Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paludo, Thiago Ozekoski
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3804
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de abordar através do estudo de campo realizado nos hotéis de Dourados/MS, qual a importância e a amplitude dada a ferramenta marketing de relacionamento na visão dos clientes (hóspedes) e dos gestores hoteleiros. Os resultados foram obtidos de acordo com a disponibilidade e aceitação dos proprietários desses estabelecimentos na cooperação para responder ao questionário destinado ao gestor do negócio e outro questionário destinado aos seus clientes. Diante dessa necessidade de aceitação, a pesquisa acabou se tornando um tanto limitado levando-se em consideração a influência que o setor exerce na cidade. Os crescimentos da cidade juntamente com o número de habitantes dessa os clientes tornaram-se mais exigente no momento da escolha, motivo pelo qual o marketing de relacionamento vem se encaixar perfeitamente a fim de destacar alguns diferenciais oferecidos por algum dos hotéis pesquisados e que acabam tendo grande influencia no retorno desse cliente aos serviços prestados. O tema abordado no presente trabalho é de extrema importância tendo em vista a grande necessidade do setor para a cidade, que recebe diariamente pessoas de diversas regiões, e tendo em vista sua rotina de trabalho, acabam usufruindo dos serviços hoteleiros, em alguns casos todas as semanas. Entretanto, a presente pesquisa é de suma importância para o meio em analise, tendo em vista o seu crescimento e por consequência a busca por meios que possam interferir na escolha do cliente, tendo como intuito maior a fidelidade da clientela. Sendo esse o motivo pelo qual o marketing de relacionamento tem grande relevância e o qual será estudado nos tópicos a seguir.
id UFGD-2_6ac81913bcbc654cb2951dc4f66291c4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/3804
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Casarotto, Eduardo Luishttp://lattes.cnpq.br/4633102509901694Galão, Fabiano Palhareshttp://lattes.cnpq.br/7717775646024629http://lattes.cnpq.br/0907701986125438Paludo, Thiago Ozekoski2020-08-11T13:06:58Z2020-08-11T13:06:58Z2014-12-18PALUDO, Thiago Ozekoski. Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3804O presente trabalho tem o intuito de abordar através do estudo de campo realizado nos hotéis de Dourados/MS, qual a importância e a amplitude dada a ferramenta marketing de relacionamento na visão dos clientes (hóspedes) e dos gestores hoteleiros. Os resultados foram obtidos de acordo com a disponibilidade e aceitação dos proprietários desses estabelecimentos na cooperação para responder ao questionário destinado ao gestor do negócio e outro questionário destinado aos seus clientes. Diante dessa necessidade de aceitação, a pesquisa acabou se tornando um tanto limitado levando-se em consideração a influência que o setor exerce na cidade. Os crescimentos da cidade juntamente com o número de habitantes dessa os clientes tornaram-se mais exigente no momento da escolha, motivo pelo qual o marketing de relacionamento vem se encaixar perfeitamente a fim de destacar alguns diferenciais oferecidos por algum dos hotéis pesquisados e que acabam tendo grande influencia no retorno desse cliente aos serviços prestados. O tema abordado no presente trabalho é de extrema importância tendo em vista a grande necessidade do setor para a cidade, que recebe diariamente pessoas de diversas regiões, e tendo em vista sua rotina de trabalho, acabam usufruindo dos serviços hoteleiros, em alguns casos todas as semanas. Entretanto, a presente pesquisa é de suma importância para o meio em analise, tendo em vista o seu crescimento e por consequência a busca por meios que possam interferir na escolha do cliente, tendo como intuito maior a fidelidade da clientela. Sendo esse o motivo pelo qual o marketing de relacionamento tem grande relevância e o qual será estudado nos tópicos a seguir.This paper aims to address through the field of study in the hotels of Dourados/MS, which the importance and scope to the relationship marketing tool in the customer view (guests) and hoteliers. The results were obtained according to the availability and acceptance of the owners of these establishments in cooperation to respond to the questionnaire for the business manager and another questionnaire for their customers. Given this need for acceptance, the research turned out to be somewhat limited taking into account the influence that the sector has on the city. The city's growth along with the number of inhabitants that customers have become more demanding at the time of choice, why relationship marketing has fit perfectly to highlight some advantages offered by any of the surveyed hotels and end up having great influence on the return of client services rendered. The subject of this work is of utmost importance in view of the great need in the industry for the city, which receives daily people from different regions, and in view of their work routine, just enjoying the hotel services, in some cases all weeks. However, this research is of paramount importance for the medium being analyzed, considering their growth and therefore the search in ways that may interfere with the customer's choice, with the largest order the loyalty of customers. That being the reason why the relationship marketing has great relevance and which will be studied in the following topics.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-11T13:06:58Z No. of bitstreams: 1 ThiagoOzekoskiPaludo.pdf: 505407 bytes, checksum: 4874e3a38adb6911645bac2410fb6be5 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-11T13:06:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThiagoOzekoskiPaludo.pdf: 505407 bytes, checksum: 4874e3a38adb6911645bac2410fb6be5 (MD5) Previous issue date: 2014-12-18porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOHotelariaFidelização do clienteHospitality industryCustomer loyaltyFidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTThiagoOzekoskiPaludo.pdf.txtThiagoOzekoskiPaludo.pdf.txtExtracted texttext/plain96288https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3804/3/ThiagoOzekoskiPaludo.pdf.txt6742cf87c9d60ad8ae73dfec37884861MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3804/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALThiagoOzekoskiPaludo.pdfThiagoOzekoskiPaludo.pdfapplication/pdf505407https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3804/1/ThiagoOzekoskiPaludo.pdf4874e3a38adb6911645bac2410fb6be5MD51prefix/38042023-09-14 02:32:04.226oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:32:04Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS
title Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS
spellingShingle Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS
Paludo, Thiago Ozekoski
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Hotelaria
Fidelização do cliente
Hospitality industry
Customer loyalty
title_short Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS
title_full Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS
title_fullStr Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS
title_full_unstemmed Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS
title_sort Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS
author Paludo, Thiago Ozekoski
author_facet Paludo, Thiago Ozekoski
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, José Jair Soares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727031233026272
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Casarotto, Eduardo Luis
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4633102509901694
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Galão, Fabiano Palhares
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7717775646024629
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0907701986125438
dc.contributor.author.fl_str_mv Paludo, Thiago Ozekoski
contributor_str_mv Viana, José Jair Soares
Casarotto, Eduardo Luis
Galão, Fabiano Palhares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Hotelaria
Fidelização do cliente
Hospitality industry
Customer loyalty
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Fidelização do cliente
dc.subject.eng.fl_str_mv Hospitality industry
Customer loyalty
description O presente trabalho tem o intuito de abordar através do estudo de campo realizado nos hotéis de Dourados/MS, qual a importância e a amplitude dada a ferramenta marketing de relacionamento na visão dos clientes (hóspedes) e dos gestores hoteleiros. Os resultados foram obtidos de acordo com a disponibilidade e aceitação dos proprietários desses estabelecimentos na cooperação para responder ao questionário destinado ao gestor do negócio e outro questionário destinado aos seus clientes. Diante dessa necessidade de aceitação, a pesquisa acabou se tornando um tanto limitado levando-se em consideração a influência que o setor exerce na cidade. Os crescimentos da cidade juntamente com o número de habitantes dessa os clientes tornaram-se mais exigente no momento da escolha, motivo pelo qual o marketing de relacionamento vem se encaixar perfeitamente a fim de destacar alguns diferenciais oferecidos por algum dos hotéis pesquisados e que acabam tendo grande influencia no retorno desse cliente aos serviços prestados. O tema abordado no presente trabalho é de extrema importância tendo em vista a grande necessidade do setor para a cidade, que recebe diariamente pessoas de diversas regiões, e tendo em vista sua rotina de trabalho, acabam usufruindo dos serviços hoteleiros, em alguns casos todas as semanas. Entretanto, a presente pesquisa é de suma importância para o meio em analise, tendo em vista o seu crescimento e por consequência a busca por meios que possam interferir na escolha do cliente, tendo como intuito maior a fidelidade da clientela. Sendo esse o motivo pelo qual o marketing de relacionamento tem grande relevância e o qual será estudado nos tópicos a seguir.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-11T13:06:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-11T13:06:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PALUDO, Thiago Ozekoski. Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3804
identifier_str_mv PALUDO, Thiago Ozekoski. Fidelização do cliente tendo em vista o marketing relacionamento no setor hoteleiro na cidade de Dourados/MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3804/3/ThiagoOzekoskiPaludo.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3804/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3804/1/ThiagoOzekoskiPaludo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6742cf87c9d60ad8ae73dfec37884861
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
4874e3a38adb6911645bac2410fb6be5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813278397598531584