A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12105 |
Resumo: | Essa pesquisa, de conclusão de curso, objetivou verificar se uma sequência didática (SD), fundamentada nas ideias de Vigotski, pode propiciar contribuições para o processo de ensino e aprendizagem sobre anfíbios e sua importância ecológica. Para tal, esse trabalho foi desenvolvido com alunos de uma turma de sétimo ano de um colégio particular localizado em um município do Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados obtidos por registros escritos, desenhos e interações discursivas gravadas em áudio, foram avaliados mediante análise de seu conteúdo. Os resultados demonstraram que a SD contribuiu para elaboração, apropriação e evolução de conhecimentos relacionados às características diagnósticas dos anfíbios, ao habitat em que eles se encontram, assim como sua importância ecológica e a necessidade da conservação desses animais. |
id |
UFFS-2_f6dd21d8d6020cc3975f1c734f0ce35f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12105 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didáticaEssa pesquisa, de conclusão de curso, objetivou verificar se uma sequência didática (SD), fundamentada nas ideias de Vigotski, pode propiciar contribuições para o processo de ensino e aprendizagem sobre anfíbios e sua importância ecológica. Para tal, esse trabalho foi desenvolvido com alunos de uma turma de sétimo ano de um colégio particular localizado em um município do Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados obtidos por registros escritos, desenhos e interações discursivas gravadas em áudio, foram avaliados mediante análise de seu conteúdo. Os resultados demonstraram que a SD contribuiu para elaboração, apropriação e evolução de conhecimentos relacionados às características diagnósticas dos anfíbios, ao habitat em que eles se encontram, assim como sua importância ecológica e a necessidade da conservação desses animais.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1210510.36661/2595-4520.2021v4i6.12105Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 167-1862595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12105/8169Copyright (c) 2021 João Lucas Lago Canhete, Fernanda Zandonadi Ramoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCanhete, João Lucas LagoRamos, Fernanda Zandonadi2021-10-09T06:00:21Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12105Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:21Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática |
title |
A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática |
spellingShingle |
A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática Canhete, João Lucas Lago |
title_short |
A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática |
title_full |
A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática |
title_fullStr |
A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática |
title_full_unstemmed |
A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática |
title_sort |
A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática |
author |
Canhete, João Lucas Lago |
author_facet |
Canhete, João Lucas Lago Ramos, Fernanda Zandonadi |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Fernanda Zandonadi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canhete, João Lucas Lago Ramos, Fernanda Zandonadi |
description |
Essa pesquisa, de conclusão de curso, objetivou verificar se uma sequência didática (SD), fundamentada nas ideias de Vigotski, pode propiciar contribuições para o processo de ensino e aprendizagem sobre anfíbios e sua importância ecológica. Para tal, esse trabalho foi desenvolvido com alunos de uma turma de sétimo ano de um colégio particular localizado em um município do Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados obtidos por registros escritos, desenhos e interações discursivas gravadas em áudio, foram avaliados mediante análise de seu conteúdo. Os resultados demonstraram que a SD contribuiu para elaboração, apropriação e evolução de conhecimentos relacionados às características diagnósticas dos anfíbios, ao habitat em que eles se encontram, assim como sua importância ecológica e a necessidade da conservação desses animais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12105 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12105 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12105 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12105/8169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 João Lucas Lago Canhete, Fernanda Zandonadi Ramos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 João Lucas Lago Canhete, Fernanda Zandonadi Ramos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 167-186 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613210435584 |