O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9769 |
Resumo: | RESUMOO artigo apresenta uma análise qualitativa de conteúdo do Referencial Curricular do Rio Grande do Sul, específico do componente curricular Educação Física. A análise teve como fonte o próprio documento e a discussão ocorreu a partir da estratégia de emparelhamento, associando os núcleos de sentido com a teoria crítica do currículo da EF. Foi realizada uma discussão do conjunto de saberes apresentados e que poderão ser problematizados nas aulas de EF. O documento oferece uma organização pedagógica, uma progressão lógica e sistematizada dos conteúdos escolares, manifestando mapas conceituais e estratégias para o desenvolvimento dos saberes disciplinares e pedagógicos que poderão auxiliar no processo de intervenção do docente. |
id |
UFG-4_3380b030d98d1f690f179e1b336bbc70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/9769 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDOCultura. Educação. Currículo.RESUMOO artigo apresenta uma análise qualitativa de conteúdo do Referencial Curricular do Rio Grande do Sul, específico do componente curricular Educação Física. A análise teve como fonte o próprio documento e a discussão ocorreu a partir da estratégia de emparelhamento, associando os núcleos de sentido com a teoria crítica do currículo da EF. Foi realizada uma discussão do conjunto de saberes apresentados e que poderão ser problematizados nas aulas de EF. O documento oferece uma organização pedagógica, uma progressão lógica e sistematizada dos conteúdos escolares, manifestando mapas conceituais e estratégias para o desenvolvimento dos saberes disciplinares e pedagógicos que poderão auxiliar no processo de intervenção do docente. Universidade Federal de Goiás2011-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/976910.5216/rpp.v14i1.9769Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/9769/9144Martiny, Luis EugênioFlorêncio, Samara Queiroz do NascimentoGomes-da-Silva, Pierre Normandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:18:06Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/9769Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:40.512106Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO |
title |
O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO |
spellingShingle |
O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO Martiny, Luis Eugênio Cultura. Educação. Currículo. |
title_short |
O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO |
title_full |
O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO |
title_fullStr |
O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO |
title_full_unstemmed |
O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO |
title_sort |
O REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO |
author |
Martiny, Luis Eugênio |
author_facet |
Martiny, Luis Eugênio Florêncio, Samara Queiroz do Nascimento Gomes-da-Silva, Pierre Normando |
author_role |
author |
author2 |
Florêncio, Samara Queiroz do Nascimento Gomes-da-Silva, Pierre Normando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martiny, Luis Eugênio Florêncio, Samara Queiroz do Nascimento Gomes-da-Silva, Pierre Normando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura. Educação. Currículo. |
topic |
Cultura. Educação. Currículo. |
description |
RESUMOO artigo apresenta uma análise qualitativa de conteúdo do Referencial Curricular do Rio Grande do Sul, específico do componente curricular Educação Física. A análise teve como fonte o próprio documento e a discussão ocorreu a partir da estratégia de emparelhamento, associando os núcleos de sentido com a teoria crítica do currículo da EF. Foi realizada uma discussão do conjunto de saberes apresentados e que poderão ser problematizados nas aulas de EF. O documento oferece uma organização pedagógica, uma progressão lógica e sistematizada dos conteúdos escolares, manifestando mapas conceituais e estratégias para o desenvolvimento dos saberes disciplinares e pedagógicos que poderão auxiliar no processo de intervenção do docente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9769 10.5216/rpp.v14i1.9769 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9769 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v14i1.9769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9769/9144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 14 No. 1 (2011) Pensar a Prática; v. 14 n. 1 (2011) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874856248934400 |