A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canhete, João Lucas Lago
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ramos, Fernanda Zandonadi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12105
Resumo: Essa pesquisa, de conclusão de curso, objetivou verificar se uma sequência didática (SD), fundamentada nas ideias de Vigotski, pode propiciar contribuições para o processo de ensino e aprendizagem sobre anfíbios e sua importância ecológica. Para tal, esse trabalho foi desenvolvido com alunos de uma turma de sétimo ano de um colégio particular localizado em um município do Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados obtidos por registros escritos, desenhos e interações discursivas gravadas em áudio, foram avaliados mediante análise de seu conteúdo. Os resultados demonstraram que a SD contribuiu para elaboração, apropriação e evolução de conhecimentos relacionados às características diagnósticas dos anfíbios, ao habitat em que eles se encontram, assim como sua importância ecológica e a necessidade da conservação desses animais.
id UFFS-2_f6dd21d8d6020cc3975f1c734f0ce35f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12105
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didáticaEssa pesquisa, de conclusão de curso, objetivou verificar se uma sequência didática (SD), fundamentada nas ideias de Vigotski, pode propiciar contribuições para o processo de ensino e aprendizagem sobre anfíbios e sua importância ecológica. Para tal, esse trabalho foi desenvolvido com alunos de uma turma de sétimo ano de um colégio particular localizado em um município do Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados obtidos por registros escritos, desenhos e interações discursivas gravadas em áudio, foram avaliados mediante análise de seu conteúdo. Os resultados demonstraram que a SD contribuiu para elaboração, apropriação e evolução de conhecimentos relacionados às características diagnósticas dos anfíbios, ao habitat em que eles se encontram, assim como sua importância ecológica e a necessidade da conservação desses animais.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1210510.36661/2595-4520.2021v4i6.12105Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 167-1862595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12105/8169Copyright (c) 2021 João Lucas Lago Canhete, Fernanda Zandonadi Ramoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCanhete, João Lucas LagoRamos, Fernanda Zandonadi2021-10-09T06:00:21Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12105Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:21Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática
title A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática
spellingShingle A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática
Canhete, João Lucas Lago
title_short A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática
title_full A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática
title_fullStr A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática
title_full_unstemmed A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática
title_sort A importância dos anfíbios e suas características: aprendizagem por meio de uma sequência didática
author Canhete, João Lucas Lago
author_facet Canhete, João Lucas Lago
Ramos, Fernanda Zandonadi
author_role author
author2 Ramos, Fernanda Zandonadi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canhete, João Lucas Lago
Ramos, Fernanda Zandonadi
description Essa pesquisa, de conclusão de curso, objetivou verificar se uma sequência didática (SD), fundamentada nas ideias de Vigotski, pode propiciar contribuições para o processo de ensino e aprendizagem sobre anfíbios e sua importância ecológica. Para tal, esse trabalho foi desenvolvido com alunos de uma turma de sétimo ano de um colégio particular localizado em um município do Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados obtidos por registros escritos, desenhos e interações discursivas gravadas em áudio, foram avaliados mediante análise de seu conteúdo. Os resultados demonstraram que a SD contribuiu para elaboração, apropriação e evolução de conhecimentos relacionados às características diagnósticas dos anfíbios, ao habitat em que eles se encontram, assim como sua importância ecológica e a necessidade da conservação desses animais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12105
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12105
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12105
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12105/8169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 João Lucas Lago Canhete, Fernanda Zandonadi Ramos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 João Lucas Lago Canhete, Fernanda Zandonadi Ramos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 167-186
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613210435584