O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12403 |
Resumo: | As metodologias usadas na sala de aula designam um conjunto de estratégias de ensino capazes de direcionar o processo de ensino aprendizagem. Neste estudo, o objetivo da pesquisa é analisar o discurso do professor de matemática sobre as metodologias de ensino empregadas em sala de aula. Empregamos a abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são sete professores de matemática que ensinam cada um em escola pública e cidade diferente. Para isso, a coleta de dados, em virtude da pandemia, se deu por meio de entrevistas gravadas via áudios de whatsApp e transcritas na íntegra. Os resultados indicam que os discursos dos professores vão ao encontro de metodologias consideradas ativas, dentre estas a sala de aula invertida e a aprendizagem por resolução de problemas. |
id |
UFFS-2_9a30e5d664d712b6d564fd7903f6648f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12403 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de AulaAs metodologias usadas na sala de aula designam um conjunto de estratégias de ensino capazes de direcionar o processo de ensino aprendizagem. Neste estudo, o objetivo da pesquisa é analisar o discurso do professor de matemática sobre as metodologias de ensino empregadas em sala de aula. Empregamos a abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são sete professores de matemática que ensinam cada um em escola pública e cidade diferente. Para isso, a coleta de dados, em virtude da pandemia, se deu por meio de entrevistas gravadas via áudios de whatsApp e transcritas na íntegra. Os resultados indicam que os discursos dos professores vão ao encontro de metodologias consideradas ativas, dentre estas a sala de aula invertida e a aprendizagem por resolução de problemas.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1240310.36661/2595-4520.2022v5n1.12403Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 439-4622595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12403/8449Copyright (c) 2022 Genilson Viana da Silva, Pedro Lucio Barbozahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Genilson VianaBarboza, Pedro Lucio2022-07-22T19:30:59Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12403Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:30:59Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula |
title |
O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula |
spellingShingle |
O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula da Silva, Genilson Viana |
title_short |
O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula |
title_full |
O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula |
title_fullStr |
O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula |
title_full_unstemmed |
O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula |
title_sort |
O Discurso do Professor de Matemática sobre Metodologias de Ensino Empregadas em Sala de Aula |
author |
da Silva, Genilson Viana |
author_facet |
da Silva, Genilson Viana Barboza, Pedro Lucio |
author_role |
author |
author2 |
Barboza, Pedro Lucio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Genilson Viana Barboza, Pedro Lucio |
description |
As metodologias usadas na sala de aula designam um conjunto de estratégias de ensino capazes de direcionar o processo de ensino aprendizagem. Neste estudo, o objetivo da pesquisa é analisar o discurso do professor de matemática sobre as metodologias de ensino empregadas em sala de aula. Empregamos a abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são sete professores de matemática que ensinam cada um em escola pública e cidade diferente. Para isso, a coleta de dados, em virtude da pandemia, se deu por meio de entrevistas gravadas via áudios de whatsApp e transcritas na íntegra. Os resultados indicam que os discursos dos professores vão ao encontro de metodologias consideradas ativas, dentre estas a sala de aula invertida e a aprendizagem por resolução de problemas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12403 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12403 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12403 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12403/8449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Genilson Viana da Silva, Pedro Lucio Barboza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Genilson Viana da Silva, Pedro Lucio Barboza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 439-462 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613576388608 |