Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Carlos dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nery, Simone Silva Santos, Nunes, Agda Pereira, Simões, Regina Rovigati, Moreira, Wagner Wey, Brito, Aline de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
DOI: 10.5216/rpp.v22.51619
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619
Resumo: O estudo evidenciou as percepções dos professores de Educação Física formados pela UFPI, acerca dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. A pesquisa de origem qualitativa com objetivo descritivo, utilizou-se de uma entrevista estruturada aplicada a 55 professores. A interpretação foi via técnica de Elaboração de Unidades de Significado. Os resultados mostraram que os conhecimentos no campo da saúde foram pouco explorados (83,64%). Na educação, houve pouca exploração quanto aos processos pedagógicos (70,91%). Os conhecimentos e habilidades específicas valorizavam o saber-fazer (67,27%). Evidenciamos que houve fragilidades relacionadas aos conhecimentos adquiridos e percebemos pelas falas e argumentos dos sujeitos que tudo direcionava-se para um mesmo universo.
id UFG-4_ea469941a471c16f08f72f4589a8b58e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51619
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
spelling Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicialConhecimentosFormação ProfissionalPercepção.O estudo evidenciou as percepções dos professores de Educação Física formados pela UFPI, acerca dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. A pesquisa de origem qualitativa com objetivo descritivo, utilizou-se de uma entrevista estruturada aplicada a 55 professores. A interpretação foi via técnica de Elaboração de Unidades de Significado. Os resultados mostraram que os conhecimentos no campo da saúde foram pouco explorados (83,64%). Na educação, houve pouca exploração quanto aos processos pedagógicos (70,91%). Os conhecimentos e habilidades específicas valorizavam o saber-fazer (67,27%). Evidenciamos que houve fragilidades relacionadas aos conhecimentos adquiridos e percebemos pelas falas e argumentos dos sujeitos que tudo direcionava-se para um mesmo universo.Universidade Federal de Goiás2019-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5161910.5216/rpp.v22.51619Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619/32996Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José Carlos dosNery, Simone Silva SantosNunes, Agda PereiraSimões, Regina RovigatiMoreira, Wagner WeyBrito, Aline de Freitas2020-02-27T15:51:35Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51619Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2020-02-27T15:51:35Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
title Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
spellingShingle Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
Santos, José Carlos dos
Conhecimentos
Formação Profissional
Percepção.
Santos, José Carlos dos
Conhecimentos
Formação Profissional
Percepção.
title_short Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
title_full Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
title_fullStr Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
title_full_unstemmed Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
title_sort Formação de professores de Educação Física em ação: reflexos da formação inicial
author Santos, José Carlos dos
author_facet Santos, José Carlos dos
Santos, José Carlos dos
Nery, Simone Silva Santos
Nunes, Agda Pereira
Simões, Regina Rovigati
Moreira, Wagner Wey
Brito, Aline de Freitas
Nery, Simone Silva Santos
Nunes, Agda Pereira
Simões, Regina Rovigati
Moreira, Wagner Wey
Brito, Aline de Freitas
author_role author
author2 Nery, Simone Silva Santos
Nunes, Agda Pereira
Simões, Regina Rovigati
Moreira, Wagner Wey
Brito, Aline de Freitas
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Carlos dos
Nery, Simone Silva Santos
Nunes, Agda Pereira
Simões, Regina Rovigati
Moreira, Wagner Wey
Brito, Aline de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos
Formação Profissional
Percepção.
topic Conhecimentos
Formação Profissional
Percepção.
description O estudo evidenciou as percepções dos professores de Educação Física formados pela UFPI, acerca dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. A pesquisa de origem qualitativa com objetivo descritivo, utilizou-se de uma entrevista estruturada aplicada a 55 professores. A interpretação foi via técnica de Elaboração de Unidades de Significado. Os resultados mostraram que os conhecimentos no campo da saúde foram pouco explorados (83,64%). Na educação, houve pouca exploração quanto aos processos pedagógicos (70,91%). Os conhecimentos e habilidades específicas valorizavam o saber-fazer (67,27%). Evidenciamos que houve fragilidades relacionadas aos conhecimentos adquiridos e percebemos pelas falas e argumentos dos sujeitos que tudo direcionava-se para um mesmo universo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619
10.5216/rpp.v22.51619
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.51619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51619/32996
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1822181579199348736
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5216/rpp.v22.51619