As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11315 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo identificar as regras da prática pedagógica presentes no discurso pedagógico e materializado no currículo de Ciências na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como principal referencial teórico os estudos sociológicos de Basil Bernstein (1996), sobre o discurso pedagógico e os trabalhos qualitativa, do tipo estudo de caso. Para o levantamento dos dados, utilizamos os seguintes procedimentos: a observação participante; gravação em áudios das aulas; anotações em diário de campo; questionário socioeconômico e cultural com os alunos e entrevista semiestruturada com o professor. Os resultados apontam para as diversas relações sociológicas que caracterizam as dimensões instrucional da prática pedagógica do professor de Ciências no Programa Tempo Juvenil. |
id |
UFFS-2_cdaf0ccb5edc2af1847dcb5bf39893bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11315 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e AdultosEste artigo tem por objetivo identificar as regras da prática pedagógica presentes no discurso pedagógico e materializado no currículo de Ciências na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como principal referencial teórico os estudos sociológicos de Basil Bernstein (1996), sobre o discurso pedagógico e os trabalhos qualitativa, do tipo estudo de caso. Para o levantamento dos dados, utilizamos os seguintes procedimentos: a observação participante; gravação em áudios das aulas; anotações em diário de campo; questionário socioeconômico e cultural com os alunos e entrevista semiestruturada com o professor. Os resultados apontam para as diversas relações sociológicas que caracterizam as dimensões instrucional da prática pedagógica do professor de Ciências no Programa Tempo Juvenil.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1131510.36661/2595-4520.2020v3i5.11315Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 227-2482595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11315/7612Copyright (c) 2020 Débora Silveira Barros Bezerra, Benedito Eugenio, José Jackson Reis Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Débora Silveira BarrosEugenio, BeneditoSantos, José Jackson Reis2021-07-13T05:22:09Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11315Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:09Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos |
title |
As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos Bezerra, Débora Silveira Barros |
title_short |
As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos |
author |
Bezerra, Débora Silveira Barros |
author_facet |
Bezerra, Débora Silveira Barros Eugenio, Benedito Santos, José Jackson Reis |
author_role |
author |
author2 |
Eugenio, Benedito Santos, José Jackson Reis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Débora Silveira Barros Eugenio, Benedito Santos, José Jackson Reis |
description |
Este artigo tem por objetivo identificar as regras da prática pedagógica presentes no discurso pedagógico e materializado no currículo de Ciências na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como principal referencial teórico os estudos sociológicos de Basil Bernstein (1996), sobre o discurso pedagógico e os trabalhos qualitativa, do tipo estudo de caso. Para o levantamento dos dados, utilizamos os seguintes procedimentos: a observação participante; gravação em áudios das aulas; anotações em diário de campo; questionário socioeconômico e cultural com os alunos e entrevista semiestruturada com o professor. Os resultados apontam para as diversas relações sociológicas que caracterizam as dimensões instrucional da prática pedagógica do professor de Ciências no Programa Tempo Juvenil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11315 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11315 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11315 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11315/7612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Débora Silveira Barros Bezerra, Benedito Eugenio, José Jackson Reis Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Débora Silveira Barros Bezerra, Benedito Eugenio, José Jackson Reis Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 227-248 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612417712128 |