Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kersch, Dorotea Frank
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Fernando César dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5676
Resumo: A demanda crescente por cursos de formação de professores ocasionou o crescimento dos cursos de licenciatura a distância, os quais se tornaram o tipo de graduação em maior número nessa modalidade de ensino. Dentro deste grupo, o curso de Pedagogia é o que conta com maior número de inscritos. Nosso objetivo é identificar as concepções de trabalho acadêmico que três alunas de Pedagogia em EAD demonstram na elaboração de seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Além disso, procura-se verificar como a universidade se prepara para a oferta de seus cursos nessa modalidade: de um lado para desenvolver o letramento acadêmico de seus alunos e, por outro, evitar possíveis plágios. Na grade curricular do curso não há previsão de atividades acadêmicas que preparem os alunos para a escrita do trabalho final. Consequentemente, as alunas, com uma concepção equivocada do que seja um trabalho acadêmico e, para fazer o que a universidade lhes pede, recorrem ao plágio. Antes de criminalizar a atitude das alunas, entretanto, é necessário que as universidades revejam práticas de leitura e escrita, de modo especial na modalidade EAD e se preocupem com a qualidade dos cursos que ofertam.
id UFGD-4_1d2b59bb7e8da2f3b0f2fa398d8b6f44
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5676
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas?Escrita acadêmica. Plágio. Ensino a distância. Formação de professores.A demanda crescente por cursos de formação de professores ocasionou o crescimento dos cursos de licenciatura a distância, os quais se tornaram o tipo de graduação em maior número nessa modalidade de ensino. Dentro deste grupo, o curso de Pedagogia é o que conta com maior número de inscritos. Nosso objetivo é identificar as concepções de trabalho acadêmico que três alunas de Pedagogia em EAD demonstram na elaboração de seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Além disso, procura-se verificar como a universidade se prepara para a oferta de seus cursos nessa modalidade: de um lado para desenvolver o letramento acadêmico de seus alunos e, por outro, evitar possíveis plágios. Na grade curricular do curso não há previsão de atividades acadêmicas que preparem os alunos para a escrita do trabalho final. Consequentemente, as alunas, com uma concepção equivocada do que seja um trabalho acadêmico e, para fazer o que a universidade lhes pede, recorrem ao plágio. Antes de criminalizar a atitude das alunas, entretanto, é necessário que as universidades revejam práticas de leitura e escrita, de modo especial na modalidade EAD e se preocupem com a qualidade dos cursos que ofertam.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/567610.30612/raido.v11i25.5676Raído; v. 11 n. 25 (2017); 89-1081984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5676/3552Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKersch, Dorotea FrankSantos, Fernando César dos2019-07-02T17:27:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5676Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-02T17:27:19Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas?
title Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas?
spellingShingle Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas?
Kersch, Dorotea Frank
Escrita acadêmica. Plágio. Ensino a distância. Formação de professores.
title_short Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas?
title_full Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas?
title_fullStr Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas?
title_full_unstemmed Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas?
title_sort Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas?
author Kersch, Dorotea Frank
author_facet Kersch, Dorotea Frank
Santos, Fernando César dos
author_role author
author2 Santos, Fernando César dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kersch, Dorotea Frank
Santos, Fernando César dos
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita acadêmica. Plágio. Ensino a distância. Formação de professores.
topic Escrita acadêmica. Plágio. Ensino a distância. Formação de professores.
description A demanda crescente por cursos de formação de professores ocasionou o crescimento dos cursos de licenciatura a distância, os quais se tornaram o tipo de graduação em maior número nessa modalidade de ensino. Dentro deste grupo, o curso de Pedagogia é o que conta com maior número de inscritos. Nosso objetivo é identificar as concepções de trabalho acadêmico que três alunas de Pedagogia em EAD demonstram na elaboração de seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Além disso, procura-se verificar como a universidade se prepara para a oferta de seus cursos nessa modalidade: de um lado para desenvolver o letramento acadêmico de seus alunos e, por outro, evitar possíveis plágios. Na grade curricular do curso não há previsão de atividades acadêmicas que preparem os alunos para a escrita do trabalho final. Consequentemente, as alunas, com uma concepção equivocada do que seja um trabalho acadêmico e, para fazer o que a universidade lhes pede, recorrem ao plágio. Antes de criminalizar a atitude das alunas, entretanto, é necessário que as universidades revejam práticas de leitura e escrita, de modo especial na modalidade EAD e se preocupem com a qualidade dos cursos que ofertam.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5676
10.30612/raido.v11i25.5676
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5676
identifier_str_mv 10.30612/raido.v11i25.5676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5676/3552
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 11 n. 25 (2017); 89-108
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389903106048