La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Lidiane Janaiara Carvalho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Messeder, Jorge Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13653
Resumo: A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez é uma das metodologias ativas da aprendizagem que tem se mostrado capaz de alcançar as pretensões propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tais recomendações englobam um ensino em que os alunos são guiados a problematizarem suas realidades, a fim de desenvolver diversas habilidades, tais como o pensamento crítico e participativo, que possibilita uma educação integrada e contextualizada. Este artigo traz uma proposta de sequência didática em que se utiliza a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, voltada para o ensino de química, integrando as temáticas polímeros e meio ambiente. Buscou-se desenvolver diversas atividades didáticas, focadas no estudo e na busca de soluções para problemas encontrados na realidade, contemplando todas as etapas do Arco de Maguerez. Discutiu-se cada uma das etapas de acordo com a literatura especializada. Espera-se que este trabalho sirva como meio facilitador para aqueles que pretendem trabalhar com esta metodologia no ensino de química.
id UFFS-2_c0e5bd4891feb7c7569efb4d67f6e956
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13653
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímerosMethodology of problematization with the Maguerez’s Archas a proposal in the teaching polymersA metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez como proposta de ensino de PolímerosA Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez é uma das metodologias ativas da aprendizagem que tem se mostrado capaz de alcançar as pretensões propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tais recomendações englobam um ensino em que os alunos são guiados a problematizarem suas realidades, a fim de desenvolver diversas habilidades, tais como o pensamento crítico e participativo, que possibilita uma educação integrada e contextualizada. Este artigo traz uma proposta de sequência didática em que se utiliza a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, voltada para o ensino de química, integrando as temáticas polímeros e meio ambiente. Buscou-se desenvolver diversas atividades didáticas, focadas no estudo e na busca de soluções para problemas encontrados na realidade, contemplando todas as etapas do Arco de Maguerez. Discutiu-se cada uma das etapas de acordo com a literatura especializada. Espera-se que este trabalho sirva como meio facilitador para aqueles que pretendem trabalhar com esta metodologia no ensino de química.La Metodología de Problematización con el Arco de Maguerez es una de las metodologías activas de aprendizaje que ha demostrado ser capaz de alcanzar los objetivos propuestos en la Base Curricular Común Nacional (BNCC). Tales recomendaciones engloban una enseñanza en la que se guíe a los estudiantes a problematizar sus realidades, con el fin de desarrollar diferentes habilidades, como el pensamiento crítico y participativo, que posibilite una educación integrada y contextualizada. Este artículo presenta una propuesta de secuencia didáctica en la que se utiliza la Metodología de Problematización con el Arco de Maguerez, dirigida a la enseñanza de la química, integrando las temáticas de polímeros y medio ambiente. Se intentó desarrollar diversas actividades didácticas, centradas en el estudio y la búsqueda de soluciones a problemas encontrados en la realidad, abarcando todas las etapas del Arco de Maguerez. Cada una de las etapas fue discutida de acuerdo a la literatura especializada. Se espera que este trabajo sirva de facilitador para quienes pretendan trabajar con esta metodología en la enseñanza de la química.The Methodology of Problematization with the of Maguerez Arc is one of the Active Methodologies that has shown itself to be able to achieve the pretensions proposed in the National Curricular Common Base. Such recommendations encompass a teaching in which students are guided to problematize their realities, in order to develop various skills, such as critical and participatory thinking, that enables an integrated and contextualized education. This Course Conclusion Work aimed to develop a teaching proposal through a didactic sequence in which the Problematization Methodology with the of Maguerez Arc is used, aimed at teaching chemistry, integrating the themes of polymers and the environment. We sought to develop various didactic activities, focused on the study and search for solutions to problems encountered in reality, contemplating all stages of Maguerez Arc. Each of the steps was discussed according to the literature. It is hoped that this work will serve as a facilitator for those who intend to work with this methodology in the teaching of chemistry.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1365310.36661/2595-4520.2023v6n6.13653Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 830-8502595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13653/9120Copyright (c) 2023 Lidiane Janaiara Carvalho Nascimento, Jorge Cardoso Messederhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Lidiane Janaiara CarvalhoMesseder, Jorge Cardoso2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13653Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros
Methodology of problematization with the Maguerez’s Archas a proposal in the teaching polymers
A metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez como proposta de ensino de Polímeros
title La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros
spellingShingle La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros
Nascimento, Lidiane Janaiara Carvalho
title_short La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros
title_full La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros
title_fullStr La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros
title_full_unstemmed La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros
title_sort La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros
author Nascimento, Lidiane Janaiara Carvalho
author_facet Nascimento, Lidiane Janaiara Carvalho
Messeder, Jorge Cardoso
author_role author
author2 Messeder, Jorge Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Lidiane Janaiara Carvalho
Messeder, Jorge Cardoso
description A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez é uma das metodologias ativas da aprendizagem que tem se mostrado capaz de alcançar as pretensões propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tais recomendações englobam um ensino em que os alunos são guiados a problematizarem suas realidades, a fim de desenvolver diversas habilidades, tais como o pensamento crítico e participativo, que possibilita uma educação integrada e contextualizada. Este artigo traz uma proposta de sequência didática em que se utiliza a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, voltada para o ensino de química, integrando as temáticas polímeros e meio ambiente. Buscou-se desenvolver diversas atividades didáticas, focadas no estudo e na busca de soluções para problemas encontrados na realidade, contemplando todas as etapas do Arco de Maguerez. Discutiu-se cada uma das etapas de acordo com a literatura especializada. Espera-se que este trabalho sirva como meio facilitador para aqueles que pretendem trabalhar com esta metodologia no ensino de química.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13653
10.36661/2595-4520.2023v6n6.13653
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13653
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13653/9120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Lidiane Janaiara Carvalho Nascimento, Jorge Cardoso Messeder
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Lidiane Janaiara Carvalho Nascimento, Jorge Cardoso Messeder
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 830-850
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614705704960