As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Débora Silveira Barros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Eugenio, Benedito, Santos, José Jackson Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11315
Resumo: Este artigo tem por objetivo identificar as regras da prática pedagógica presentes no discurso pedagógico e materializado no currículo de Ciências na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como principal referencial teórico os estudos sociológicos de Basil Bernstein (1996), sobre o discurso pedagógico e os trabalhos qualitativa, do tipo estudo de caso. Para o levantamento dos dados, utilizamos os seguintes procedimentos: a observação participante; gravação em áudios das aulas; anotações em diário de campo; questionário socioeconômico e cultural com os alunos e entrevista semiestruturada com o professor. Os resultados apontam para as diversas relações sociológicas que caracterizam as dimensões instrucional da prática pedagógica do professor de Ciências no Programa Tempo Juvenil.
id UFFS-2_cdaf0ccb5edc2af1847dcb5bf39893bc
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11315
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e AdultosEste artigo tem por objetivo identificar as regras da prática pedagógica presentes no discurso pedagógico e materializado no currículo de Ciências na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como principal referencial teórico os estudos sociológicos de Basil Bernstein (1996), sobre o discurso pedagógico e os trabalhos qualitativa, do tipo estudo de caso. Para o levantamento dos dados, utilizamos os seguintes procedimentos: a observação participante; gravação em áudios das aulas; anotações em diário de campo; questionário socioeconômico e cultural com os alunos e entrevista semiestruturada com o professor. Os resultados apontam para as diversas relações sociológicas que caracterizam as dimensões instrucional da prática pedagógica do professor de Ciências no Programa Tempo Juvenil.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1131510.36661/2595-4520.2020v3i5.11315Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 227-2482595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11315/7612Copyright (c) 2020 Débora Silveira Barros Bezerra, Benedito Eugenio, José Jackson Reis Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Débora Silveira BarrosEugenio, BeneditoSantos, José Jackson Reis2021-07-13T05:22:09Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11315Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:09Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
title As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
Bezerra, Débora Silveira Barros
title_short As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
title_full As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
title_sort As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
author Bezerra, Débora Silveira Barros
author_facet Bezerra, Débora Silveira Barros
Eugenio, Benedito
Santos, José Jackson Reis
author_role author
author2 Eugenio, Benedito
Santos, José Jackson Reis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Débora Silveira Barros
Eugenio, Benedito
Santos, José Jackson Reis
description Este artigo tem por objetivo identificar as regras da prática pedagógica presentes no discurso pedagógico e materializado no currículo de Ciências na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como principal referencial teórico os estudos sociológicos de Basil Bernstein (1996), sobre o discurso pedagógico e os trabalhos qualitativa, do tipo estudo de caso. Para o levantamento dos dados, utilizamos os seguintes procedimentos: a observação participante; gravação em áudios das aulas; anotações em diário de campo; questionário socioeconômico e cultural com os alunos e entrevista semiestruturada com o professor. Os resultados apontam para as diversas relações sociológicas que caracterizam as dimensões instrucional da prática pedagógica do professor de Ciências no Programa Tempo Juvenil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11315
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11315
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11315
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11315/7612
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Débora Silveira Barros Bezerra, Benedito Eugenio, José Jackson Reis Santos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Débora Silveira Barros Bezerra, Benedito Eugenio, José Jackson Reis Santos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 227-248
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612417712128