NEOLIBERALISM AND EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61160 |
Resumo: | Este ensaio teórico objetiva problematizar o neoliberalismo a partir das contribuições de Michel Foucault, compreendendo-o como uma racionalidade que articula uma sofisticação do poder biopolítico. Se lança a tecer notas que almejam problematizar os recentes acontecimentos no nosso país, percebendo cada vez mais, pautas neoliberais se alargando dentro do campo da educação sob os signos do progresso e da inovação, onde o “Future-se” e “Novos Caminhos” enquanto programas neoliberais bolsonaristas, de um lado articula a defesa de uma privatização e a desnacionalização da educação pública e do outro fomenta ideários e práticas conservadoras e autoritárias. |
id |
UFG-3_fec1420f0f51019e4083f6b82735eb73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/61160 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NEOLIBERALISM AND EDUCATIONNEOLIBERALISMO Y EDUCACIÓNNEOLIBERALISME ET EDUCATIONNEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: NOTAS DE UMA RACIONALIDADE EXCLUDENTEEste ensaio teórico objetiva problematizar o neoliberalismo a partir das contribuições de Michel Foucault, compreendendo-o como uma racionalidade que articula uma sofisticação do poder biopolítico. Se lança a tecer notas que almejam problematizar os recentes acontecimentos no nosso país, percebendo cada vez mais, pautas neoliberais se alargando dentro do campo da educação sob os signos do progresso e da inovação, onde o “Future-se” e “Novos Caminhos” enquanto programas neoliberais bolsonaristas, de um lado articula a defesa de uma privatização e a desnacionalização da educação pública e do outro fomenta ideários e práticas conservadoras e autoritárias.Faculdade de Educação (UFG)2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6116010.5216/ia.v45i1.61160Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 123-133Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 123-133Revista Inter-Ação; v. 45 n. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 123-1331981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61160/34793Copyright (c) 2020 Robson Guedes Da Silva, Ana Flor Fernandes Rodrigues, Diogo Pedro da Silva Fernandes, Karina Mirian da Cruz Valença Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDa Silva, Robson GuedesRodrigues, Ana Flor FernandesFernandes, Diogo Pedro da SilvaAlves, Karina Mirian da Cruz Valença2020-05-15T19:42:55Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/61160Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:55.326676Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
NEOLIBERALISM AND EDUCATION NEOLIBERALISMO Y EDUCACIÓN NEOLIBERALISME ET EDUCATION NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: NOTAS DE UMA RACIONALIDADE EXCLUDENTE |
title |
NEOLIBERALISM AND EDUCATION |
spellingShingle |
NEOLIBERALISM AND EDUCATION Da Silva, Robson Guedes |
title_short |
NEOLIBERALISM AND EDUCATION |
title_full |
NEOLIBERALISM AND EDUCATION |
title_fullStr |
NEOLIBERALISM AND EDUCATION |
title_full_unstemmed |
NEOLIBERALISM AND EDUCATION |
title_sort |
NEOLIBERALISM AND EDUCATION |
author |
Da Silva, Robson Guedes |
author_facet |
Da Silva, Robson Guedes Rodrigues, Ana Flor Fernandes Fernandes, Diogo Pedro da Silva Alves, Karina Mirian da Cruz Valença |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Ana Flor Fernandes Fernandes, Diogo Pedro da Silva Alves, Karina Mirian da Cruz Valença |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Silva, Robson Guedes Rodrigues, Ana Flor Fernandes Fernandes, Diogo Pedro da Silva Alves, Karina Mirian da Cruz Valença |
description |
Este ensaio teórico objetiva problematizar o neoliberalismo a partir das contribuições de Michel Foucault, compreendendo-o como uma racionalidade que articula uma sofisticação do poder biopolítico. Se lança a tecer notas que almejam problematizar os recentes acontecimentos no nosso país, percebendo cada vez mais, pautas neoliberais se alargando dentro do campo da educação sob os signos do progresso e da inovação, onde o “Future-se” e “Novos Caminhos” enquanto programas neoliberais bolsonaristas, de um lado articula a defesa de uma privatização e a desnacionalização da educação pública e do outro fomenta ideários e práticas conservadoras e autoritárias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61160 10.5216/ia.v45i1.61160 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61160 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v45i1.61160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61160/34793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 123-133 Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 123-133 Revista Inter-Ação; v. 45 n. 1 (2020): Dossiê Neoliberalismo e Educação: ameaças à escolarização pública e democrática; 123-133 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874764018286592 |