Lealdade: análise da produção científica brasileira na área de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fenner, Vanessa Unfriend
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1647
Resumo: Em um ambiente de negócios globalizado, marcado por mudanças tecnológicas, concorrenciais e de consumo, criar estratégias direcionadas para a preservação de clientes é essencial para qualquer organização. À medida que o setor empresarial percebeu a importância e os benefícios da retenção de clientes, o termo lealdade também passou a receber maior destaque na área acadêmica e científica. Nesse sentido, o intento deste trabalho consistiu em identificar as principais características dos estudos científicos brasileiros publicados em Marketing sobre o tema lealdade. Para o alcance deste objetivo, realizou-se um estudo bibliométrico aliado a análises qualitativas, incluindo a avaliação de modelos de mensuração presentes nos artigos pesquisados. Foram pesquisados artigos científicos publicados no período de 2010 a 2016, em periódicos científicos nacionais com ênfase em Administração (ROSA, 2016), cuja classificação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) seja igual ou superior a B2, e nos anais dos eventos Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa em Administração (EMA) e Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa em Administração (EnANPAD). A busca dos artigos ocorreu por meio de título e resumo, utilizando-se o termo “lealdade”. Foram analisados 59 estudos, adequados ao propósito da pesquisa e ao período desejado. Os resultados indicaram a predominância de estudos empíricos e quantitativos e, consequentemente, a necessidade de estudos qualitativos, capazes de fornecer informações mais detalhadas sobre o tema. Observou-se também a fragilidade das pesquisas empíricas com relação às técnicas de amostragem utilizadas, que foram predominantemente não probabilísticas, e no que se refere à ausência de justificativa e de sugestões para futuras pesquisas em alguns estudos. Por outro lado, o uso expressivo da estatística multivariada dentre as técnicas de análise de dados utilizadas revela a solidez dos estudos, assim como o grande número de artigos desenvolvidos em coautoria e de artigos que abordam a lealdade de forma mista, considerando tanto sua dimensão comportamental quanto atitudinal. A presença de modelos de mensuração em grande parte dos estudos também representa um aspecto favorável. Tanto os pontos fortes quanto as fragilidades detectadas devem ser analisadas para a realização de futuros estudos sobre o tema, a fim de suprir as carências ainda existentes neste campo da ciência.
id UFFS_f0f43f79bb36ce30ca41d66134792768
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1647
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Visentini, Monize SâmaraDalcin, DionéiaBattisti, Iara Denise EndruweitFenner, Vanessa Unfriend2016-11-162017-12-02T12:23:05Z2017-11-222017-12-02T12:23:05Z2016-11-16https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1647Em um ambiente de negócios globalizado, marcado por mudanças tecnológicas, concorrenciais e de consumo, criar estratégias direcionadas para a preservação de clientes é essencial para qualquer organização. À medida que o setor empresarial percebeu a importância e os benefícios da retenção de clientes, o termo lealdade também passou a receber maior destaque na área acadêmica e científica. Nesse sentido, o intento deste trabalho consistiu em identificar as principais características dos estudos científicos brasileiros publicados em Marketing sobre o tema lealdade. Para o alcance deste objetivo, realizou-se um estudo bibliométrico aliado a análises qualitativas, incluindo a avaliação de modelos de mensuração presentes nos artigos pesquisados. Foram pesquisados artigos científicos publicados no período de 2010 a 2016, em periódicos científicos nacionais com ênfase em Administração (ROSA, 2016), cuja classificação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) seja igual ou superior a B2, e nos anais dos eventos Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa em Administração (EMA) e Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa em Administração (EnANPAD). A busca dos artigos ocorreu por meio de título e resumo, utilizando-se o termo “lealdade”. Foram analisados 59 estudos, adequados ao propósito da pesquisa e ao período desejado. Os resultados indicaram a predominância de estudos empíricos e quantitativos e, consequentemente, a necessidade de estudos qualitativos, capazes de fornecer informações mais detalhadas sobre o tema. Observou-se também a fragilidade das pesquisas empíricas com relação às técnicas de amostragem utilizadas, que foram predominantemente não probabilísticas, e no que se refere à ausência de justificativa e de sugestões para futuras pesquisas em alguns estudos. Por outro lado, o uso expressivo da estatística multivariada dentre as técnicas de análise de dados utilizadas revela a solidez dos estudos, assim como o grande número de artigos desenvolvidos em coautoria e de artigos que abordam a lealdade de forma mista, considerando tanto sua dimensão comportamental quanto atitudinal. A presença de modelos de mensuração em grande parte dos estudos também representa um aspecto favorável. Tanto os pontos fortes quanto as fragilidades detectadas devem ser analisadas para a realização de futuros estudos sobre o tema, a fim de suprir as carências ainda existentes neste campo da ciência.In a globalized business environment, marked by technological, competitive and consumer changes, creating strategies aimed at customer preservation is essential for any organization. As the business sector realized the importance and benefits of customer retention, the term loyalty also became more prominent in the academic and scientific area. In this sense, the purpose of this work is to identify the main characteristics of the Brazilian scientific studies published in Marketing on the topic of loyalty. To achieve this goal, a bibliometric study was carried out in association with qualitative analyzes, including the evaluation of measurement models present in the researched articles. Scientific articles published in the period from 2010 to 2016 were published in national scientific journals with an emphasis on Administration (ROSA, 2016), whose classification by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) is equal to or greater than B2, and in the annals of the events Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa em Administração (EMA) and Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa em Administração (EnANPAD). The search for the articles occurred by means of title and abstract, using the term "loyalty". Fifty-nine studies were analyzed, adequate for the purpose of the research and the desired period. The results indicated the predominance of empirical and quantitative studies and, consequently, the need for qualitative studies capable of providing more detailed information on the subject. We also observed the fragility of the empirical researches regarding the sampling techniques used, which were predominantly non- probabilistic, and regarding the absence of justification and suggestions for future research in some studies. On the other hand, the expressive use of multivariate statistics among the data analysis techniques used reveals the robustness of the studies, as well as the large number of articles developed in co-authoring and articles dealing with mixed loyalty, considering both their behavioral dimension as well as attitudinal. The presence of measurement models in most of the studies also represents a favorable aspect. Both the strengths and weaknesses detected should be analyzed for future studies on the subject in order to fill the gaps still existing in this field of science.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-11-22T16:27:58Z No. of bitstreams: 1 FENNER.pdf: 3140024 bytes, checksum: 0f434c2d2f26929636d13e41cacac294 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-12-02T12:23:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FENNER.pdf: 3140024 bytes, checksum: 0f434c2d2f26929636d13e41cacac294 (MD5)Made available in DSpace on 2017-12-02T12:23:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FENNER.pdf: 3140024 bytes, checksum: 0f434c2d2f26929636d13e41cacac294 (MD5) Previous issue date: 2016-11-16porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus Cerro LargoBibliometriaRetenção de clientesEstratégia de marketingPlano de marketingEstudo de consumidoresLealdade: análise da produção científica brasileira na área de marketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1647/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALFENNER.pdfFENNER.pdfapplication/pdf3140024https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1647/1/FENNER.pdf0f434c2d2f26929636d13e41cacac294MD51prefix/16472018-10-26 17:20:42.257oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242018-10-26T19:20:42Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lealdade: análise da produção científica brasileira na área de marketing
title Lealdade: análise da produção científica brasileira na área de marketing
spellingShingle Lealdade: análise da produção científica brasileira na área de marketing
Fenner, Vanessa Unfriend
Bibliometria
Retenção de clientes
Estratégia de marketing
Plano de marketing
Estudo de consumidores
title_short Lealdade: análise da produção científica brasileira na área de marketing
title_full Lealdade: análise da produção científica brasileira na área de marketing
title_fullStr Lealdade: análise da produção científica brasileira na área de marketing
title_full_unstemmed Lealdade: análise da produção científica brasileira na área de marketing
title_sort Lealdade: análise da produção científica brasileira na área de marketing
author Fenner, Vanessa Unfriend
author_facet Fenner, Vanessa Unfriend
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Visentini, Monize Sâmara
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dalcin, Dionéia
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Battisti, Iara Denise Endruweit
dc.contributor.author.fl_str_mv Fenner, Vanessa Unfriend
contributor_str_mv Visentini, Monize Sâmara
Dalcin, Dionéia
Battisti, Iara Denise Endruweit
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliometria
Retenção de clientes
Estratégia de marketing
Plano de marketing
Estudo de consumidores
topic Bibliometria
Retenção de clientes
Estratégia de marketing
Plano de marketing
Estudo de consumidores
description Em um ambiente de negócios globalizado, marcado por mudanças tecnológicas, concorrenciais e de consumo, criar estratégias direcionadas para a preservação de clientes é essencial para qualquer organização. À medida que o setor empresarial percebeu a importância e os benefícios da retenção de clientes, o termo lealdade também passou a receber maior destaque na área acadêmica e científica. Nesse sentido, o intento deste trabalho consistiu em identificar as principais características dos estudos científicos brasileiros publicados em Marketing sobre o tema lealdade. Para o alcance deste objetivo, realizou-se um estudo bibliométrico aliado a análises qualitativas, incluindo a avaliação de modelos de mensuração presentes nos artigos pesquisados. Foram pesquisados artigos científicos publicados no período de 2010 a 2016, em periódicos científicos nacionais com ênfase em Administração (ROSA, 2016), cuja classificação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) seja igual ou superior a B2, e nos anais dos eventos Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa em Administração (EMA) e Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa em Administração (EnANPAD). A busca dos artigos ocorreu por meio de título e resumo, utilizando-se o termo “lealdade”. Foram analisados 59 estudos, adequados ao propósito da pesquisa e ao período desejado. Os resultados indicaram a predominância de estudos empíricos e quantitativos e, consequentemente, a necessidade de estudos qualitativos, capazes de fornecer informações mais detalhadas sobre o tema. Observou-se também a fragilidade das pesquisas empíricas com relação às técnicas de amostragem utilizadas, que foram predominantemente não probabilísticas, e no que se refere à ausência de justificativa e de sugestões para futuras pesquisas em alguns estudos. Por outro lado, o uso expressivo da estatística multivariada dentre as técnicas de análise de dados utilizadas revela a solidez dos estudos, assim como o grande número de artigos desenvolvidos em coautoria e de artigos que abordam a lealdade de forma mista, considerando tanto sua dimensão comportamental quanto atitudinal. A presença de modelos de mensuração em grande parte dos estudos também representa um aspecto favorável. Tanto os pontos fortes quanto as fragilidades detectadas devem ser analisadas para a realização de futuros estudos sobre o tema, a fim de suprir as carências ainda existentes neste campo da ciência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-02T12:23:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-22
2017-12-02T12:23:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1647
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Cerro Largo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1647/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1647/1/FENNER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
0f434c2d2f26929636d13e41cacac294
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809094601020014592