Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura: um estado do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emanuelly Wouters
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sartori, Jerônimo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12124
Resumo: Este artigo tem relação com a complexidade que perpassa a formação inicial de professores e o próprio universo da educação escolar. O estudo representa parte dos procedimentos metodológicos traçados para uma investigação no Mestrado Profissional em Educação, com o objetivo de: “investigar teses e dissertações sobre a Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura entre os anos de 2008 e 2018”. O Estado do Conhecimento foi elaborado por meio da busca no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, no período de 2008-2018, tendo, como descritores: prática como componente curricular, saberes docentes e formação inicial de professores. Os achados mostram a relevância do Estado do Conhecimento e a escassez de pesquisas que tratem da prática como componente curricular articulada com a formação docente.
id UFFS-2_c3eb713e60db8377fe464fbf7ff958a6
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12124
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura: um estado do conhecimentoEste artigo tem relação com a complexidade que perpassa a formação inicial de professores e o próprio universo da educação escolar. O estudo representa parte dos procedimentos metodológicos traçados para uma investigação no Mestrado Profissional em Educação, com o objetivo de: “investigar teses e dissertações sobre a Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura entre os anos de 2008 e 2018”. O Estado do Conhecimento foi elaborado por meio da busca no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, no período de 2008-2018, tendo, como descritores: prática como componente curricular, saberes docentes e formação inicial de professores. Os achados mostram a relevância do Estado do Conhecimento e a escassez de pesquisas que tratem da prática como componente curricular articulada com a formação docente.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1212410.36661/2595-4520.2021v4i3.12124Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 257-272Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 3 (2021): Special Edition: I SSAPEC - South American Symposium on Science Education Research; 257-2722595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12124/7805Copyright (c) 2021 Emanuelly Wouters Silva, Jerônimo Sartorihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Emanuelly WoutersSartori, Jerônimo2024-08-01T12:06:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12124Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:06:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura: um estado do conhecimento
title Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura: um estado do conhecimento
spellingShingle Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura: um estado do conhecimento
Silva, Emanuelly Wouters
title_short Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura: um estado do conhecimento
title_full Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura: um estado do conhecimento
title_fullStr Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura: um estado do conhecimento
title_full_unstemmed Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura: um estado do conhecimento
title_sort Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura: um estado do conhecimento
author Silva, Emanuelly Wouters
author_facet Silva, Emanuelly Wouters
Sartori, Jerônimo
author_role author
author2 Sartori, Jerônimo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emanuelly Wouters
Sartori, Jerônimo
description Este artigo tem relação com a complexidade que perpassa a formação inicial de professores e o próprio universo da educação escolar. O estudo representa parte dos procedimentos metodológicos traçados para uma investigação no Mestrado Profissional em Educação, com o objetivo de: “investigar teses e dissertações sobre a Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura entre os anos de 2008 e 2018”. O Estado do Conhecimento foi elaborado por meio da busca no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, no período de 2008-2018, tendo, como descritores: prática como componente curricular, saberes docentes e formação inicial de professores. Os achados mostram a relevância do Estado do Conhecimento e a escassez de pesquisas que tratem da prática como componente curricular articulada com a formação docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12124
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12124
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12124
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12124/7805
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Emanuelly Wouters Silva, Jerônimo Sartori
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Emanuelly Wouters Silva, Jerônimo Sartori
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 257-272
Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 3 (2021): Special Edition: I SSAPEC - South American Symposium on Science Education Research; 257-272
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1816704928606846976