IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1255 |
Resumo: | A apreensão dos sentidos dados na atualidade à problemática vivida pelos sujeitos evidencia três diferentes concepções nos discursos da escola sobrediversidade, três formações ideológicas que bem caracterizam as atitudeshumanas diante da diferença: a da exclusão, a da integração e a da inclusão, identificados, respectivamente, como os paradigmas do isolamento, da visibilidade e da acessibilidade, sendo que cada uma delas implica em um olhar sobre o processo pedagógico. Temos, pois, a coexistência de três formações discursivas no processo pedagógico: a educação que “nega” a existência do outro; a que abriga e “enforma” o outro; e a que vive a “complexidade” do/no cotidiano em sua diversidade e riqueza. |
id |
UFG-3_fb5b46b89615ce2c1c87095dfbce5748 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1255 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICOA apreensão dos sentidos dados na atualidade à problemática vivida pelos sujeitos evidencia três diferentes concepções nos discursos da escola sobrediversidade, três formações ideológicas que bem caracterizam as atitudeshumanas diante da diferença: a da exclusão, a da integração e a da inclusão, identificados, respectivamente, como os paradigmas do isolamento, da visibilidade e da acessibilidade, sendo que cada uma delas implica em um olhar sobre o processo pedagógico. Temos, pois, a coexistência de três formações discursivas no processo pedagógico: a educação que “nega” a existência do outro; a que abriga e “enforma” o outro; e a que vive a “complexidade” do/no cotidiano em sua diversidade e riqueza.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/125510.5216/ia.v31i2.1255Journal Inter-Ação; Vol. 31 No. 2 (2006): Educação inclusiva; 197-208Revista Inter Ação; Vol. 31 Núm. 2 (2006): Educação inclusiva; 197-208Revista Inter-Ação; v. 31 n. 2 (2006): Educação inclusiva; 197-2081981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1255/1285Marques, Luciana Pacheco Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:18:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1255Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:11.586727Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO |
title |
IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO |
spellingShingle |
IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO Marques, Luciana Pacheco Pacheco |
title_short |
IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO |
title_full |
IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO |
title_fullStr |
IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO |
title_full_unstemmed |
IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO |
title_sort |
IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO |
author |
Marques, Luciana Pacheco Pacheco |
author_facet |
Marques, Luciana Pacheco Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Luciana Pacheco Pacheco |
description |
A apreensão dos sentidos dados na atualidade à problemática vivida pelos sujeitos evidencia três diferentes concepções nos discursos da escola sobrediversidade, três formações ideológicas que bem caracterizam as atitudeshumanas diante da diferença: a da exclusão, a da integração e a da inclusão, identificados, respectivamente, como os paradigmas do isolamento, da visibilidade e da acessibilidade, sendo que cada uma delas implica em um olhar sobre o processo pedagógico. Temos, pois, a coexistência de três formações discursivas no processo pedagógico: a educação que “nega” a existência do outro; a que abriga e “enforma” o outro; e a que vive a “complexidade” do/no cotidiano em sua diversidade e riqueza. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1255 10.5216/ia.v31i2.1255 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1255 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v31i2.1255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1255/1285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 31 No. 2 (2006): Educação inclusiva; 197-208 Revista Inter Ação; Vol. 31 Núm. 2 (2006): Educação inclusiva; 197-208 Revista Inter-Ação; v. 31 n. 2 (2006): Educação inclusiva; 197-208 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874760846344192 |