Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4245 |
Resumo: | A fenomenologia da natureza de Goethe é a própria essência do pensamento sistêmico que Rudolf Steiner sistematizou na teoria da Pedagogia Waldorf. Este artigo aborda a aplicação prática da fenomenologia da natureza na experiência estética da sala de aula Waldorf, como objetivo para uma educação e percepção ecológica. A imagem recebe tratamento focal como elemento básico da experiência estética e sua repercussão no desenvolvimento da percepção ecológica infantil. O artigo apresenta o fundamento teórico do fenômeno da vida vegetal baseado na metamorfose das plantas de Goethe e nas concepções de Steiner que estruturam a antroposofia, e sua aplicação prática no segundo ano do ensino fundamental da Pedagogia Waldorf. |
id |
UFG-3_bfea25763c1ba2012fa0c471f321a159 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/4245 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção EcológicaA fenomenologia da natureza de Goethe é a própria essência do pensamento sistêmico que Rudolf Steiner sistematizou na teoria da Pedagogia Waldorf. Este artigo aborda a aplicação prática da fenomenologia da natureza na experiência estética da sala de aula Waldorf, como objetivo para uma educação e percepção ecológica. A imagem recebe tratamento focal como elemento básico da experiência estética e sua repercussão no desenvolvimento da percepção ecológica infantil. O artigo apresenta o fundamento teórico do fenômeno da vida vegetal baseado na metamorfose das plantas de Goethe e nas concepções de Steiner que estruturam a antroposofia, e sua aplicação prática no segundo ano do ensino fundamental da Pedagogia Waldorf.Faculdade de Educação (UFG)2008-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/424510.5216/ia.v33i1.4245Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 1 (2008): Educação e ecologia; 103-116Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 1 (2008): Educação e ecologia; 103-116Revista Inter-Ação; v. 33 n. 1 (2008): Educação e ecologia; 103-1161981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4245/4175Jr, Jonas Bachinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:01:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/4245Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:22.202742Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica |
title |
Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica |
spellingShingle |
Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica Jr, Jonas Bach |
title_short |
Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica |
title_full |
Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica |
title_fullStr |
Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica |
title_full_unstemmed |
Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica |
title_sort |
Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica |
author |
Jr, Jonas Bach |
author_facet |
Jr, Jonas Bach |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jr, Jonas Bach |
description |
A fenomenologia da natureza de Goethe é a própria essência do pensamento sistêmico que Rudolf Steiner sistematizou na teoria da Pedagogia Waldorf. Este artigo aborda a aplicação prática da fenomenologia da natureza na experiência estética da sala de aula Waldorf, como objetivo para uma educação e percepção ecológica. A imagem recebe tratamento focal como elemento básico da experiência estética e sua repercussão no desenvolvimento da percepção ecológica infantil. O artigo apresenta o fundamento teórico do fenômeno da vida vegetal baseado na metamorfose das plantas de Goethe e nas concepções de Steiner que estruturam a antroposofia, e sua aplicação prática no segundo ano do ensino fundamental da Pedagogia Waldorf. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4245 10.5216/ia.v33i1.4245 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4245 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v33i1.4245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4245/4175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 1 (2008): Educação e ecologia; 103-116 Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 1 (2008): Educação e ecologia; 103-116 Revista Inter-Ação; v. 33 n. 1 (2008): Educação e ecologia; 103-116 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874761499607040 |