Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5676 |
Resumo: | A demanda crescente por cursos de formação de professores ocasionou o crescimento dos cursos de licenciatura a distância, os quais se tornaram o tipo de graduação em maior número nessa modalidade de ensino. Dentro deste grupo, o curso de Pedagogia é o que conta com maior número de inscritos. Nosso objetivo é identificar as concepções de trabalho acadêmico que três alunas de Pedagogia em EAD demonstram na elaboração de seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Além disso, procura-se verificar como a universidade se prepara para a oferta de seus cursos nessa modalidade: de um lado para desenvolver o letramento acadêmico de seus alunos e, por outro, evitar possíveis plágios. Na grade curricular do curso não há previsão de atividades acadêmicas que preparem os alunos para a escrita do trabalho final. Consequentemente, as alunas, com uma concepção equivocada do que seja um trabalho acadêmico e, para fazer o que a universidade lhes pede, recorrem ao plágio. Antes de criminalizar a atitude das alunas, entretanto, é necessário que as universidades revejam práticas de leitura e escrita, de modo especial na modalidade EAD e se preocupem com a qualidade dos cursos que ofertam. |
id |
UFGD-4_1d2b59bb7e8da2f3b0f2fa398d8b6f44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5676 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas?Escrita acadêmica. Plágio. Ensino a distância. Formação de professores.A demanda crescente por cursos de formação de professores ocasionou o crescimento dos cursos de licenciatura a distância, os quais se tornaram o tipo de graduação em maior número nessa modalidade de ensino. Dentro deste grupo, o curso de Pedagogia é o que conta com maior número de inscritos. Nosso objetivo é identificar as concepções de trabalho acadêmico que três alunas de Pedagogia em EAD demonstram na elaboração de seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Além disso, procura-se verificar como a universidade se prepara para a oferta de seus cursos nessa modalidade: de um lado para desenvolver o letramento acadêmico de seus alunos e, por outro, evitar possíveis plágios. Na grade curricular do curso não há previsão de atividades acadêmicas que preparem os alunos para a escrita do trabalho final. Consequentemente, as alunas, com uma concepção equivocada do que seja um trabalho acadêmico e, para fazer o que a universidade lhes pede, recorrem ao plágio. Antes de criminalizar a atitude das alunas, entretanto, é necessário que as universidades revejam práticas de leitura e escrita, de modo especial na modalidade EAD e se preocupem com a qualidade dos cursos que ofertam.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/567610.30612/raido.v11i25.5676Raído; v. 11 n. 25 (2017); 89-1081984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5676/3552Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKersch, Dorotea FrankSantos, Fernando César dos2019-07-02T17:27:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5676Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-02T17:27:19Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas? |
title |
Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas? |
spellingShingle |
Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas? Kersch, Dorotea Frank Escrita acadêmica. Plágio. Ensino a distância. Formação de professores. |
title_short |
Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas? |
title_full |
Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas? |
title_fullStr |
Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas? |
title_full_unstemmed |
Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas? |
title_sort |
Escrita acadêmica e desenvolvimento de autoria na formação de professores via EAD: as universidades estão preparadas? |
author |
Kersch, Dorotea Frank |
author_facet |
Kersch, Dorotea Frank Santos, Fernando César dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Fernando César dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kersch, Dorotea Frank Santos, Fernando César dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita acadêmica. Plágio. Ensino a distância. Formação de professores. |
topic |
Escrita acadêmica. Plágio. Ensino a distância. Formação de professores. |
description |
A demanda crescente por cursos de formação de professores ocasionou o crescimento dos cursos de licenciatura a distância, os quais se tornaram o tipo de graduação em maior número nessa modalidade de ensino. Dentro deste grupo, o curso de Pedagogia é o que conta com maior número de inscritos. Nosso objetivo é identificar as concepções de trabalho acadêmico que três alunas de Pedagogia em EAD demonstram na elaboração de seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Além disso, procura-se verificar como a universidade se prepara para a oferta de seus cursos nessa modalidade: de um lado para desenvolver o letramento acadêmico de seus alunos e, por outro, evitar possíveis plágios. Na grade curricular do curso não há previsão de atividades acadêmicas que preparem os alunos para a escrita do trabalho final. Consequentemente, as alunas, com uma concepção equivocada do que seja um trabalho acadêmico e, para fazer o que a universidade lhes pede, recorrem ao plágio. Antes de criminalizar a atitude das alunas, entretanto, é necessário que as universidades revejam práticas de leitura e escrita, de modo especial na modalidade EAD e se preocupem com a qualidade dos cursos que ofertam. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5676 10.30612/raido.v11i25.5676 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5676 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v11i25.5676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5676/3552 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 11 n. 25 (2017); 89-108 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389903106048 |