AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19508 |
Resumo: | O trabalho apresenta resultados da pesquisa sobre possível efetivação da ação educativa de cunho interdisciplinar no curso de Pedagogia. Após a introdução, retoma, de forma sucinta, indicações teóricas de Weber e Tragtenberg sobre o processo de racionalização moderno e suas implicações na educação disciplinar. Com base na investigação qualitativa fenomenológica, descreve as informações colhidas das alunas entrevistadas e, como resultado, compreende e interpreta que é muito difícil construir a ação pedagógica de cunho interdisciplinar no interior da instituição ancorada na disciplinarização. Finaliza apresentando breve síntese da análise da pesquisa e aponta estratégias para inverter o movimento disciplinar na educação. |
id |
UFG-3_59c7b8d0e1822e4c494126bdef6b1fbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/19508 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINARracionalidade disciplinarpedagogia burocráticainterdisciplinaridadeações pedagógicas dialógicas.O trabalho apresenta resultados da pesquisa sobre possível efetivação da ação educativa de cunho interdisciplinar no curso de Pedagogia. Após a introdução, retoma, de forma sucinta, indicações teóricas de Weber e Tragtenberg sobre o processo de racionalização moderno e suas implicações na educação disciplinar. Com base na investigação qualitativa fenomenológica, descreve as informações colhidas das alunas entrevistadas e, como resultado, compreende e interpreta que é muito difícil construir a ação pedagógica de cunho interdisciplinar no interior da instituição ancorada na disciplinarização. Finaliza apresentando breve síntese da análise da pesquisa e aponta estratégias para inverter o movimento disciplinar na educação.Faculdade de Educação (UFG)2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1950810.5216/ia.v38i3.19508Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 593-612Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 593-612Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 593-6121981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19508/15666Pinheiro Barros Neta, Maria da Anunciaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-07T18:41:09Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/19508Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:31.908556Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR |
title |
AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR |
spellingShingle |
AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR Pinheiro Barros Neta, Maria da Anunciação racionalidade disciplinar pedagogia burocrática interdisciplinaridade ações pedagógicas dialógicas. |
title_short |
AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR |
title_full |
AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR |
title_fullStr |
AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR |
title_full_unstemmed |
AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR |
title_sort |
AÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA: DESAFIO PARA SUPERAR A RACIONALIDADE DISCIPLINAR |
author |
Pinheiro Barros Neta, Maria da Anunciação |
author_facet |
Pinheiro Barros Neta, Maria da Anunciação |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro Barros Neta, Maria da Anunciação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
racionalidade disciplinar pedagogia burocrática interdisciplinaridade ações pedagógicas dialógicas. |
topic |
racionalidade disciplinar pedagogia burocrática interdisciplinaridade ações pedagógicas dialógicas. |
description |
O trabalho apresenta resultados da pesquisa sobre possível efetivação da ação educativa de cunho interdisciplinar no curso de Pedagogia. Após a introdução, retoma, de forma sucinta, indicações teóricas de Weber e Tragtenberg sobre o processo de racionalização moderno e suas implicações na educação disciplinar. Com base na investigação qualitativa fenomenológica, descreve as informações colhidas das alunas entrevistadas e, como resultado, compreende e interpreta que é muito difícil construir a ação pedagógica de cunho interdisciplinar no interior da instituição ancorada na disciplinarização. Finaliza apresentando breve síntese da análise da pesquisa e aponta estratégias para inverter o movimento disciplinar na educação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19508 10.5216/ia.v38i3.19508 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19508 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v38i3.19508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19508/15666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 593-612 Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 593-612 Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 593-612 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762274504704 |