O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martiny, Luis Eugênio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Florêncio, Samara Queiroz do Nascimento, Gomes-da-Silva, Pierre Normando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9769
Resumo: RESUMOO artigo apresenta uma análise qualitativa de conteúdo do Referencial Curricular do Rio Grande do Sul, específico do componente curricular Educação Física. A análise teve como fonte o próprio documento e a discussão ocorreu a partir da estratégia de emparelhamento, associando os núcleos de sentido com a teoria crítica do currículo da EF. Foi realizada uma discussão do conjunto de saberes apresentados e que poderão ser problematizados nas aulas de EF. O documento oferece uma organização pedagógica, uma progressão lógica e sistematizada dos conteúdos escolares, manifestando mapas conceituais e estratégias para o desenvolvimento dos saberes disciplinares e pedagógicos que poderão auxiliar no processo de intervenção do docente.  
id UFG-4_3380b030d98d1f690f179e1b336bbc70
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/9769
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDOCultura. Educação. Currículo.RESUMOO artigo apresenta uma análise qualitativa de conteúdo do Referencial Curricular do Rio Grande do Sul, específico do componente curricular Educação Física. A análise teve como fonte o próprio documento e a discussão ocorreu a partir da estratégia de emparelhamento, associando os núcleos de sentido com a teoria crítica do currículo da EF. Foi realizada uma discussão do conjunto de saberes apresentados e que poderão ser problematizados nas aulas de EF. O documento oferece uma organização pedagógica, uma progressão lógica e sistematizada dos conteúdos escolares, manifestando mapas conceituais e estratégias para o desenvolvimento dos saberes disciplinares e pedagógicos que poderão auxiliar no processo de intervenção do docente.  Universidade Federal de Goiás2011-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/976910.5216/rpp.v14i1.9769Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/9769/9144Martiny, Luis EugênioFlorêncio, Samara Queiroz do NascimentoGomes-da-Silva, Pierre Normandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:18:06Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/9769Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:40.512106Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO
title O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO
spellingShingle O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO
Martiny, Luis Eugênio
Cultura. Educação. Currículo.
title_short O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO
title_full O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO
title_fullStr O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO
title_full_unstemmed O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO
title_sort O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO
author Martiny, Luis Eugênio
author_facet Martiny, Luis Eugênio
Florêncio, Samara Queiroz do Nascimento
Gomes-da-Silva, Pierre Normando
author_role author
author2 Florêncio, Samara Queiroz do Nascimento
Gomes-da-Silva, Pierre Normando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martiny, Luis Eugênio
Florêncio, Samara Queiroz do Nascimento
Gomes-da-Silva, Pierre Normando
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura. Educação. Currículo.
topic Cultura. Educação. Currículo.
description RESUMOO artigo apresenta uma análise qualitativa de conteúdo do Referencial Curricular do Rio Grande do Sul, específico do componente curricular Educação Física. A análise teve como fonte o próprio documento e a discussão ocorreu a partir da estratégia de emparelhamento, associando os núcleos de sentido com a teoria crítica do currículo da EF. Foi realizada uma discussão do conjunto de saberes apresentados e que poderão ser problematizados nas aulas de EF. O documento oferece uma organização pedagógica, uma progressão lógica e sistematizada dos conteúdos escolares, manifestando mapas conceituais e estratégias para o desenvolvimento dos saberes disciplinares e pedagógicos que poderão auxiliar no processo de intervenção do docente.  
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9769
10.5216/rpp.v14i1.9769
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9769
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v14i1.9769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9769/9144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011)
Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874856248934400