A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3546 |
Resumo: | O artigo relata a investigação realizada em projetos de cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza do Brasil, com o intuito de averiguar se os percursos formativos a que estes cursos se propõem a oferecer prevêem momentos de integração entre os saberes, visto ser imprescindível possibilitar uma formação transdisciplinar aos profissionais que atuarão no Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. A análise dos documentos ocorreu por meio da cartografia, ao qual foi possível constatar que as distintas características relativas a todos os cursos investigados ocorrem pelo fato de que as Licenciaturas com caráter interdisciplinar ainda não estejam representadas pelas Diretrizes Nacionais Curriculares, uma vez que recentemente este movimento permeou as universidades. |
id |
UNIR-3_1cdcbc5488dbcb45d903e1ce105781ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3546 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciaturaThe emergency of the interdisciplinary approach in licensee coursesLa emergencia del enfoque interdisciplinar en cursos de licenciaturaFormação de professores. Ensino de Ciências. Interdisciplinaridade.370 EducaçãoFormación de profesores. Enseñanza de Ciencias. Interdisciplinariedad.Teacher training. Science teaching. Interdisciplinarity.O artigo relata a investigação realizada em projetos de cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza do Brasil, com o intuito de averiguar se os percursos formativos a que estes cursos se propõem a oferecer prevêem momentos de integração entre os saberes, visto ser imprescindível possibilitar uma formação transdisciplinar aos profissionais que atuarão no Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. A análise dos documentos ocorreu por meio da cartografia, ao qual foi possível constatar que as distintas características relativas a todos os cursos investigados ocorrem pelo fato de que as Licenciaturas com caráter interdisciplinar ainda não estejam representadas pelas Diretrizes Nacionais Curriculares, uma vez que recentemente este movimento permeou as universidades.This article reports the research carried out in projects of undergraduate courses in Natural Sciences of Brazil, in order to investigate whether the training courses offered by these courses provide for moments of integration among the knowledge, since it is essential to provide training transdisciplinarity to the professionals who will act in the Teaching of Sciences in the final years of Elementary School.The analysis of these documents took place through cartography, to which it was possible to verify that the different characteristics related to all the courses investigated are due to the fact that the Undergraduates with an interdisciplinary character are not yet represented by the National Curricular Guidelines, since recently this movement permeated universities. This article reports the research carried out in projects of undergraduate courses in Natural Sciences of Brazil, in order to investigate whether the training courses offered by these courses provide for moments of integration among the knowledge, since it is essential to provide training transdisciplinarity to the professionals who will act in the Teaching of Sciences in the final years of Elementary School.The analysis of these documents took place through cartography, to which it was possible to verify that the different characteristics related to all the courses investigated are due to the fact that the Undergraduates with an interdisciplinary character are not yet represented by the National Curricular Guidelines, since recently this movement permeated universities.Keywords:Teacher training. Science teaching.Interdisciplinarity.Este artículo relata la investigación realizada en proyectos de cursos de Licenciatura en Ciencias de la Naturaleza de Brasil, con el fin de investigar si los itinerarios formativos a que estos cursos se proponen a ofrecer preveen momentos de integración entre los saberes, ya que es imprescindible posibilitar una formación transdisciplinar a los profesionales que actuarán en la Enseñanza de Ciencias en los años finales de la Enseñanza Fundamental. El análisis de estos documentos ocurrió por medio de la cartografía, al que fue posible constatar que las distintas características relativas a todos los cursos investigados ocurren por el hecho de que las Licenciaturas con carácter interdisciplinario aún no estén representadas por las Directrices Nacionales Curriculares, una vez que recientemente este movimiento ha penetrado en las universidades.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/354610.26568/2359-2087.2019.3546EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 227-2482359-20872359-208710.26568/educa.v6i15reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3546/2928Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuas, Franciele PiresMackedanz, Luiz Fernando2019-09-15T18:28:17Zoai:periodicos.unir.br:article/3546Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-09-15T18:28:17Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura The emergency of the interdisciplinary approach in licensee courses La emergencia del enfoque interdisciplinar en cursos de licenciatura |
title |
A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura |
spellingShingle |
A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura Ruas, Franciele Pires Formação de professores. Ensino de Ciências. Interdisciplinaridade. 370 Educação Formación de profesores. Enseñanza de Ciencias. Interdisciplinariedad. Teacher training. Science teaching. Interdisciplinarity. |
title_short |
A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura |
title_full |
A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura |
title_fullStr |
A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura |
title_full_unstemmed |
A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura |
title_sort |
A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura |
author |
Ruas, Franciele Pires |
author_facet |
Ruas, Franciele Pires Mackedanz, Luiz Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Mackedanz, Luiz Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruas, Franciele Pires Mackedanz, Luiz Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Ensino de Ciências. Interdisciplinaridade. 370 Educação Formación de profesores. Enseñanza de Ciencias. Interdisciplinariedad. Teacher training. Science teaching. Interdisciplinarity. |
topic |
Formação de professores. Ensino de Ciências. Interdisciplinaridade. 370 Educação Formación de profesores. Enseñanza de Ciencias. Interdisciplinariedad. Teacher training. Science teaching. Interdisciplinarity. |
description |
O artigo relata a investigação realizada em projetos de cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza do Brasil, com o intuito de averiguar se os percursos formativos a que estes cursos se propõem a oferecer prevêem momentos de integração entre os saberes, visto ser imprescindível possibilitar uma formação transdisciplinar aos profissionais que atuarão no Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. A análise dos documentos ocorreu por meio da cartografia, ao qual foi possível constatar que as distintas características relativas a todos os cursos investigados ocorrem pelo fato de que as Licenciaturas com caráter interdisciplinar ainda não estejam representadas pelas Diretrizes Nacionais Curriculares, uma vez que recentemente este movimento permeou as universidades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa-ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3546 10.26568/2359-2087.2019.3546 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3546 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.3546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3546/2928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 227-248 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i15 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542624358400 |