IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Luciana Pacheco Pacheco
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1255
Resumo: A apreensão dos sentidos dados na atualidade à problemática vivida pelos sujeitos evidencia três diferentes concepções nos discursos da escola sobrediversidade, três formações ideológicas que bem caracterizam as atitudeshumanas diante da diferença: a da exclusão, a da integração e a da inclusão, identificados, respectivamente, como os paradigmas do isolamento, da visibilidade e da acessibilidade, sendo que cada uma delas implica em um olhar sobre o processo pedagógico. Temos, pois, a coexistência de três formações discursivas no processo pedagógico: a educação que “nega” a existência do outro; a que abriga e “enforma” o outro; e a que vive a “complexidade” do/no cotidiano em sua diversidade e riqueza.
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