FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÃO ENTRE DISCURSOS, POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/25127 |
Resumo: | Os questionamentos sobre a formação de professores provocam inquietações para a produção de sentidos que permita uma compreensão e intervenção nos processos formativos. São processos impregnados de ideologias e valores, nem sempre percebidos, mas revelados nas práticas e nos discursos. O texto foca esta questão ressaltando as políticas que impactam a formação de professores no Brasil, e refletindo sobre os conceitos que incidem sobre o campo da formação docente. Toma autores contemporâneos e os resultados de pesquisas para fundamentar os argumentos que apresenta. |
id |
UFG-3_0a9b03c8ae23da77348fefa00000f614 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/25127 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÃO ENTRE DISCURSOS, POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICASformação de professorescursos de licenciaturaspolíticas educacionaistendências na formação docente.Os questionamentos sobre a formação de professores provocam inquietações para a produção de sentidos que permita uma compreensão e intervenção nos processos formativos. São processos impregnados de ideologias e valores, nem sempre percebidos, mas revelados nas práticas e nos discursos. O texto foca esta questão ressaltando as políticas que impactam a formação de professores no Brasil, e refletindo sobre os conceitos que incidem sobre o campo da formação docente. Toma autores contemporâneos e os resultados de pesquisas para fundamentar os argumentos que apresenta.Faculdade de Educação (UFG)2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/2512710.5216/ia.v38i1.25127Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 51-65Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 51-65Revista Inter-Ação; v. 38 n. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 51-651981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/25127/15119Fernandes, Cleoni Maria BarbosaDa Cunha, Maria Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-05T19:28:32Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/25127Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:33.573946Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÃO ENTRE DISCURSOS, POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÃO ENTRE DISCURSOS, POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÃO ENTRE DISCURSOS, POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS Fernandes, Cleoni Maria Barbosa formação de professores cursos de licenciaturas políticas educacionais tendências na formação docente. |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÃO ENTRE DISCURSOS, POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÃO ENTRE DISCURSOS, POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÃO ENTRE DISCURSOS, POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÃO ENTRE DISCURSOS, POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENSÃO ENTRE DISCURSOS, POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS |
author |
Fernandes, Cleoni Maria Barbosa |
author_facet |
Fernandes, Cleoni Maria Barbosa Da Cunha, Maria Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Da Cunha, Maria Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Cleoni Maria Barbosa Da Cunha, Maria Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores cursos de licenciaturas políticas educacionais tendências na formação docente. |
topic |
formação de professores cursos de licenciaturas políticas educacionais tendências na formação docente. |
description |
Os questionamentos sobre a formação de professores provocam inquietações para a produção de sentidos que permita uma compreensão e intervenção nos processos formativos. São processos impregnados de ideologias e valores, nem sempre percebidos, mas revelados nas práticas e nos discursos. O texto foca esta questão ressaltando as políticas que impactam a formação de professores no Brasil, e refletindo sobre os conceitos que incidem sobre o campo da formação docente. Toma autores contemporâneos e os resultados de pesquisas para fundamentar os argumentos que apresenta. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/25127 10.5216/ia.v38i1.25127 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/25127 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v38i1.25127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/25127/15119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 51-65 Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 51-65 Revista Inter-Ação; v. 38 n. 1 (2013): Formação, profissionalização docente e práticas educativas; 51-65 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762309107712 |