ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL DE JOVENS E ADULTOS, COM O CÓDIGO DO TRÂNSITO BRASILEIRO COMO TEMA GERADOR
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44027 |
Resumo: | O artigo trata de um curso de alfabetização de adultos, que buscou integrar elementos da pedagogia de Paulo Freire com o conhecimento de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), tendo como tema gerador do conhecimento o Código do Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo central consistiu na ampliação dos níveis de alfabetização/letramento de adultos dos setores populares, a fim de que estes desenvolvessem competências muito dependentes da leitura e compreensão de texto, tal como a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). As dificuldades de uma proposta pedagógica muito condicionada às TICs, baseada no “aprender a aprender” e na exigência de que o aluno estude o material em casa, é o principal elemento que problematizamos aqui.Palavras-chave: Educação, Adultos, Pedagogia de Paulo Freire, TICs. |
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ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL DE JOVENS E ADULTOS, COM O CÓDIGO DO TRÂNSITO BRASILEIRO COMO TEMA GERADOReducaçãoadultosletramentopedagogiaPaulo FreireO artigo trata de um curso de alfabetização de adultos, que buscou integrar elementos da pedagogia de Paulo Freire com o conhecimento de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), tendo como tema gerador do conhecimento o Código do Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo central consistiu na ampliação dos níveis de alfabetização/letramento de adultos dos setores populares, a fim de que estes desenvolvessem competências muito dependentes da leitura e compreensão de texto, tal como a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). As dificuldades de uma proposta pedagógica muito condicionada às TICs, baseada no “aprender a aprender” e na exigência de que o aluno estude o material em casa, é o principal elemento que problematizamos aqui.Palavras-chave: Educação, Adultos, Pedagogia de Paulo Freire, TICs.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4402710.5216/ia.v42i3.44027Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 812-828Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 812-828Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 812-8281981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44027/26063Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSant´Ana, Ruth Bernardes deDias, Daniel Wiler2018-09-21T13:23:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/44027Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:44.770410Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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