PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42193 |
Resumo: | O artigo apresenta perspectivas pessoais e profissionais de licenciandos, a partir de vivências da formação inicial. É um estudo qualitativo em nível exploratório-descritivo, desenvolvido com 68 formandos dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física de uma instituição privada do Estado do Paraná. Foi utilizado questionário, sendo os dados tratados com análise de conteúdo. Os resultados indicam, o desejo de realização pessoal e profissional e de continuidade na profissão, embora explícito pensamento em optar por outra profissão, melhorias nas condições para o exercício profissional e aprofundamento de estudos sobre adversidades da escola. Sugere-se, investimentos em processos de intervenções preventivas sobre possíveis fatores indutores de mal-estar docente. |
id |
UFG-4_53985e4cf50128d73a4ee35c5b1a70a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/42193 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOSFormação Continuada. Estudantes. Docência.Formação inicial de docentesO artigo apresenta perspectivas pessoais e profissionais de licenciandos, a partir de vivências da formação inicial. É um estudo qualitativo em nível exploratório-descritivo, desenvolvido com 68 formandos dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física de uma instituição privada do Estado do Paraná. Foi utilizado questionário, sendo os dados tratados com análise de conteúdo. Os resultados indicam, o desejo de realização pessoal e profissional e de continuidade na profissão, embora explícito pensamento em optar por outra profissão, melhorias nas condições para o exercício profissional e aprofundamento de estudos sobre adversidades da escola. Sugere-se, investimentos em processos de intervenções preventivas sobre possíveis fatores indutores de mal-estar docente.Universidade Federal de Goiás2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4219310.5216/rpp.v20i3.42193Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/42193/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Adelar AparecidoStobaus, Claus DieterBaez, Marcio Alessandro CossioAhlert, Alvori2017-11-07T10:44:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/42193Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:14.197579Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS |
title |
PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS |
spellingShingle |
PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS Sampaio, Adelar Aparecido Formação Continuada. Estudantes. Docência. Formação inicial de docentes |
title_short |
PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS |
title_full |
PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS |
title_fullStr |
PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS |
title_full_unstemmed |
PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS |
title_sort |
PERSPECTIVAS DE REALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EM LICENCIANDOS |
author |
Sampaio, Adelar Aparecido |
author_facet |
Sampaio, Adelar Aparecido Stobaus, Claus Dieter Baez, Marcio Alessandro Cossio Ahlert, Alvori |
author_role |
author |
author2 |
Stobaus, Claus Dieter Baez, Marcio Alessandro Cossio Ahlert, Alvori |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Adelar Aparecido Stobaus, Claus Dieter Baez, Marcio Alessandro Cossio Ahlert, Alvori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada. Estudantes. Docência. Formação inicial de docentes |
topic |
Formação Continuada. Estudantes. Docência. Formação inicial de docentes |
description |
O artigo apresenta perspectivas pessoais e profissionais de licenciandos, a partir de vivências da formação inicial. É um estudo qualitativo em nível exploratório-descritivo, desenvolvido com 68 formandos dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física de uma instituição privada do Estado do Paraná. Foi utilizado questionário, sendo os dados tratados com análise de conteúdo. Os resultados indicam, o desejo de realização pessoal e profissional e de continuidade na profissão, embora explícito pensamento em optar por outra profissão, melhorias nas condições para o exercício profissional e aprofundamento de estudos sobre adversidades da escola. Sugere-se, investimentos em processos de intervenções preventivas sobre possíveis fatores indutores de mal-estar docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42193 10.5216/rpp.v20i3.42193 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42193 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v20i3.42193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42193/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017) Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858422632448 |