Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31966 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo sobre a relação de três tecnologias educacionais (TE), a Alfabetização Científica (AC), a Resolução de Problemas (RP) e a Pedagogia da Pesquisa (PP) – respectivamente como concepção, metodologia e autonomia na formação de um professor de Ciências – em relação à proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas (CLCE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que oferece formação em quatro licenciaturas (Ciências, Física, Matemática e Química) interdisciplinares e integradas. Para tanto, utilizou-se a análise de conteúdo, que propicia o estudo das correlações entre os elementos textuais e as intenções do emissor, visando à interpretação textual. Verificaram-se eixos centrais que demonstram uma aproximação da proposta do CLCE às TE da AC, RP e PP, bem como a influência dessas perspectivas na formação do professor de Ciências encaminhada no curso. |
id |
UFJF-7_e9edb8ac1537341109d3db0c9cbb4994 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31966 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradasAlfabetização científicaFormação docenteLicenciatura interdisciplinarPedagogia da pesquisaResolução de problemasTecnologias educacionaisEste artigo apresenta um estudo sobre a relação de três tecnologias educacionais (TE), a Alfabetização Científica (AC), a Resolução de Problemas (RP) e a Pedagogia da Pesquisa (PP) – respectivamente como concepção, metodologia e autonomia na formação de um professor de Ciências – em relação à proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas (CLCE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que oferece formação em quatro licenciaturas (Ciências, Física, Matemática e Química) interdisciplinares e integradas. Para tanto, utilizou-se a análise de conteúdo, que propicia o estudo das correlações entre os elementos textuais e as intenções do emissor, visando à interpretação textual. Verificaram-se eixos centrais que demonstram uma aproximação da proposta do CLCE às TE da AC, RP e PP, bem como a influência dessas perspectivas na formação do professor de Ciências encaminhada no curso.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31966Pesquisa e Debate em Educação; v. 5 n. 1 (2015): Rendimento, desempenho e desigualdades educacionais; 83-1052237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31966/21196Ferreira, Marcello Silva, André Luís Silva da info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-06T17:24:46Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31966Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:33.560901Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas |
title |
Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas |
spellingShingle |
Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas Ferreira, Marcello Alfabetização científica Formação docente Licenciatura interdisciplinar Pedagogia da pesquisa Resolução de problemas Tecnologias educacionais |
title_short |
Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas |
title_full |
Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas |
title_fullStr |
Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas |
title_full_unstemmed |
Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas |
title_sort |
Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas |
author |
Ferreira, Marcello |
author_facet |
Ferreira, Marcello Silva, André Luís Silva da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, André Luís Silva da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marcello Silva, André Luís Silva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização científica Formação docente Licenciatura interdisciplinar Pedagogia da pesquisa Resolução de problemas Tecnologias educacionais |
topic |
Alfabetização científica Formação docente Licenciatura interdisciplinar Pedagogia da pesquisa Resolução de problemas Tecnologias educacionais |
description |
Este artigo apresenta um estudo sobre a relação de três tecnologias educacionais (TE), a Alfabetização Científica (AC), a Resolução de Problemas (RP) e a Pedagogia da Pesquisa (PP) – respectivamente como concepção, metodologia e autonomia na formação de um professor de Ciências – em relação à proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas (CLCE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que oferece formação em quatro licenciaturas (Ciências, Física, Matemática e Química) interdisciplinares e integradas. Para tanto, utilizou-se a análise de conteúdo, que propicia o estudo das correlações entre os elementos textuais e as intenções do emissor, visando à interpretação textual. Verificaram-se eixos centrais que demonstram uma aproximação da proposta do CLCE às TE da AC, RP e PP, bem como a influência dessas perspectivas na formação do professor de Ciências encaminhada no curso. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31966 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31966/21196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 5 n. 1 (2015): Rendimento, desempenho e desigualdades educacionais; 83-105 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123502206976 |