BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Herbert Gomes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Infante-Malachias, Maria Elena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41637
Resumo: O objetivo desse artigo é discutir a importância do fenômeno histórico e a historicidade, relacionando-os à educação e aprendizagem. Utilizei as teorias de Humberto Maturana e Paulo Freire, como princípios para a Biologia da Autonomia.  Defendendo a ideia de uma educação e ensino de biologia, voltados para a formação humana tendo o estudante como sujeito/observador que interfere e age de maneira reflexiva e consciente no mundo em que vive, e que para isso, compreende a sua importância como sujeito histórico e que sua aprendizagem é um fenômeno observável a partir dessa concepção.
id UFG-3_5d74f966650286cbbd5600e8a517480c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41637
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIAEnsino de BiologiaAprenderHistoricidadeFenômeno HistóricoO objetivo desse artigo é discutir a importância do fenômeno histórico e a historicidade, relacionando-os à educação e aprendizagem. Utilizei as teorias de Humberto Maturana e Paulo Freire, como princípios para a Biologia da Autonomia.  Defendendo a ideia de uma educação e ensino de biologia, voltados para a formação humana tendo o estudante como sujeito/observador que interfere e age de maneira reflexiva e consciente no mundo em que vive, e que para isso, compreende a sua importância como sujeito histórico e que sua aprendizagem é um fenômeno observável a partir dessa concepção.Faculdade de Educação (UFG)2017-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4163710.5216/ia.v42i1.41637Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 159-175Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 159-175Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 159-1751981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41637/23212Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Herbert GomesInfante-Malachias, Maria Elena2017-06-09T13:32:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41637Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:42.818300Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
title BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
spellingShingle BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
da Silva, Herbert Gomes
Ensino de Biologia
Aprender
Historicidade
Fenômeno Histórico
title_short BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
title_full BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
title_fullStr BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
title_full_unstemmed BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
title_sort BIOLOGIA DA AUTONOMIA: A IMPORTÂNCIA DA TEMPORALIDADE DE FREIRE E DO FENÔMENO HISTÓRICO DE MATURANA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
author da Silva, Herbert Gomes
author_facet da Silva, Herbert Gomes
Infante-Malachias, Maria Elena
author_role author
author2 Infante-Malachias, Maria Elena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Herbert Gomes
Infante-Malachias, Maria Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Aprender
Historicidade
Fenômeno Histórico
topic Ensino de Biologia
Aprender
Historicidade
Fenômeno Histórico
description O objetivo desse artigo é discutir a importância do fenômeno histórico e a historicidade, relacionando-os à educação e aprendizagem. Utilizei as teorias de Humberto Maturana e Paulo Freire, como princípios para a Biologia da Autonomia.  Defendendo a ideia de uma educação e ensino de biologia, voltados para a formação humana tendo o estudante como sujeito/observador que interfere e age de maneira reflexiva e consciente no mundo em que vive, e que para isso, compreende a sua importância como sujeito histórico e que sua aprendizagem é um fenômeno observável a partir dessa concepção.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41637
10.5216/ia.v42i1.41637
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41637
identifier_str_mv 10.5216/ia.v42i1.41637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41637/23212
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 159-175
Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 159-175
Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 159-175
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763011653632