La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13653 |
Resumo: | A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez é uma das metodologias ativas da aprendizagem que tem se mostrado capaz de alcançar as pretensões propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tais recomendações englobam um ensino em que os alunos são guiados a problematizarem suas realidades, a fim de desenvolver diversas habilidades, tais como o pensamento crítico e participativo, que possibilita uma educação integrada e contextualizada. Este artigo traz uma proposta de sequência didática em que se utiliza a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, voltada para o ensino de química, integrando as temáticas polímeros e meio ambiente. Buscou-se desenvolver diversas atividades didáticas, focadas no estudo e na busca de soluções para problemas encontrados na realidade, contemplando todas as etapas do Arco de Maguerez. Discutiu-se cada uma das etapas de acordo com a literatura especializada. Espera-se que este trabalho sirva como meio facilitador para aqueles que pretendem trabalhar com esta metodologia no ensino de química. |
id |
UFFS-2_c0e5bd4891feb7c7569efb4d67f6e956 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13653 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímerosMethodology of problematization with the Maguerez’s Archas a proposal in the teaching polymersA metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez como proposta de ensino de PolímerosA Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez é uma das metodologias ativas da aprendizagem que tem se mostrado capaz de alcançar as pretensões propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tais recomendações englobam um ensino em que os alunos são guiados a problematizarem suas realidades, a fim de desenvolver diversas habilidades, tais como o pensamento crítico e participativo, que possibilita uma educação integrada e contextualizada. Este artigo traz uma proposta de sequência didática em que se utiliza a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, voltada para o ensino de química, integrando as temáticas polímeros e meio ambiente. Buscou-se desenvolver diversas atividades didáticas, focadas no estudo e na busca de soluções para problemas encontrados na realidade, contemplando todas as etapas do Arco de Maguerez. Discutiu-se cada uma das etapas de acordo com a literatura especializada. Espera-se que este trabalho sirva como meio facilitador para aqueles que pretendem trabalhar com esta metodologia no ensino de química.La Metodología de Problematización con el Arco de Maguerez es una de las metodologías activas de aprendizaje que ha demostrado ser capaz de alcanzar los objetivos propuestos en la Base Curricular Común Nacional (BNCC). Tales recomendaciones engloban una enseñanza en la que se guíe a los estudiantes a problematizar sus realidades, con el fin de desarrollar diferentes habilidades, como el pensamiento crítico y participativo, que posibilite una educación integrada y contextualizada. Este artículo presenta una propuesta de secuencia didáctica en la que se utiliza la Metodología de Problematización con el Arco de Maguerez, dirigida a la enseñanza de la química, integrando las temáticas de polímeros y medio ambiente. Se intentó desarrollar diversas actividades didácticas, centradas en el estudio y la búsqueda de soluciones a problemas encontrados en la realidad, abarcando todas las etapas del Arco de Maguerez. Cada una de las etapas fue discutida de acuerdo a la literatura especializada. Se espera que este trabajo sirva de facilitador para quienes pretendan trabajar con esta metodología en la enseñanza de la química.The Methodology of Problematization with the of Maguerez Arc is one of the Active Methodologies that has shown itself to be able to achieve the pretensions proposed in the National Curricular Common Base. Such recommendations encompass a teaching in which students are guided to problematize their realities, in order to develop various skills, such as critical and participatory thinking, that enables an integrated and contextualized education. This Course Conclusion Work aimed to develop a teaching proposal through a didactic sequence in which the Problematization Methodology with the of Maguerez Arc is used, aimed at teaching chemistry, integrating the themes of polymers and the environment. We sought to develop various didactic activities, focused on the study and search for solutions to problems encountered in reality, contemplating all stages of Maguerez Arc. Each of the steps was discussed according to the literature. It is hoped that this work will serve as a facilitator for those who intend to work with this methodology in the teaching of chemistry.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1365310.36661/2595-4520.2023v6n6.13653Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 830-8502595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13653/9120Copyright (c) 2023 Lidiane Janaiara Carvalho Nascimento, Jorge Cardoso Messederhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Lidiane Janaiara CarvalhoMesseder, Jorge Cardoso2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13653Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros Methodology of problematization with the Maguerez’s Archas a proposal in the teaching polymers A metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez como proposta de ensino de Polímeros |
title |
La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros |
spellingShingle |
La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros Nascimento, Lidiane Janaiara Carvalho |
title_short |
La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros |
title_full |
La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros |
title_fullStr |
La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros |
title_full_unstemmed |
La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros |
title_sort |
La metodología de problemización con el Arco de Maguerez como propuesta en la enseñanza de los polímeros |
author |
Nascimento, Lidiane Janaiara Carvalho |
author_facet |
Nascimento, Lidiane Janaiara Carvalho Messeder, Jorge Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Messeder, Jorge Cardoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Lidiane Janaiara Carvalho Messeder, Jorge Cardoso |
description |
A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez é uma das metodologias ativas da aprendizagem que tem se mostrado capaz de alcançar as pretensões propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tais recomendações englobam um ensino em que os alunos são guiados a problematizarem suas realidades, a fim de desenvolver diversas habilidades, tais como o pensamento crítico e participativo, que possibilita uma educação integrada e contextualizada. Este artigo traz uma proposta de sequência didática em que se utiliza a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, voltada para o ensino de química, integrando as temáticas polímeros e meio ambiente. Buscou-se desenvolver diversas atividades didáticas, focadas no estudo e na busca de soluções para problemas encontrados na realidade, contemplando todas as etapas do Arco de Maguerez. Discutiu-se cada uma das etapas de acordo com a literatura especializada. Espera-se que este trabalho sirva como meio facilitador para aqueles que pretendem trabalhar com esta metodologia no ensino de química. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13653 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13653 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13653 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n6.13653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13653/9120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Lidiane Janaiara Carvalho Nascimento, Jorge Cardoso Messeder http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Lidiane Janaiara Carvalho Nascimento, Jorge Cardoso Messeder http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 830-850 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221614705704960 |