A Importância do marketing de relacionamento como veículo de promoção do agronegócio antes da porteira: um estudo de caso em uma empresa de sementes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, João Vitor Sanchez
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5760
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar o marketing de relacionamento como ferramenta estratégica para o processo de comercialização de insumos em uma empresa do agronegócio, por meio de um estudo de caso, buscou-se compreender como essas abordagens podem atender seus processos de mercado, bem como, de que maneira essas estratégias podem garantir a promoção de suas soluções frente ao mercado do agronegócio. O foco deste estudo concentrou-se na identificação dessas estratégias de marketing de relacionamento presentes no site da empresa, e na comparação dessas ferramentas com as diretrizes adotadas na literatura contemporânea. O procedimento metodológico incluiu um estudo de caso e uma revisão da literatura, abrangendo diferentes bases de dados científicas e periódicos relevantes na área de marketing de relacionamento. Após a identificação das estratégias, buscou-se nas revisões a compreensão dos potenciais benefícios que uma empresa que adote tais estratégias pode alcançar ao implementá-las. Verificou-se que esses benefícios são experimentados, e que, de fato, essas estratégias impulsionam de maneira notável os resultados de uma empresa.
id UFGD-2_3556099a81aebc3eaed19759e12166cb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/5760
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Dutra, Fábio Mascarenhashttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Almeida, Vera Luci dehttp://lattes.cnpq.br/8408015140460052http://lattes.cnpq.br/1228078579647705Andrade, João Vitor Sanchez2023-09-28T18:53:40Z2023-09-28T18:53:40Z2023-09-05ANDRADE, João Vitor Sanchez. A Importância do marketing de relacionamento como veículo de promoção do agronegócio antes da porteira: um estudo de caso em uma empresa de sementes. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5760O objetivo desta pesquisa foi analisar o marketing de relacionamento como ferramenta estratégica para o processo de comercialização de insumos em uma empresa do agronegócio, por meio de um estudo de caso, buscou-se compreender como essas abordagens podem atender seus processos de mercado, bem como, de que maneira essas estratégias podem garantir a promoção de suas soluções frente ao mercado do agronegócio. O foco deste estudo concentrou-se na identificação dessas estratégias de marketing de relacionamento presentes no site da empresa, e na comparação dessas ferramentas com as diretrizes adotadas na literatura contemporânea. O procedimento metodológico incluiu um estudo de caso e uma revisão da literatura, abrangendo diferentes bases de dados científicas e periódicos relevantes na área de marketing de relacionamento. Após a identificação das estratégias, buscou-se nas revisões a compreensão dos potenciais benefícios que uma empresa que adote tais estratégias pode alcançar ao implementá-las. Verificou-se que esses benefícios são experimentados, e que, de fato, essas estratégias impulsionam de maneira notável os resultados de uma empresa.The objective of this research was to analyze relationship marketing as a strategic tool for the input marketing process in an agribusiness company, through a case study, we sought to understand how these approaches can meet your market processes, as well as , how these strategies can guarantee the promotion of your solutions in the agribusiness market. The focus of this study was on identifying these relationship marketing strategies present on the company's website, and comparing these tools with the guidelines adopted in contemporary literature. The methodological procedure included a case study and a literature review, covering different scientific databases and relevant journals in the area of relationship marketing. After identifying the strategies, the reviews sought to understand the potential benefits that a company that adopts such strategies can achieve by implementing them. It was found that these benefits are experienced, and that, in fact, these strategies significantly boost a company's results.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-09-28T18:53:40Z No. of bitstreams: 1 JoãoVitorSanchezAndrade.pdf: 1368744 bytes, checksum: 86e704ac7532b18a9beaa58e46281569 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-28T18:53:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoãoVitorSanchezAndrade.pdf: 1368744 bytes, checksum: 86e704ac7532b18a9beaa58e46281569 (MD5) Previous issue date: 2023-09-05porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMarketingAgronegócioEstratégias de marketingAgribusinessMarketing strategiesA Importância do marketing de relacionamento como veículo de promoção do agronegócio antes da porteira: um estudo de caso em uma empresa de sementesThe Importance of relationship marketing as a vehicle for promoting agribusiness before the gate: a case study in a seed companyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTJoãoVitorSanchezAndrade.pdf.txtJoãoVitorSanchezAndrade.pdf.txtExtracted texttext/plain90106https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5760/3/Jo%c3%a3oVitorSanchezAndrade.pdf.txt58281aa96063e18c00d78b9b8c0f7d9aMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5760/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALJoãoVitorSanchezAndrade.pdfJoãoVitorSanchezAndrade.pdfapplication/pdf1368744https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5760/1/Jo%c3%a3oVitorSanchezAndrade.pdf86e704ac7532b18a9beaa58e46281569MD51prefix/57602023-09-29 01:10:19.025oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-29T05:10:19Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Importância do marketing de relacionamento como veículo de promoção do agronegócio antes da porteira: um estudo de caso em uma empresa de sementes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Importance of relationship marketing as a vehicle for promoting agribusiness before the gate: a case study in a seed company
title A Importância do marketing de relacionamento como veículo de promoção do agronegócio antes da porteira: um estudo de caso em uma empresa de sementes
spellingShingle A Importância do marketing de relacionamento como veículo de promoção do agronegócio antes da porteira: um estudo de caso em uma empresa de sementes
Andrade, João Vitor Sanchez
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing
Agronegócio
Estratégias de marketing
Agribusiness
Marketing strategies
title_short A Importância do marketing de relacionamento como veículo de promoção do agronegócio antes da porteira: um estudo de caso em uma empresa de sementes
title_full A Importância do marketing de relacionamento como veículo de promoção do agronegócio antes da porteira: um estudo de caso em uma empresa de sementes
title_fullStr A Importância do marketing de relacionamento como veículo de promoção do agronegócio antes da porteira: um estudo de caso em uma empresa de sementes
title_full_unstemmed A Importância do marketing de relacionamento como veículo de promoção do agronegócio antes da porteira: um estudo de caso em uma empresa de sementes
title_sort A Importância do marketing de relacionamento como veículo de promoção do agronegócio antes da porteira: um estudo de caso em uma empresa de sementes
author Andrade, João Vitor Sanchez
author_facet Andrade, João Vitor Sanchez
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dutra, Fábio Mascarenhas
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1193767417072889
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Viana, José Jair Soares
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727031233026272
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Almeida, Vera Luci de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8408015140460052
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1228078579647705
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, João Vitor Sanchez
contributor_str_mv Dutra, Fábio Mascarenhas
Viana, José Jair Soares
Almeida, Vera Luci de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing
Agronegócio
Estratégias de marketing
Agribusiness
Marketing strategies
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Agronegócio
Estratégias de marketing
dc.subject.eng.fl_str_mv Agribusiness
Marketing strategies
description O objetivo desta pesquisa foi analisar o marketing de relacionamento como ferramenta estratégica para o processo de comercialização de insumos em uma empresa do agronegócio, por meio de um estudo de caso, buscou-se compreender como essas abordagens podem atender seus processos de mercado, bem como, de que maneira essas estratégias podem garantir a promoção de suas soluções frente ao mercado do agronegócio. O foco deste estudo concentrou-se na identificação dessas estratégias de marketing de relacionamento presentes no site da empresa, e na comparação dessas ferramentas com as diretrizes adotadas na literatura contemporânea. O procedimento metodológico incluiu um estudo de caso e uma revisão da literatura, abrangendo diferentes bases de dados científicas e periódicos relevantes na área de marketing de relacionamento. Após a identificação das estratégias, buscou-se nas revisões a compreensão dos potenciais benefícios que uma empresa que adote tais estratégias pode alcançar ao implementá-las. Verificou-se que esses benefícios são experimentados, e que, de fato, essas estratégias impulsionam de maneira notável os resultados de uma empresa.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-28T18:53:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-28T18:53:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, João Vitor Sanchez. A Importância do marketing de relacionamento como veículo de promoção do agronegócio antes da porteira: um estudo de caso em uma empresa de sementes. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5760
identifier_str_mv ANDRADE, João Vitor Sanchez. A Importância do marketing de relacionamento como veículo de promoção do agronegócio antes da porteira: um estudo de caso em uma empresa de sementes. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5760/3/Jo%c3%a3oVitorSanchezAndrade.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5760/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5760/1/Jo%c3%a3oVitorSanchezAndrade.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 58281aa96063e18c00d78b9b8c0f7d9a
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
86e704ac7532b18a9beaa58e46281569
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042107066187776