Angelo Donizete Ribeiro, Vivian Machado de Menezes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Angelo Donizete Ribeiro, Vivian Machado de Menezes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 171-190
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612835045376