O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Genilson Viana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barboza, Pedro Lucio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12403
Resumo: As metodologias usadas na sala de aula designam um conjunto de estratégias de ensino capazes de direcionar o processo de ensino aprendizagem. Neste estudo, o objetivo da pesquisa é analisar o discurso do professor de matemática sobre as metodologias de ensino empregadas em sala de aula. Empregamos a abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são sete professores de matemática que ensinam cada um em escola pública e cidade diferente. Para isso, a coleta de dados, em virtude da pandemia, se deu por meio de entrevistas gravadas via áudios de whatsApp e transcritas na íntegra. Os resultados indicam que os discursos dos professores vão ao encontro de metodologias consideradas ativas, dentre estas a sala de aula invertida e a aprendizagem por resolução de problemas.
id UFFS-2_9a30e5d664d712b6d564fd7903f6648f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12403
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de AulaAs metodologias usadas na sala de aula designam um conjunto de estratégias de ensino capazes de direcionar o processo de ensino aprendizagem. Neste estudo, o objetivo da pesquisa é analisar o discurso do professor de matemática sobre as metodologias de ensino empregadas em sala de aula. Empregamos a abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são sete professores de matemática que ensinam cada um em escola pública e cidade diferente. Para isso, a coleta de dados, em virtude da pandemia, se deu por meio de entrevistas gravadas via áudios de whatsApp e transcritas na íntegra. Os resultados indicam que os discursos dos professores vão ao encontro de metodologias consideradas ativas, dentre estas a sala de aula invertida e a aprendizagem por resolução de problemas.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1240310.36661/2595-4520.2022v5n1.12403Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 439-4622595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12403/8449Copyright (c) 2022 Genilson Viana da Silva, Pedro Lucio Barbozahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Genilson VianaBarboza, Pedro Lucio2022-07-22T19:30:59Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12403Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:30:59Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula
title O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula
spellingShingle O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula
da Silva, Genilson Viana
title_short O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula
title_full O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula
title_fullStr O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula
title_full_unstemmed O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula
title_sort O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula
author da Silva, Genilson Viana
author_facet da Silva, Genilson Viana
Barboza, Pedro Lucio
author_role author
author2 Barboza, Pedro Lucio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Genilson Viana
Barboza, Pedro Lucio
description As metodologias usadas na sala de aula designam um conjunto de estratégias de ensino capazes de direcionar o processo de ensino aprendizagem. Neste estudo, o objetivo da pesquisa é analisar o discurso do professor de matemática sobre as metodologias de ensino empregadas em sala de aula. Empregamos a abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são sete professores de matemática que ensinam cada um em escola pública e cidade diferente. Para isso, a coleta de dados, em virtude da pandemia, se deu por meio de entrevistas gravadas via áudios de whatsApp e transcritas na íntegra. Os resultados indicam que os discursos dos professores vão ao encontro de metodologias consideradas ativas, dentre estas a sala de aula invertida e a aprendizagem por resolução de problemas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12403
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12403
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12403
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12403/8449
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Genilson Viana da Silva, Pedro Lucio Barboza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Genilson Viana da Silva, Pedro Lucio Barboza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 439-462
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613576388608