BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41637 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é discutir a importância do fenômeno histórico e a historicidade, relacionando-os à educação e aprendizagem. Utilizei as teorias de Humberto Maturana e Paulo Freire, como princípios para a Biologia da Autonomia. Defendendo a ideia de uma educação e ensino de biologia, voltados para a formação humana tendo o estudante como sujeito/observador que interfere e age de maneira reflexiva e consciente no mundo em que vive, e que para isso, compreende a sua importância como sujeito histórico e que sua aprendizagem é um fenômeno observável a partir dessa concepção. |
id |
UFG-3_5d74f966650286cbbd5600e8a517480c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41637 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIAEnsino de BiologiaAprenderHistoricidadeFenômeno HistóricoO objetivo desse artigo é discutir a importância do fenômeno histórico e a historicidade, relacionando-os à educação e aprendizagem. Utilizei as teorias de Humberto Maturana e Paulo Freire, como princípios para a Biologia da Autonomia. Defendendo a ideia de uma educação e ensino de biologia, voltados para a formação humana tendo o estudante como sujeito/observador que interfere e age de maneira reflexiva e consciente no mundo em que vive, e que para isso, compreende a sua importância como sujeito histórico e que sua aprendizagem é um fenômeno observável a partir dessa concepção.Faculdade de Educação (UFG)2017-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4163710.5216/ia.v42i1.41637Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 159-175Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 159-175Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 159-1751981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41637/23212Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Herbert GomesInfante-Malachias, Maria Elena2017-06-09T13:32:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41637Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:42.818300Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA |
title |
BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA |
spellingShingle |
BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA da Silva, Herbert Gomes Ensino de Biologia Aprender Historicidade Fenômeno Histórico |
title_short |
BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA |
title_full |
BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA |
title_fullStr |
BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA |
title_sort |
BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA |
author |
da Silva, Herbert Gomes |
author_facet |
da Silva, Herbert Gomes Infante-Malachias, Maria Elena |
author_role |
author |
author2 |
Infante-Malachias, Maria Elena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Herbert Gomes Infante-Malachias, Maria Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Biologia Aprender Historicidade Fenômeno Histórico |
topic |
Ensino de Biologia Aprender Historicidade Fenômeno Histórico |
description |
O objetivo desse artigo é discutir a importância do fenômeno histórico e a historicidade, relacionando-os à educação e aprendizagem. Utilizei as teorias de Humberto Maturana e Paulo Freire, como princípios para a Biologia da Autonomia. Defendendo a ideia de uma educação e ensino de biologia, voltados para a formação humana tendo o estudante como sujeito/observador que interfere e age de maneira reflexiva e consciente no mundo em que vive, e que para isso, compreende a sua importância como sujeito histórico e que sua aprendizagem é um fenômeno observável a partir dessa concepção. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41637 10.5216/ia.v42i1.41637 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41637 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v42i1.41637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41637/23212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 159-175 Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 159-175 Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 159-175 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763011653632 |