Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103 |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida no presente trabalho possui caráter predominantemente qualitativo. A intervenção foi realizada numa Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Dom Pedrito/RS, contou com vinte e um (21) estudantes do sétimo ano para participar do desenvolvimento da oficina temática: “agrotóxicos”. A partir destas considerações, tem como objetivo favorecer o conhecimento de conceitos científicos, por meio da aplicação de uma oficina temática, a fim de articular o ensino e a aprendizagem das Ciências da Natureza. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados. A análise de dados baseou-se através dos resultados dos questionários aplicados na pré e pós- oficina. A partir do estudo realizado, observa-se a relevância em propiciar o debate e ampliar o conhecimento acerca dos fenômenos que ocorrem no cotidiano. A oficina temática tem o potencial de despertar o interesse dos alunos e pode ser utilizada nas aulas de Ciências como apoio na construção de conhecimentos. |
id |
UFFS-2_7dd57817c9f9fbd3628af579888c7790 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12103 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da naturezaA pesquisa desenvolvida no presente trabalho possui caráter predominantemente qualitativo. A intervenção foi realizada numa Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Dom Pedrito/RS, contou com vinte e um (21) estudantes do sétimo ano para participar do desenvolvimento da oficina temática: “agrotóxicos”. A partir destas considerações, tem como objetivo favorecer o conhecimento de conceitos científicos, por meio da aplicação de uma oficina temática, a fim de articular o ensino e a aprendizagem das Ciências da Natureza. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados. A análise de dados baseou-se através dos resultados dos questionários aplicados na pré e pós- oficina. A partir do estudo realizado, observa-se a relevância em propiciar o debate e ampliar o conhecimento acerca dos fenômenos que ocorrem no cotidiano. A oficina temática tem o potencial de despertar o interesse dos alunos e pode ser utilizada nas aulas de Ciências como apoio na construção de conhecimentos.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1210310.36661/2595-4520.2021v4i6.12103Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 508-5242595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103/8223Copyright (c) 2021 Jacqueline Silveira Brum, Ana Carolina Gomes Miranda, Ana Carolina Salgueiro de Oliveira Mourahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrum, Jacqueline SilveiraMiranda, Ana Carolina Gomesde Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro2021-10-09T06:00:10Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12103Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:10Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza |
title |
Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza |
spellingShingle |
Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza Brum, Jacqueline Silveira |
title_short |
Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza |
title_full |
Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza |
title_fullStr |
Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza |
title_full_unstemmed |
Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza |
title_sort |
Oficina temática agrotóxico: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza |
author |
Brum, Jacqueline Silveira |
author_facet |
Brum, Jacqueline Silveira Miranda, Ana Carolina Gomes de Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Ana Carolina Gomes de Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brum, Jacqueline Silveira Miranda, Ana Carolina Gomes de Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro |
description |
A pesquisa desenvolvida no presente trabalho possui caráter predominantemente qualitativo. A intervenção foi realizada numa Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Dom Pedrito/RS, contou com vinte e um (21) estudantes do sétimo ano para participar do desenvolvimento da oficina temática: “agrotóxicos”. A partir destas considerações, tem como objetivo favorecer o conhecimento de conceitos científicos, por meio da aplicação de uma oficina temática, a fim de articular o ensino e a aprendizagem das Ciências da Natureza. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados. A análise de dados baseou-se através dos resultados dos questionários aplicados na pré e pós- oficina. A partir do estudo realizado, observa-se a relevância em propiciar o debate e ampliar o conhecimento acerca dos fenômenos que ocorrem no cotidiano. A oficina temática tem o potencial de despertar o interesse dos alunos e pode ser utilizada nas aulas de Ciências como apoio na construção de conhecimentos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12103 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12103/8223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 508-524 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613209387008 |