Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Jacqueline Silveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miranda, Ana Carolina Gomes, de Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103
Resumo: A pesquisa desenvolvida no presente trabalho possui caráter predominantemente qualitativo. A intervenção foi realizada numa Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Dom Pedrito/RS, contou com vinte e um (21) estudantes do sétimo ano para participar do desenvolvimento da oficina temática: “agrotóxicos”. A partir destas considerações, tem como objetivo favorecer o conhecimento de conceitos científicos, por meio da aplicação de uma oficina temática, a fim de articular o ensino e a aprendizagem das Ciências da Natureza. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados. A análise de dados baseou-se através dos resultados dos questionários aplicados na pré e pós- oficina. A partir do estudo realizado, observa-se a relevância em propiciar o debate e ampliar o conhecimento acerca dos fenômenos que ocorrem no cotidiano. A oficina temática tem o potencial de despertar o interesse dos alunos e pode ser utilizada nas aulas de Ciências como apoio na construção de conhecimentos.
id UFFS-2_7dd57817c9f9fbd3628af579888c7790
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12103
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da naturezaA pesquisa desenvolvida no presente trabalho possui caráter predominantemente qualitativo. A intervenção foi realizada numa Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Dom Pedrito/RS, contou com vinte e um (21) estudantes do sétimo ano para participar do desenvolvimento da oficina temática: “agrotóxicos”. A partir destas considerações, tem como objetivo favorecer o conhecimento de conceitos científicos, por meio da aplicação de uma oficina temática, a fim de articular o ensino e a aprendizagem das Ciências da Natureza. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados. A análise de dados baseou-se através dos resultados dos questionários aplicados na pré e pós- oficina. A partir do estudo realizado, observa-se a relevância em propiciar o debate e ampliar o conhecimento acerca dos fenômenos que ocorrem no cotidiano. A oficina temática tem o potencial de despertar o interesse dos alunos e pode ser utilizada nas aulas de Ciências como apoio na construção de conhecimentos.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1210310.36661/2595-4520.2021v4i6.12103Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 508-5242595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103/8223Copyright (c) 2021 Jacqueline Silveira Brum, Ana Carolina Gomes Miranda, Ana Carolina Salgueiro de Oliveira Mourahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrum, Jacqueline SilveiraMiranda, Ana Carolina Gomesde Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro2021-10-09T06:00:10Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12103Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:10Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza
title Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza
spellingShingle Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza
Brum, Jacqueline Silveira
title_short Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza
title_full Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza
title_fullStr Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza
title_full_unstemmed Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza
title_sort Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza
author Brum, Jacqueline Silveira
author_facet Brum, Jacqueline Silveira
Miranda, Ana Carolina Gomes
de Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro
author_role author
author2 Miranda, Ana Carolina Gomes
de Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brum, Jacqueline Silveira
Miranda, Ana Carolina Gomes
de Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro
description A pesquisa desenvolvida no presente trabalho possui caráter predominantemente qualitativo. A intervenção foi realizada numa Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Dom Pedrito/RS, contou com vinte e um (21) estudantes do sétimo ano para participar do desenvolvimento da oficina temática: “agrotóxicos”. A partir destas considerações, tem como objetivo favorecer o conhecimento de conceitos científicos, por meio da aplicação de uma oficina temática, a fim de articular o ensino e a aprendizagem das Ciências da Natureza. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados. A análise de dados baseou-se através dos resultados dos questionários aplicados na pré e pós- oficina. A partir do estudo realizado, observa-se a relevância em propiciar o debate e ampliar o conhecimento acerca dos fenômenos que ocorrem no cotidiano. A oficina temática tem o potencial de despertar o interesse dos alunos e pode ser utilizada nas aulas de Ciências como apoio na construção de conhecimentos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12103
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103/8223
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 508-524
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613209387008