ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL DE JOVENS E ADULTOS, COM O CÓDIGO DO TRÂNSITO BRASILEIRO COMO TEMA GERADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant´Ana, Ruth Bernardes de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Daniel Wiler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44027
Resumo: O artigo trata de um curso de alfabetização de adultos, que buscou integrar elementos da pedagogia de Paulo Freire com o conhecimento de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), tendo como tema gerador do conhecimento o Código do Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo central consistiu na ampliação dos níveis de alfabetização/letramento de adultos dos setores populares, a fim de que estes desenvolvessem competências muito dependentes da leitura e compreensão de texto, tal como a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). As dificuldades de uma proposta pedagógica muito condicionada às TICs, baseada no “aprender a aprender” e na exigência de que o aluno estude o material em casa, é o principal elemento que problematizamos aqui.Palavras-chave: Educação, Adultos, Pedagogia de Paulo Freire, TICs.
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