O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44030 |
Resumo: | O presente trabalho se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica que pretendeu responder a um dos objetivos da dissertação de mestrado “O diálogo em Paulo Freire: uma análise a partir da Pedagogia do oprimido e da Pedagogia da esperança”, referente ao conceito de diálogo na Pedagogia da esperança. Para a sua realização foi utilizada a metodologia de analise de conteúdo que foi elaborada a partir das palavras e trechos que se relacionaram com os radicais dial. e diál. durante toda a obra. O diálogo na Pedagogia da esperança apresenta características que representam o contexto e a vivência do autor na escrita da Pedagogia do Oprimido e da referida obra aqui abordada, definindo-se como a grande transformação do mundo por meio da democracia, da unidade na diversidade, da/o professora/a, da consciência, do aprendizado e do silêncio. |
id |
UFG-3_fe8d0c13d2f25e9d887ab3191dc1c61f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/44030 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIREdiálogodemocraciaeducaçãounidade na diversidadeO presente trabalho se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica que pretendeu responder a um dos objetivos da dissertação de mestrado “O diálogo em Paulo Freire: uma análise a partir da Pedagogia do oprimido e da Pedagogia da esperança”, referente ao conceito de diálogo na Pedagogia da esperança. Para a sua realização foi utilizada a metodologia de analise de conteúdo que foi elaborada a partir das palavras e trechos que se relacionaram com os radicais dial. e diál. durante toda a obra. O diálogo na Pedagogia da esperança apresenta características que representam o contexto e a vivência do autor na escrita da Pedagogia do Oprimido e da referida obra aqui abordada, definindo-se como a grande transformação do mundo por meio da democracia, da unidade na diversidade, da/o professora/a, da consciência, do aprendizado e do silêncio.Faculdade de Educação (UFG)2017-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4403010.5216/ia.v42i1.44030Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 051-068Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 051-068Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 051-0681981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44030/23219Copyright (c) 2017 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGalli, Ernesto FerreiraBraga, Fabiana Marini2017-06-09T17:25:32Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/44030Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:44.832097Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE |
title |
O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE |
spellingShingle |
O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE Galli, Ernesto Ferreira diálogo democracia educação unidade na diversidade |
title_short |
O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE |
title_full |
O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE |
title_fullStr |
O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE |
title_full_unstemmed |
O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE |
title_sort |
O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE |
author |
Galli, Ernesto Ferreira |
author_facet |
Galli, Ernesto Ferreira Braga, Fabiana Marini |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Fabiana Marini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galli, Ernesto Ferreira Braga, Fabiana Marini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diálogo democracia educação unidade na diversidade |
topic |
diálogo democracia educação unidade na diversidade |
description |
O presente trabalho se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica que pretendeu responder a um dos objetivos da dissertação de mestrado “O diálogo em Paulo Freire: uma análise a partir da Pedagogia do oprimido e da Pedagogia da esperança”, referente ao conceito de diálogo na Pedagogia da esperança. Para a sua realização foi utilizada a metodologia de analise de conteúdo que foi elaborada a partir das palavras e trechos que se relacionaram com os radicais dial. e diál. durante toda a obra. O diálogo na Pedagogia da esperança apresenta características que representam o contexto e a vivência do autor na escrita da Pedagogia do Oprimido e da referida obra aqui abordada, definindo-se como a grande transformação do mundo por meio da democracia, da unidade na diversidade, da/o professora/a, da consciência, do aprendizado e do silêncio. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44030 10.5216/ia.v42i1.44030 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44030 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v42i1.44030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44030/23219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 051-068 Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 051-068 Revista Inter-Ação; v. 42 n. 1 (2017): Paulo Freire: atualidade e contribuições político-pedagógicas; 051-068 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763056742400 |