EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42732 |
Resumo: | A pesquisa versou sobre a existência ou não de influências das teorias pós-críticas nos currículos da Educação Física. Na tentativa de ampliar a compreensão, o presente estudo pretende identificar as características das teorias pós-críticas que delimitam sua singularidade. Para tanto, discutiram-se os fundamentos da teoria crítica, das teorias pós-críticas e das eventuais contribuições destas para o currículo da Educação Física. Também foi realizada uma análise de relatos de experiência produzidos pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar-GPEF da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP. Por fim observou-se que os professores que se orientam pelas teorias pós-críticas agem sobre a subjetividade dos seus alunos no que se refere à formação das identidades dos grupos culturais presentes na sociedade, sem pretender qualquer mudança macroestrutural da sociedade |
id |
UFG-4_a02057e7e8a068776878b94c0ad9e009 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/42732 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICATeoria críticaTeorias Pós-críticasEducação FísicaTeorias da EducaçãoA pesquisa versou sobre a existência ou não de influências das teorias pós-críticas nos currículos da Educação Física. Na tentativa de ampliar a compreensão, o presente estudo pretende identificar as características das teorias pós-críticas que delimitam sua singularidade. Para tanto, discutiram-se os fundamentos da teoria crítica, das teorias pós-críticas e das eventuais contribuições destas para o currículo da Educação Física. Também foi realizada uma análise de relatos de experiência produzidos pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar-GPEF da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP. Por fim observou-se que os professores que se orientam pelas teorias pós-críticas agem sobre a subjetividade dos seus alunos no que se refere à formação das identidades dos grupos culturais presentes na sociedade, sem pretender qualquer mudança macroestrutural da sociedadeUniversidade Federal de Goiás2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4273210.5216/rpp.v20i3.42732Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/42732/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessEto, JorgeNeira, Marcos Garcia2017-11-07T10:44:46Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/42732Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:15.260891Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Eto, Jorge Teoria crítica Teorias Pós-críticas Educação Física Teorias da Educação |
title_short |
EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
EM DEFESA DE UMA TEORIA PÓS-CRÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Eto, Jorge |
author_facet |
Eto, Jorge Neira, Marcos Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Neira, Marcos Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eto, Jorge Neira, Marcos Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria crítica Teorias Pós-críticas Educação Física Teorias da Educação |
topic |
Teoria crítica Teorias Pós-críticas Educação Física Teorias da Educação |
description |
A pesquisa versou sobre a existência ou não de influências das teorias pós-críticas nos currículos da Educação Física. Na tentativa de ampliar a compreensão, o presente estudo pretende identificar as características das teorias pós-críticas que delimitam sua singularidade. Para tanto, discutiram-se os fundamentos da teoria crítica, das teorias pós-críticas e das eventuais contribuições destas para o currículo da Educação Física. Também foi realizada uma análise de relatos de experiência produzidos pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar-GPEF da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP. Por fim observou-se que os professores que se orientam pelas teorias pós-críticas agem sobre a subjetividade dos seus alunos no que se refere à formação das identidades dos grupos culturais presentes na sociedade, sem pretender qualquer mudança macroestrutural da sociedade |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42732 10.5216/rpp.v20i3.42732 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42732 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v20i3.42732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42732/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017) Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858447798272 |