A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signótica (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/sig/article/view/23692 |
Resumo: | Partindo dos conceitos de multiplicidade e circularidade da teoria sistêmica, analisou-se uma produção textual resultante de atividade aplicada em uma Sala de Recursos e refletiu-se sobre o desenvolvimento linguístico de um educando em situação de inclusão. A opção por esses conceitos, no processo de produção textual do aluno, e as concepções de inclusão, letramento(s) e sistemas semióticos fundamentam-se no conceito de linguagem como ação, pós-virada linguística. Os movimentos circulares desempenhados pelo aluno em sua atividade de produção textual reiteram a potencialidade da visão sistêmica sobre as linguagens e os letramentos como sistemas abertos em permanente mudança. |
id |
UFG-8_3738e856ece97c34e9e5526b87026bcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/23692 |
network_acronym_str |
UFG-8 |
network_name_str |
Signótica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusivasistemas semióticosletramentosescola inclusivaSala de Recursos multifuncional.Partindo dos conceitos de multiplicidade e circularidade da teoria sistêmica, analisou-se uma produção textual resultante de atividade aplicada em uma Sala de Recursos e refletiu-se sobre o desenvolvimento linguístico de um educando em situação de inclusão. A opção por esses conceitos, no processo de produção textual do aluno, e as concepções de inclusão, letramento(s) e sistemas semióticos fundamentam-se no conceito de linguagem como ação, pós-virada linguística. Os movimentos circulares desempenhados pelo aluno em sua atividade de produção textual reiteram a potencialidade da visão sistêmica sobre as linguagens e os letramentos como sistemas abertos em permanente mudança.Universidade Federal de Goiás2014-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/2369210.5216/sig.v25i2.23692Signótica; Vol. 25 No. 2 (2013); 349-368Signótica; v. 25 n. 2 (2013); 349-3682316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/23692/15803Gomes, Raquel SalcedoFronza, Cátia de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-20T12:29:44Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/23692Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:57:12.363008Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva |
title |
A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva |
spellingShingle |
A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva Gomes, Raquel Salcedo sistemas semióticos letramentos escola inclusiva Sala de Recursos multifuncional. |
title_short |
A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva |
title_full |
A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva |
title_fullStr |
A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva |
title_full_unstemmed |
A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva |
title_sort |
A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva |
author |
Gomes, Raquel Salcedo |
author_facet |
Gomes, Raquel Salcedo Fronza, Cátia de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Fronza, Cátia de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Raquel Salcedo Fronza, Cátia de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sistemas semióticos letramentos escola inclusiva Sala de Recursos multifuncional. |
topic |
sistemas semióticos letramentos escola inclusiva Sala de Recursos multifuncional. |
description |
Partindo dos conceitos de multiplicidade e circularidade da teoria sistêmica, analisou-se uma produção textual resultante de atividade aplicada em uma Sala de Recursos e refletiu-se sobre o desenvolvimento linguístico de um educando em situação de inclusão. A opção por esses conceitos, no processo de produção textual do aluno, e as concepções de inclusão, letramento(s) e sistemas semióticos fundamentam-se no conceito de linguagem como ação, pós-virada linguística. Os movimentos circulares desempenhados pelo aluno em sua atividade de produção textual reiteram a potencialidade da visão sistêmica sobre as linguagens e os letramentos como sistemas abertos em permanente mudança. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/23692 10.5216/sig.v25i2.23692 |
url |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/23692 |
identifier_str_mv |
10.5216/sig.v25i2.23692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/23692/15803 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signótica; Vol. 25 No. 2 (2013); 349-368 Signótica; v. 25 n. 2 (2013); 349-368 2316-3690 0103-7250 reponame:Signótica (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Signótica (Online) |
collection |
Signótica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
signotica@gmail.com |
_version_ |
1799875045446647808 |