Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17143 |
Resumo: | Este ensaio apresenta um estudo do Percurso Formativo (PFor) inserido nas ações do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos – LILA e do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação – LED. Objetiva-se apresentar e explicar o construto teórico dos letramentos acadêmico-científicos nas culturas disciplinares de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Economia, no intuito de compreender como o PFor é delineado no âmbito dessas e de outras áreas afins. O estudo justifica-se por ser uma temática relevante nas atuais investigações acerca de leitura, escrita e produção oral como práticas sociais situadas. Trata-se de uma investigação teórico-prática, com caráter qualitativo-interpretativista e fins explicativos. A geração de dados acontece por meio de revisão bibliográfica e de acervo documental. O método de abordagem é dialético, de cunho histórico, comparativo e monográfico, por se tratar de um estudo de caso. Os resultados alcançados apontam para o PFor como uma formação continuada que margeia a Sequência de Formação (Francescon; Cristovão; Tognato, 2018), expandindo as suas possibilidades, por ser espaço de colaboração ativa dos participantes e flexível para (re)adequar o processo com a inserção de temáticas, ferramentas e conceitos, conforme o surgimento de novas demandas. Espera-se que esta reflexão contribua para melhor compreender a natureza constitutiva do PFor, na perspectiva do LILA, auxiliando futuras ações em prol dos letramentos acadêmico-científicos. |
id |
UFGD-4_1c68d10383748f9c02f2498d37f7644e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17143 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinaresLetramentos Acadêmico-CientíficosPercurso FormativoCulturas DisciplinaresEste ensaio apresenta um estudo do Percurso Formativo (PFor) inserido nas ações do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos – LILA e do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação – LED. Objetiva-se apresentar e explicar o construto teórico dos letramentos acadêmico-científicos nas culturas disciplinares de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Economia, no intuito de compreender como o PFor é delineado no âmbito dessas e de outras áreas afins. O estudo justifica-se por ser uma temática relevante nas atuais investigações acerca de leitura, escrita e produção oral como práticas sociais situadas. Trata-se de uma investigação teórico-prática, com caráter qualitativo-interpretativista e fins explicativos. A geração de dados acontece por meio de revisão bibliográfica e de acervo documental. O método de abordagem é dialético, de cunho histórico, comparativo e monográfico, por se tratar de um estudo de caso. Os resultados alcançados apontam para o PFor como uma formação continuada que margeia a Sequência de Formação (Francescon; Cristovão; Tognato, 2018), expandindo as suas possibilidades, por ser espaço de colaboração ativa dos participantes e flexível para (re)adequar o processo com a inserção de temáticas, ferramentas e conceitos, conforme o surgimento de novas demandas. Espera-se que esta reflexão contribua para melhor compreender a natureza constitutiva do PFor, na perspectiva do LILA, auxiliando futuras ações em prol dos letramentos acadêmico-científicos.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2023-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartículo revisado por parespeer-reviewed articleartigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1714310.30612/raido.v17i44.17143Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 130-1471984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17143/9850Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida Vignoli, Jacqueline Sanches Kraemer, Márcia Adriana Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T18:59:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17143Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2023-12-14T18:59:42Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares |
title |
Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares |
spellingShingle |
Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida Letramentos Acadêmico-Científicos Percurso Formativo Culturas Disciplinares |
title_short |
Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares |
title_full |
Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares |
title_fullStr |
Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares |
title_full_unstemmed |
Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares |
title_sort |
Percurso formativo: uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares |
author |
Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida |
author_facet |
Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida Vignoli, Jacqueline Sanches Kraemer, Márcia Adriana Dias |
author_role |
author |
author2 |
Vignoli, Jacqueline Sanches Kraemer, Márcia Adriana Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida Vignoli, Jacqueline Sanches Kraemer, Márcia Adriana Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos Acadêmico-Científicos Percurso Formativo Culturas Disciplinares |
topic |
Letramentos Acadêmico-Científicos Percurso Formativo Culturas Disciplinares |
description |
Este ensaio apresenta um estudo do Percurso Formativo (PFor) inserido nas ações do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos – LILA e do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação – LED. Objetiva-se apresentar e explicar o construto teórico dos letramentos acadêmico-científicos nas culturas disciplinares de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Economia, no intuito de compreender como o PFor é delineado no âmbito dessas e de outras áreas afins. O estudo justifica-se por ser uma temática relevante nas atuais investigações acerca de leitura, escrita e produção oral como práticas sociais situadas. Trata-se de uma investigação teórico-prática, com caráter qualitativo-interpretativista e fins explicativos. A geração de dados acontece por meio de revisão bibliográfica e de acervo documental. O método de abordagem é dialético, de cunho histórico, comparativo e monográfico, por se tratar de um estudo de caso. Os resultados alcançados apontam para o PFor como uma formação continuada que margeia a Sequência de Formação (Francescon; Cristovão; Tognato, 2018), expandindo as suas possibilidades, por ser espaço de colaboração ativa dos participantes e flexível para (re)adequar o processo com a inserção de temáticas, ferramentas e conceitos, conforme o surgimento de novas demandas. Espera-se que esta reflexão contribua para melhor compreender a natureza constitutiva do PFor, na perspectiva do LILA, auxiliando futuras ações em prol dos letramentos acadêmico-científicos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artículo revisado por pares peer-reviewed article artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17143 10.30612/raido.v17i44.17143 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17143 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v17i44.17143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17143/9850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 130-147 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316388292493312 |