PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9263 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo analisar a perspectiva de professores responsáveis pelo componente curricular Educação Física sobre sua formação profissional para atuação em contextos educacionais inclusivos. Para tanto se apoiou no grupo focal, que contou com a participação de professoras da rede municipal de ensino de uma cidade paranaense. Os resultados encontrados indicam insatisfação em relação a suas qualificações profissionais para atuação em contextos inclusivos. Programas de formação continuada com caráter relacional, e que tenham os professores como protagonistas das reflexões/ações realizadas, podem contribuir para a superação das contradições enfrentadas na intervenção profissional em contextos educacionais pretensamente inclusivos. |
id |
UFG-4_b5a140624f677a3f86614c655552286a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/9263 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOSEducação FísicaPolíticas EducacionaisFormação ProfissionalInclusão Escolar4.09.00.00-2O estudo teve como objetivo analisar a perspectiva de professores responsáveis pelo componente curricular Educação Física sobre sua formação profissional para atuação em contextos educacionais inclusivos. Para tanto se apoiou no grupo focal, que contou com a participação de professoras da rede municipal de ensino de uma cidade paranaense. Os resultados encontrados indicam insatisfação em relação a suas qualificações profissionais para atuação em contextos inclusivos. Programas de formação continuada com caráter relacional, e que tenham os professores como protagonistas das reflexões/ações realizadas, podem contribuir para a superação das contradições enfrentadas na intervenção profissional em contextos educacionais pretensamente inclusivos.Universidade Federal de Goiás2010-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresGrupo focalapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/926310.5216/rpp.v13i3.9263Pensar a Prática; Vol. 13 No. 3 (2010)Pensar a Prática; v. 13 n. 3 (2010)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/9263/8389Cruz, Gilmar de CarvalhoSoriano, Jeane Barcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:17:34Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/9263Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:40.095609Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS |
title |
PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS |
spellingShingle |
PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS Cruz, Gilmar de Carvalho Educação Física Políticas Educacionais Formação Profissional Inclusão Escolar 4.09.00.00-2 |
title_short |
PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS |
title_full |
PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS |
title_fullStr |
PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS |
title_full_unstemmed |
PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS |
title_sort |
PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS |
author |
Cruz, Gilmar de Carvalho |
author_facet |
Cruz, Gilmar de Carvalho Soriano, Jeane Barcelos |
author_role |
author |
author2 |
Soriano, Jeane Barcelos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Gilmar de Carvalho Soriano, Jeane Barcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Políticas Educacionais Formação Profissional Inclusão Escolar 4.09.00.00-2 |
topic |
Educação Física Políticas Educacionais Formação Profissional Inclusão Escolar 4.09.00.00-2 |
description |
O estudo teve como objetivo analisar a perspectiva de professores responsáveis pelo componente curricular Educação Física sobre sua formação profissional para atuação em contextos educacionais inclusivos. Para tanto se apoiou no grupo focal, que contou com a participação de professoras da rede municipal de ensino de uma cidade paranaense. Os resultados encontrados indicam insatisfação em relação a suas qualificações profissionais para atuação em contextos inclusivos. Programas de formação continuada com caráter relacional, e que tenham os professores como protagonistas das reflexões/ações realizadas, podem contribuir para a superação das contradições enfrentadas na intervenção profissional em contextos educacionais pretensamente inclusivos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Grupo focal |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9263 10.5216/rpp.v13i3.9263 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9263 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v13i3.9263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9263/8389 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 13 No. 3 (2010) Pensar a Prática; v. 13 n. 3 (2010) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874856239497216 |