Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3804 |
Resumo: | O presente trabalho tem o intuito de abordar através do estudo de campo realizado nos hotéis de Dourados/MS, qual a importância e a amplitude dada a ferramenta marketing de relacionamento na visão dos clientes (hóspedes) e dos gestores hoteleiros. Os resultados foram obtidos de acordo com a disponibilidade e aceitação dos proprietários desses estabelecimentos na cooperação para responder ao questionário destinado ao gestor do negócio e outro questionário destinado aos seus clientes. Diante dessa necessidade de aceitação, a pesquisa acabou se tornando um tanto limitado levando-se em consideração a influência que o setor exerce na cidade. Os crescimentos da cidade juntamente com o número de habitantes dessa os clientes tornaram-se mais exigente no momento da escolha, motivo pelo qual o marketing de relacionamento vem se encaixar perfeitamente a fim de destacar alguns diferenciais oferecidos por algum dos hotéis pesquisados e que acabam tendo grande influencia no retorno desse cliente aos serviços prestados. O tema abordado no presente trabalho é de extrema importância tendo em vista a grande necessidade do setor para a cidade, que recebe diariamente pessoas de diversas regiões, e tendo em vista sua rotina de trabalho, acabam usufruindo dos serviços hoteleiros, em alguns casos todas as semanas. Entretanto, a presente pesquisa é de suma importância para o meio em analise, tendo em vista o seu crescimento e por consequência a busca por meios que possam interferir na escolha do cliente, tendo como intuito maior a fidelidade da clientela. Sendo esse o motivo pelo qual o marketing de relacionamento tem grande relevância e o qual será estudado nos tópicos a seguir. |
id |
UFGD-2_6ac81913bcbc654cb2951dc4f66291c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/3804 |
network_acronym_str |
UFGD-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFGD |
repository_id_str |
2116 |
spelling |
Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Casarotto, Eduardo Luishttp://lattes.cnpq.br/4633102509901694Galão, Fabiano Palhareshttp://lattes.cnpq.br/7717775646024629http://lattes.cnpq.br/0907701986125438Paludo, Thiago Ozekoski2020-08-11T13:06:58Z2020-08-11T13:06:58Z2014-12-18PALUDO, Thiago Ozekoski. Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3804O presente trabalho tem o intuito de abordar através do estudo de campo realizado nos hotéis de Dourados/MS, qual a importância e a amplitude dada a ferramenta marketing de relacionamento na visão dos clientes (hóspedes) e dos gestores hoteleiros. Os resultados foram obtidos de acordo com a disponibilidade e aceitação dos proprietários desses estabelecimentos na cooperação para responder ao questionário destinado ao gestor do negócio e outro questionário destinado aos seus clientes. Diante dessa necessidade de aceitação, a pesquisa acabou se tornando um tanto limitado levando-se em consideração a influência que o setor exerce na cidade. Os crescimentos da cidade juntamente com o número de habitantes dessa os clientes tornaram-se mais exigente no momento da escolha, motivo pelo qual o marketing de relacionamento vem se encaixar perfeitamente a fim de destacar alguns diferenciais oferecidos por algum dos hotéis pesquisados e que acabam tendo grande influencia no retorno desse cliente aos serviços prestados. O tema abordado no presente trabalho é de extrema importância tendo em vista a grande necessidade do setor para a cidade, que recebe diariamente pessoas de diversas regiões, e tendo em vista sua rotina de trabalho, acabam usufruindo dos serviços hoteleiros, em alguns casos todas as semanas. Entretanto, a presente pesquisa é de suma importância para o meio em analise, tendo em vista o seu crescimento e por consequência a busca por meios que possam interferir na escolha do cliente, tendo como intuito maior a fidelidade da clientela. Sendo esse o motivo pelo qual o marketing de relacionamento tem grande relevância e o qual será estudado nos tópicos a seguir.This paper aims to address through the field of study in the hotels of Dourados/MS, which the importance and scope to the relationship marketing tool in the customer view (guests) and hoteliers. The results were obtained according to the availability and acceptance of the owners of these establishments in cooperation to respond to the questionnaire for the business manager and another questionnaire for their customers. Given this need for acceptance, the research turned out to be somewhat limited taking into account the influence that the sector has on the city. The city's growth along with the number of inhabitants that customers have become more demanding at the time of choice, why relationship marketing has fit perfectly to highlight some advantages offered by any of the surveyed hotels and end up having great influence on the return of client services rendered. The subject of this work is of utmost importance in view of the great need in the industry for the city, which receives daily people from different regions, and in view of their work routine, just enjoying the hotel services, in some cases all weeks. However, this research is of paramount importance for the medium being analyzed, considering their growth and therefore the search in ways that may interfere with the customer's choice, with the largest order the loyalty of customers. That being the reason why the relationship marketing has great relevance and which will be studied in the following topics.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-11T13:06:58Z No. of bitstreams: 1 ThiagoOzekoskiPaludo.pdf: 505407 bytes, checksum: 4874e3a38adb6911645bac2410fb6be5 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-11T13:06:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThiagoOzekoskiPaludo.pdf: 505407 bytes, checksum: 4874e3a38adb6911645bac2410fb6be5 (MD5) Previous issue date: 2014-12-18porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOHotelariaFidelização do clienteHospitality industryCustomer loyaltyFidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTThiagoOzekoskiPaludo.pdf.txtThiagoOzekoskiPaludo.pdf.txtExtracted texttext/plain96288https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3804/3/ThiagoOzekoskiPaludo.pdf.txt6742cf87c9d60ad8ae73dfec37884861MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3804/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALThiagoOzekoskiPaludo.pdfThiagoOzekoskiPaludo.pdfapplication/pdf505407https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3804/1/ThiagoOzekoskiPaludo.pdf4874e3a38adb6911645bac2410fb6be5MD51prefix/38042023-09-14 02:32:04.226oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:32:04Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS |
title |
Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS |
spellingShingle |
Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS Paludo, Thiago Ozekoski CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Hotelaria Fidelização do cliente Hospitality industry Customer loyalty |
title_short |
Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS |
title_full |
Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS |
title_fullStr |
Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS |
title_full_unstemmed |
Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS |
title_sort |
Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS |
author |
Paludo, Thiago Ozekoski |
author_facet |
Paludo, Thiago Ozekoski |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viana, José Jair Soares |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5727031233026272 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Casarotto, Eduardo Luis |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4633102509901694 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Galão, Fabiano Palhares |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7717775646024629 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0907701986125438 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paludo, Thiago Ozekoski |
contributor_str_mv |
Viana, José Jair Soares Casarotto, Eduardo Luis Galão, Fabiano Palhares |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Hotelaria Fidelização do cliente Hospitality industry Customer loyalty |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotelaria Fidelização do cliente |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Hospitality industry Customer loyalty |
description |
O presente trabalho tem o intuito de abordar através do estudo de campo realizado nos hotéis de Dourados/MS, qual a importância e a amplitude dada a ferramenta marketing de relacionamento na visão dos clientes (hóspedes) e dos gestores hoteleiros. Os resultados foram obtidos de acordo com a disponibilidade e aceitação dos proprietários desses estabelecimentos na cooperação para responder ao questionário destinado ao gestor do negócio e outro questionário destinado aos seus clientes. Diante dessa necessidade de aceitação, a pesquisa acabou se tornando um tanto limitado levando-se em consideração a influência que o setor exerce na cidade. Os crescimentos da cidade juntamente com o número de habitantes dessa os clientes tornaram-se mais exigente no momento da escolha, motivo pelo qual o marketing de relacionamento vem se encaixar perfeitamente a fim de destacar alguns diferenciais oferecidos por algum dos hotéis pesquisados e que acabam tendo grande influencia no retorno desse cliente aos serviços prestados. O tema abordado no presente trabalho é de extrema importância tendo em vista a grande necessidade do setor para a cidade, que recebe diariamente pessoas de diversas regiões, e tendo em vista sua rotina de trabalho, acabam usufruindo dos serviços hoteleiros, em alguns casos todas as semanas. Entretanto, a presente pesquisa é de suma importância para o meio em analise, tendo em vista o seu crescimento e por consequência a busca por meios que possam interferir na escolha do cliente, tendo como intuito maior a fidelidade da clientela. Sendo esse o motivo pelo qual o marketing de relacionamento tem grande relevância e o qual será estudado nos tópicos a seguir. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-11T13:06:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-11T13:06:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PALUDO, Thiago Ozekoski. Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3804 |
identifier_str_mv |
PALUDO, Thiago Ozekoski. Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. |
url |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFGD |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFGD instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFGD |
collection |
Repositório Institucional da UFGD |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3804/3/ThiagoOzekoskiPaludo.pdf.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3804/2/license.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3804/1/ThiagoOzekoskiPaludo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6742cf87c9d60ad8ae73dfec37884861 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 4874e3a38adb6911645bac2410fb6be5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813278397598531584 |