Posibilidades de interacciones para la enseñanza de química remota: un informe de experiencia de becarios Pibid

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Isadora Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Santos, Jéssica Alves, Fidélis, Mateus de Paula Alves, Lobo, Thamara Brenda Peixoto, Izarias, Nilma Silvania, Gomes, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13000
Resumo: O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência sobre o uso dos recursos digitais Google Meet, Kahoot e Pear Deck para mediação do processo de aprendizagem nos momentos síncronos. O objetivo é apontar as potencialidades pedagógicas desses recursos para o ensino remoto de química sob a ótica dos bolsistas do Pibid do curso de licenciatura em química, do Instituto Federal de Goiás, campus Uruaçu. Neste estudo, foi possível identificar que esses recursos utilizados nas aulas síncronas são potentes instrumentos para o ensino de química, pois são flexíveis em relação ao conteúdo científico abordado e permitem momentos de interação entre alunos e professor. Contudo, percebemos que os recursos digitais devem ser aplicados de forma comedida para não sobrecarregar os estudantes e, consequentemente, os desmotivar.    
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spelling Posibilidades de interacciones para la enseñanza de química remota: un informe de experiencia de becarios PibidPossibilities of interactions for remote chemistry teaching: an experience report of Pibid fellowsPossibilidades de interações para o ensino remoto de química: um relato de experiência de bolsistas do PibidO presente trabalho visa apresentar um relato de experiência sobre o uso dos recursos digitais Google Meet, Kahoot e Pear Deck para mediação do processo de aprendizagem nos momentos síncronos. O objetivo é apontar as potencialidades pedagógicas desses recursos para o ensino remoto de química sob a ótica dos bolsistas do Pibid do curso de licenciatura em química, do Instituto Federal de Goiás, campus Uruaçu. Neste estudo, foi possível identificar que esses recursos utilizados nas aulas síncronas são potentes instrumentos para o ensino de química, pois são flexíveis em relação ao conteúdo científico abordado e permitem momentos de interação entre alunos e professor. Contudo, percebemos que os recursos digitais devem ser aplicados de forma comedida para não sobrecarregar os estudantes e, consequentemente, os desmotivar.    Este trabajo tiene como objetivo presentar un informe de experiencia sobre el uso de recursos digitales Google Meet, Kahoot y Pear Deck para mediar el proceso de aprendizaje en momentos sincrónicos. El objetivo es señalar el potencial pedagógico de estos recursos para la enseñanza remota de la química desde la perspectiva de los pibidos becarios de la Licenciatura en Química, en el Instituto Federal de Goiás, campus Uruaçu. En este estudio se pudo identificar que estos recursos utilizados en clases sincrónicas son poderosos instrumentos para la enseñanza de la química, ya que son flexibles en relación al contenido científico abordado y permiten momentos de interacción entre estudiantes y profesores. Sin embargo, nos damos cuenta de que los recursos digitales deben aplicarse con moderación para no sobrecargar a los estudiantes y, en consecuencia, desanimarlos.This work aims to present an experience report on the use of digital resources Google Meet, Kahoot and Pear Deck to mediate the learning process in synchronous moments. The objective is to point out the pedagogical potential of these resources for the remote teaching of chemistry from the perspective of the pibid scholarship holders of the Licentiate Degree in Chemistry, at the Federal Institute of Goiás, Uruaçu campus. In this study, it was possible to identify that these resources used in synchronous classes are powerful instruments for teaching chemistry, as they are flexible in relation to the scientific content addressed and allow moments of interaction between students and professors. However, we realize that digital resources must be applied sparingly so as not to overload students and, consequently, discourage them.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1300010.36661/2595-4520.2022v5n2.13000Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 237-2522595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13000/8496Copyright (c) 2022 Isadora Lima Bastos, Jéssica Alves dos Santos, Mateus de Paula Alves Fidélis, Thamara Brenda Peixoto Lobo, Nilma Silvania Izarias, Fabiana Gomeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Isadora Limados Santos, Jéssica AlvesFidélis, Mateus de Paula AlvesLobo, Thamara Brenda PeixotoIzarias, Nilma SilvaniaGomes, Fabiana2022-07-25T11:41:54Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13000Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-25T11:41:54Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
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