A Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3491 |
Resumo: | O presente trabalho visa apresentar o tema endomarketing e a sua contribuição no comprometimento organizacional, busca-se evidenciar a importância de se motivar, estimular, interagir, qualificar e consequentemente comprometer os clientes internos, ou seja, os funcionários, para que os mesmos possam prestar serviços que atenda os clientes externos. Para isso, foi realizado um estudo de caso dentro da empresa X, situado na região. O estudo de caso apresentado busca contextualizar de forma prática a aplicação das ações do endomarketing com a consequência do comprometimento. Para tanto foi aplicado questionários em dez funcionários para subsidiar com informações para as propostas apresentadas. De forma geral, a pesquisa procurou saber se a aplicação do endomarketing permite que funcionários dentro da empresa se disponham de um comprometimento com a mesma, e como resultado foi possível construir um perfil da empresa, e como os funcionários se admitem dentro da empresa. A análise possibilitou uma nova visão de como o uso apropriado das ferramentas dentro do universo de gestão de pessoas, pode alavancar os resultados da empresa. |
id |
UFGD-2_aaf1f7d0342042847b56ffca14652f98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/3491 |
network_acronym_str |
UFGD-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFGD |
repository_id_str |
2116 |
spelling |
Casarotto, Eduardo Luishttp://lattes.cnpq.br/4633102509901694Binotto, Erlainehttp://lattes.cnpq.br/5823505442014380Vasconcelos, Paulo Sérgiohttp://lattes.cnpq.br/1981297838530523http://lattes.cnpq.br/1901177429384480Lee, David2020-07-06T13:32:41Z2020-07-06T13:32:41Z2014LEE, David. A Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3491O presente trabalho visa apresentar o tema endomarketing e a sua contribuição no comprometimento organizacional, busca-se evidenciar a importância de se motivar, estimular, interagir, qualificar e consequentemente comprometer os clientes internos, ou seja, os funcionários, para que os mesmos possam prestar serviços que atenda os clientes externos. Para isso, foi realizado um estudo de caso dentro da empresa X, situado na região. O estudo de caso apresentado busca contextualizar de forma prática a aplicação das ações do endomarketing com a consequência do comprometimento. Para tanto foi aplicado questionários em dez funcionários para subsidiar com informações para as propostas apresentadas. De forma geral, a pesquisa procurou saber se a aplicação do endomarketing permite que funcionários dentro da empresa se disponham de um comprometimento com a mesma, e como resultado foi possível construir um perfil da empresa, e como os funcionários se admitem dentro da empresa. A análise possibilitou uma nova visão de como o uso apropriado das ferramentas dentro do universo de gestão de pessoas, pode alavancar os resultados da empresa.This paper presents the theme internal marketing and its contribution to the organizational commitment, we seek to highlight the importance of motivating, stimulating, interact, qualify and therefore compromise the internal customers, or employees, so that they can provide services that meets the external customers. For this, we conducted a case study within the company X, located in the region. The case study presented search context of practical application of the internal marketing actions with the result of the commitment. It was applied questionnaires in ten employees with information to support for the proposals submitted. Overall, the survey sought to determine whether the application of internal marketing allows employees within the company incorporating a commitment to it, and as a result it was possible to build a company profile, and how employees are allowed within the company. The analysis provided a new view of how the proper use of the tools within the people management universe, can leverage the company's results.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-06T13:32:41Z No. of bitstreams: 1 DavidLee.pdf: 806319 bytes, checksum: 4272ad89729b2577ea6145da849b0df0 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-06T13:32:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DavidLee.pdf: 806319 bytes, checksum: 4272ad89729b2577ea6145da849b0df0 (MD5) Previous issue date: 2014porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEndomarketingQualidade de vida no trabalhoCliente internoQuality of work lifeA Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTDavidLee.pdf.txtDavidLee.pdf.txtExtracted texttext/plain87452https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3491/3/DavidLee.pdf.txt570b7b997d3997d4d54c538782c33610MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3491/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALDavidLee.pdfDavidLee.pdfapplication/pdf806319https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3491/1/DavidLee.pdf4272ad89729b2577ea6145da849b0df0MD51prefix/34912023-09-14 02:26:39.835oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:26:39Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticos |
title |
A Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticos |
spellingShingle |
A Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticos Lee, David CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Endomarketing Qualidade de vida no trabalho Cliente interno Quality of work life |
title_short |
A Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticos |
title_full |
A Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticos |
title_fullStr |
A Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticos |
title_full_unstemmed |
A Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticos |
title_sort |
A Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticos |
author |
Lee, David |
author_facet |
Lee, David |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Casarotto, Eduardo Luis |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4633102509901694 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Binotto, Erlaine |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5823505442014380 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Vasconcelos, Paulo Sérgio |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1981297838530523 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1901177429384480 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lee, David |
contributor_str_mv |
Casarotto, Eduardo Luis Binotto, Erlaine Vasconcelos, Paulo Sérgio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Endomarketing Qualidade de vida no trabalho Cliente interno Quality of work life |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Endomarketing Qualidade de vida no trabalho Cliente interno |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Quality of work life |
description |
O presente trabalho visa apresentar o tema endomarketing e a sua contribuição no comprometimento organizacional, busca-se evidenciar a importância de se motivar, estimular, interagir, qualificar e consequentemente comprometer os clientes internos, ou seja, os funcionários, para que os mesmos possam prestar serviços que atenda os clientes externos. Para isso, foi realizado um estudo de caso dentro da empresa X, situado na região. O estudo de caso apresentado busca contextualizar de forma prática a aplicação das ações do endomarketing com a consequência do comprometimento. Para tanto foi aplicado questionários em dez funcionários para subsidiar com informações para as propostas apresentadas. De forma geral, a pesquisa procurou saber se a aplicação do endomarketing permite que funcionários dentro da empresa se disponham de um comprometimento com a mesma, e como resultado foi possível construir um perfil da empresa, e como os funcionários se admitem dentro da empresa. A análise possibilitou uma nova visão de como o uso apropriado das ferramentas dentro do universo de gestão de pessoas, pode alavancar os resultados da empresa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-06T13:32:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-06T13:32:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEE, David. A Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3491 |
identifier_str_mv |
LEE, David. A Relação do endomarketing com o comprometimento organizacional: estudo em uma empresa de serviços estéticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. |
url |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFGD |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFGD instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFGD |
collection |
Repositório Institucional da UFGD |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3491/3/DavidLee.pdf.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3491/2/license.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3491/1/DavidLee.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
570b7b997d3997d4d54c538782c33610 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 4272ad89729b2577ea6145da849b0df0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798042082665824256 |