A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Raquel Salcedo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fronza, Cátia de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signótica (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/23692
Resumo: Partindo dos conceitos de multiplicidade e circularidade da teoria sistêmica, analisou-se uma produção textual resultante de atividade aplicada em uma Sala de Recursos e refletiu-se sobre o desenvolvimento linguístico de um educando em situação de inclusão. A opção por esses conceitos, no processo de produção textual do aluno, e as concepções de inclusão, letramento(s) e sistemas semióticos fundamentam-se no conceito de linguagem como ação, pós-virada linguística. Os movimentos circulares desempenhados pelo aluno em sua atividade de produção textual reiteram a potencialidade da visão sistêmica sobre as linguagens e os letramentos como sistemas abertos em permanente mudança.
id UFG-8_3738e856ece97c34e9e5526b87026bcc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/23692
network_acronym_str UFG-8
network_name_str Signótica (Online)
repository_id_str
spelling A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusivasistemas semióticosletramentosescola inclusivaSala de Recursos multifuncional.Partindo dos conceitos de multiplicidade e circularidade da teoria sistêmica, analisou-se uma produção textual resultante de atividade aplicada em uma Sala de Recursos e refletiu-se sobre o desenvolvimento linguístico de um educando em situação de inclusão. A opção por esses conceitos, no processo de produção textual do aluno, e as concepções de inclusão, letramento(s) e sistemas semióticos fundamentam-se no conceito de linguagem como ação, pós-virada linguística. Os movimentos circulares desempenhados pelo aluno em sua atividade de produção textual reiteram a potencialidade da visão sistêmica sobre as linguagens e os letramentos como sistemas abertos em permanente mudança.Universidade Federal de Goiás2014-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/2369210.5216/sig.v25i2.23692Signótica; Vol. 25 No. 2 (2013); 349-368Signótica; v. 25 n. 2 (2013); 349-3682316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/23692/15803Gomes, Raquel SalcedoFronza, Cátia de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-20T12:29:44Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/23692Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:57:12.363008Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva
title A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva
spellingShingle A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva
Gomes, Raquel Salcedo
sistemas semióticos
letramentos
escola inclusiva
Sala de Recursos multifuncional.
title_short A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva
title_full A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva
title_fullStr A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva
title_full_unstemmed A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva
title_sort A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva
author Gomes, Raquel Salcedo
author_facet Gomes, Raquel Salcedo
Fronza, Cátia de Azevedo
author_role author
author2 Fronza, Cátia de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Raquel Salcedo
Fronza, Cátia de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv sistemas semióticos
letramentos
escola inclusiva
Sala de Recursos multifuncional.
topic sistemas semióticos
letramentos
escola inclusiva
Sala de Recursos multifuncional.
description Partindo dos conceitos de multiplicidade e circularidade da teoria sistêmica, analisou-se uma produção textual resultante de atividade aplicada em uma Sala de Recursos e refletiu-se sobre o desenvolvimento linguístico de um educando em situação de inclusão. A opção por esses conceitos, no processo de produção textual do aluno, e as concepções de inclusão, letramento(s) e sistemas semióticos fundamentam-se no conceito de linguagem como ação, pós-virada linguística. Os movimentos circulares desempenhados pelo aluno em sua atividade de produção textual reiteram a potencialidade da visão sistêmica sobre as linguagens e os letramentos como sistemas abertos em permanente mudança.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/23692
10.5216/sig.v25i2.23692
url https://revistas.ufg.br/sig/article/view/23692
identifier_str_mv 10.5216/sig.v25i2.23692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/23692/15803
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Signótica; Vol. 25 No. 2 (2013); 349-368
Signótica; v. 25 n. 2 (2013); 349-368
2316-3690
0103-7250
reponame:Signótica (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Signótica (Online)
collection Signótica (Online)
repository.name.fl_str_mv Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv signotica@gmail.com
_version_ 1799875045446647808